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Tipo: Tese
Título: A Síndrome Congênita do Zika e a mulher que cuida: uma análise ecossistêmica à luz da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
Título(s) alternativo(s): Congenital Zika Syndrome and the woman who cares: an ecosystem analysis in light of the International Classification of Functioning, Disability and Health.
Autor(es): Souza, Fernanda dos Reis
Primeiro Orientador: Santos, Carlos Antonio de Souza Teles
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Luciana Castaneda
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Carlos Antonio de Souza Teles
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Luciana Castaneda
metadata.dc.contributor.referee3: Iriart, Jorge Alberto Bernstein
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira, Silvia de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee5: Castro, Shamyr Sulyvan de
Resumo: Introdução: As crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ) podem apresentar múltiplas deficiências e exigir cuidados contínuos, os quais, em um contexto de desigualdade de gênero, são assumidos por mulheres. Segundo a literatura, elas são fundamentais na gestão das demandas terapêuticas e experimentam prejuízos na saúde mental e em diferentes esferas da vida. Existem lacunas na caracterização dessa experiência à luz do modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) - composto por funções e estruturas do corpo, atividades e participação, fatores ambientais e pessoais -, e na análise das influências sistêmicas desse fenômeno, que pode ser realizada a partir do Modelo Bioecológico e seus pilares: pessoa-contexto-processo-tempo. Objetivo: Caracterizar o impacto da SCZ em cuidadoras à luz da CIF. Metodologia: Esta pesquisa foi realizada em três etapas: (1) estudo de domínios da CIF no Módulo de Impacto Familiar do Questionário Pediátrico de Qualidade de Vida (PedsQL-FIM 2.0), a partir de regras de ligação estabelecidas na literatura; (2) estudo descritivo transversal do perfil de incapacidade de 46 cuidadoras de crianças com SCZ, participantes do Programa de Intervenção Familiar Juntos, que foi executado, no período de 2017 e 2018, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, com base nos domínios da CIF do PedsQL-FIM 2.0; (3) estudo qualitativo realizado a partir da análise de conteúdo de treze entrevistas de cuidadoras, para caracterizar o ecossistema de funcionalidade das mesmas no contexto da SCZ. Resultados: (1) Foram identificados, no PedsQL-FIM 2.0, 39 conteúdos principais e 13 adicionais ligados à CIF, sendo a maior parte relativos funções mentais; (2) Na análise do perfil, os maiores prejuízos foram visualizados nas ‘funções emocionais’ e da ‘energia e impulsos’, na realização das ‘tarefas domésticas’ e na ‘tomada de decisão’. As ‘atitudes’ foram identificadas como maior barreira. O escore parcial das ‘atividades e participação’ retratou pior desempenho e, na análise bivariada, menores pontuações no escore total estavam relacionados a pior avaliação do nível de vida (das cuidadoras e das crianças) e menor escolaridade. (3) A análise das entrevistas à luz da CIF e do Modelo Bioecológico revelou impactos nas funções mentais, autocuidado e conhecimentos e conceitos das cuidadoras. Além de um conjunto de sistemas proximais (ambiente doméstico e serviços de saúde) e distais (normas e ideologias sociais de gênero e capacitistas e insuficiência de sistemas e políticas públicas) que estavam conectados a diferentes componentes de funcionalidade, revelando que os prejuízos experimentados pelas mulheres nesse papel extrapolam a dimensão individual. Conclusão: As evidências sugerem a urgência de estruturação de políticas relativas ao cuidado, para proteção de quem cuida e redistribuição desse trabalho, assim como para o enfrentamento barreiras atitudinais e de acesso a serviços. Ademais, reforçam a necessidade de superação do enfoque na morbidade psiquiátrica desse público, com incorporação de aspectos sócio estruturais relacionados ao cuidar no âmbito da clínica e pesquisa.
Abstract: Introduction: Children with Congenital Zika Syndrome (CZS) may have multiple disabilities and require continuous care, which, in a context of gender inequality, is assumed by women. According to the literature, they are fundamental in the management of therapeutic demands and experience losses in mental health and in different spheres of life. There are gaps in the characterization of this experience in light of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) model - composed of body functions and structures, activities and participation, environmental and personal factors -, and in the analysis of the systemic influences of this phenomenon, which can be carried out based on the Bioecological Model and its pillars: person-context-process-time. Objective: To characterize the impact of SCZ on caregivers in light of the ICF. Methodology: This research was carried out in three stages: (1) study of ICF domains in the Family Impact Module of the Pediatric Quality of Life Questionnaire (PedsQL-FIM 2.0), based on connection rules established in the literature; (2) cross-sectional descriptive study of the disability profile of 46 caregivers of children with CZS, participants in the Together Family Intervention Program, which was carried out between 2017 and 2018 in the states of Bahia and Rio de Janeiro, based on the domains the PedsQL-FIM 2.0 CIF; (3) qualitative study carried out based on the content analysis of thirteen interviews with caregivers, to characterize their ecosystem of functionality in the context of SCZ. Results: (1) In PedsQL-FIM 2.0, 39 main and 13 additional contents linked to the ICF were identified, most of which related to mental functions; (2) In the profile analysis, the greatest losses were seen in ‘emotional functions’ and ‘energy and impulses’, in carrying out ‘household tasks’ and in ‘decision making’. ‘Attitudes’ were identified as the biggest barrier. The partial score for 'activities and participation' showed worse performance and, in the bivariate analysis, lower scores in the total score were related to a worse assessment of the standard of living (of caregivers and children) and lower education. (3) Analysis of the interviews in light of the ICF and the Bioecological Model revealed impacts on mental functions, self-care and knowledge and concepts of caregivers. In addition to a set of proximal systems (domestic environment and health services) and distal (gender and ableist social norms and ideologies and insufficient systems and public policies) that were connected to different components of functionality, revealing that the losses experienced by women in this role they go beyond the individual dimension. Conclusion: The evidence suggests the urgency of structuring policies related to care, to protect those who care and redistribute this work, as well as to address attitudinal barriers and access to services. Furthermore, they reinforce the need to overcome the focus on morbidity psychiatric care for this public, with the incorporation of socio-structural aspects related to care within the scope of clinical and research.
Palavras-chave: Infecção por Zika Vírus
Cuidadores
Classificação Internacional de Funcionalidade
Incapacidade e Saúde
Crianças com Deficiência
Cuidado da Criança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Saúde Coletiva - ISC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37848
Data do documento: 14-Mai-2021
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