Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Handemberg da-
dc.date.accessioned2023-09-25T07:48:37Z-
dc.date.available2023-09-25T07:48:37Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37860-
dc.description.abstractThis article aims to disseminate the concertante frevo´s repertoire for clarinet and frevo orchestra and to reflect on its importance and absence in formal music education and in musical groups. The literature review pointed out nine frevos of this category (Silva, 2008). In the present study, four more were found. The work also deals with frevos in which the instrument is not the main protagonist of the melodic line, but performs solo interventions in dialogues with the frevo orchestra. Among the soloist frevos for clarinet, the text also highlights the Frevo Concertado by Dimas Sedícias, which is for clarinet and symphonic band. In closing, the article addresses the general morphology of the frevos studied and, finally, makes a brief reflection on the (non)inclusion of frevos for clarinet in courses on the instrumentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFrevo para Clarinetept_BR
dc.subjectFrevo Concertantept_BR
dc.subjectClarinete no Frevopt_BR
dc.subjectFrevo Solopt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.subjectClarinetept_BR
dc.subject.otherFrevo for Clarinetpt_BR
dc.subject.otherFrevo Concertantept_BR
dc.subject.otherClarinet in Frevopt_BR
dc.subject.otherFrevo Solopt_BR
dc.subject.otherFrevopt_BR
dc.subject.otherClarinetpt_BR
dc.titleFrevo concertante para clarinetept_BR
dc.title.alternativeFrevo concertante for clarinetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee1Lühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0685512552006492pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Daniel Aparecido de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390064280857761pt_BR
dc.contributor.referee3Moreira, Marcos dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337525164625790pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8626258185332364pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo difundir o repertório de frevo concertante para clarinete e orquestra e tecer reflexões a respeito de sua importância e ausência no ensino formal de música e em conjuntos musicais. A revisão da literatura apontou nove frevos para clarinete e orquestra de frevo (Silva, 2008). No presente estudo, foram encontrados mais quatro desta categoria. O trabalho trata também de frevos em que o instrumento não é o protagonista da linha melódica, mas realiza intervenções solistas em diálogos com a orquestra de frevo. Dentre os frevos solistas para clarinete, o texto destaca, ainda, o Frevo Concertado de Dimas Sedícias que, é para clarinete e banda sinfônica. Encerrando, o artigo aborda a morfologia geral dos frevos estudados e, por fim, faz uma breve reflexão sobre a (não) inclusão dos frevos para clarinete em cursos do instrumentopt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO, Ademir. CD Os 12 Trabalhos, produzido por Art Solução Mídia do Brasil S/A. Recife-PE, 2012. CUNHA, Germanna Franga da. De Born Jardim a Paris: a vida e a obra do compositor Dimas Sedícias. 2002. 222 f. Dissertação (Mestrado em Música). UNICAMP, Campinas, SP, 2002. DICIONÁRIO Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Antônio Justiniano Albuquerque. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/artista/antonio-justiniano albuquerque/ Acessado em: 28 Abr. 2022. OLIVEIRA, Valdemar de. A morfologia do frevo. In: OLIVEIRA, Valdemar. Frevo, Capoeira e Passo. Pernambuco: Companhia Editora de Pernambuco, 1971. Cap. 4. p. 53-161. PROA Cultural. 100 Anos de Lourival Oliveira. Disponível em: http://proacultural.com.br/portfolio/100-anos-lourival-oliveira Acesso em: 28 Abr. 2022. SALDANHA, Leonardo Vilaça. Frevendo no Recife: A Música Popular Urbana do Recife e sua consolidação através do Rádio / Leonardo Vilaça Saldanha. Campinas: [s.n.], 2008. SILVA, Jailson Raulino da. Frevos para Clarineta: Uma história de resistência a cada passo. 2008.175 f. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - José Handemberg da Silva.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons