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metadata.dc.type: Tese
Título : Dança e identidade: interpretação da dança Nakhula, Nampula – Moçambique, (1976-1992).
metadata.dc.creator: Armando, Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: Zamparoni, Valdemir Donizette
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Sansone, Livio
metadata.dc.contributor.referee1: Zamparoni, Valdemir Donizetti
metadata.dc.contributor.referee2: Sansone, Livio
metadata.dc.contributor.referee3: Figueiredo, Fabio Baqueiro
metadata.dc.contributor.referee4: Israel, Paolo
metadata.dc.contributor.referee5: Declich, Francesca
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o papel das danças ancestrais, em particular da dança ancestral Nakhula na (re) construção da identidade da população do distrito de Malema. A dança é vista como o patrimônio cultural, bem como o depositário das tradições e das manifestações culturais transmitidas de geração em geração. Quanto ao método, a pesquisa alicerçou-se na história oral com recurso às técnicas de entrevista e captação de imagens. O estudo concluiu que a dança ancestral Nakhula é vista como veículo de transmissão de saberes sociais e locais ligadas às várias cerimônias, entre elas: as fúnebres, principalmente àquelas ligadas à recordação dos entes queridos - performada 40 dias após o desaparecimento físico de um parente, localmente denominada Makeya, os casamentos, o sucesso de uma boa colheita, o nascimento de uma criança, ritos de passagem, bem como a eventos de caráter político e recreativos. As danças, como manifestações culturais, servem de meio de transmissão de conhecimentos de geração para geração, bem como meio para manifestar agrado ou desagrado da população diante do poder político. Para comemorar esses momentos, as famílias/comunidades locais organizam festas ou cerimônias e convidam os dançarinos para animar a festa. Palavras-chave: Danças ancestrais, Cerimônias, Identidades, Manifestações culturais, memória.
Resumen : The present study aims to analyze the role of the ancestral dances, in particular the Nakhula ancestral dance, in the (re) construction of the Identity of the people from the Malema district. The dance is seen as a cultural heritage as well as the depository of the traditions and cultural manifestation transmitted from generation to generation. In terms of the method, the study was based on oral history, having employed the interview and the image-capturing technique. The study concluded that Nakhula ancestral dance is seen as a vehicle for the social and local knowledge transmission linked to the various ceremonies, among them: funeral ceremonies, mainly those related to the remembrance of loved ones – performed 40 days after the physical disappearance of a relative, locally known as Makeya, marriages, successful harvest, the birth of a child, rites of passage, as well as political and recreational events. The dances, as cultural manifestations, serve as a means of knowledge transmission from generation to generation as well as means to populations expressing pleasure or displeasure to the political power. To celebrate these moments, families/local communities organize parties or ceremonies and invite the dancers to liven up the party. Keywords: Ancestral dances, Ceremonies, Identities, Cultural manifestations, memory.
Palabras clave : Danças ancestrais
Cerimônias
Identidades
Manifestações culturais
Memória
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37814
Fecha de publicación : 8-feb-2023
Aparece en las colecciones: Tese (PÓS-AFRO)

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