Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37860
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Frevo concertante para clarinete |
Other Titles: | Frevo concertante for clarinet |
metadata.dc.creator: | Silva, José Handemberg da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barbosa, Joel Luís da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lühning, Angela Elisabeth |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Daniel Aparecido de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moreira, Marcos dos Santos |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo tem como objetivo difundir o repertório de frevo concertante para clarinete e orquestra e tecer reflexões a respeito de sua importância e ausência no ensino formal de música e em conjuntos musicais. A revisão da literatura apontou nove frevos para clarinete e orquestra de frevo (Silva, 2008). No presente estudo, foram encontrados mais quatro desta categoria. O trabalho trata também de frevos em que o instrumento não é o protagonista da linha melódica, mas realiza intervenções solistas em diálogos com a orquestra de frevo. Dentre os frevos solistas para clarinete, o texto destaca, ainda, o Frevo Concertado de Dimas Sedícias que, é para clarinete e banda sinfônica. Encerrando, o artigo aborda a morfologia geral dos frevos estudados e, por fim, faz uma breve reflexão sobre a (não) inclusão dos frevos para clarinete em cursos do instrumento |
Abstract: | This article aims to disseminate the concertante frevo´s repertoire for clarinet and frevo orchestra and to reflect on its importance and absence in formal music education and in musical groups. The literature review pointed out nine frevos of this category (Silva, 2008). In the present study, four more were found. The work also deals with frevos in which the instrument is not the main protagonist of the melodic line, but performs solo interventions in dialogues with the frevo orchestra. Among the soloist frevos for clarinet, the text also highlights the Frevo Concertado by Dimas Sedícias, which is for clarinet and symphonic band. In closing, the article addresses the general morphology of the frevos studied and, finally, makes a brief reflection on the (non)inclusion of frevos for clarinet in courses on the instrument |
Keywords: | Frevo para Clarinete Frevo Concertante Clarinete no Frevo Frevo Solo Frevo Clarinete |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
metadata.dc.rights: | CC0 1.0 Universal |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37860 |
Issue Date: | 31-Aug-2022 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGPROM) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - José Handemberg da Silva.pdf | 4,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License