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Tipo: Dissertação
Título: Afroturismo e o resgate da dignidade do povo negro: estudo de caso das manifestações culturais da Casa de Oxum na Península de Itapagipe - BA
Título(s) alternativo(s): Afro-tourism and rescuing the dignity of black people: case study of cultural manifestations at casa de oxum on the Itapagipe Peninsula - BA
Autor(es): Teixeira, Anderson dos Santos
Primeiro Orientador: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paes, Taís Alexandre Antunes
metadata.dc.contributor.referee1: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Paes, Taís Alexandre Antunes
metadata.dc.contributor.referee3: Mira, Rejane Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Natália Araújo de
metadata.dc.contributor.referee5: Marback Neto, Guilherme
Resumo: Essa dissertação teve como objetivo geral propor uma Tecnologia de Gestão Social (TGS) para que as redes sociais sejam utilizadas para dar visibilidade às manifestações culturais dos terreiros de candomblé e, assim, fortalecer o afroturismo na Península de Itapagipe/BA. As Tecnologias de Gestão Social são instrumentos que aliam o saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico, de forma que sejam essencialmente efetivas e replicáveis, propiciando o desenvolvimento social (DAGNINO, 2014; FBB, 2018). O afroturismo é um movimento que engloba atividades de resgate, valorização, preservação, reconexão com a identidade e história por meio dos bens culturais, materiais e imateriais, as quais possuem o povo negro como protagonistas (RODRIGUES, 2021; OLIVEIRA, 2020a; OLIVEIRA, 2021a, NERES, 2020). Itapagipe é um território formado por 14 bairros integrantes da cidade de Salvador que, desde o seu surgimento, vem passando por diversas transformações econômico-sociais, tendo a pobreza como característica, apesar de possuir um grande potencial turístico, principalmente cultural. Por meio de um método indutivo, de natureza qualitativa, foi conduzida uma abordagem metodológica de estudo de caso único, utilizando três técnicas para a coleta de dados: entrevistas, documentos e observação não participante. Foram entrevistados Edson Costa (Rede EMUNDE), Epifania Assis (Casa de Oxum) e Tânia Tigresa (Casa de Oxum). Os dados da investigação empírica e teórica foram examinados com base na análise temática. Os resultados mostraram que as manifestações culturais da Casa de Oxum – Rota Afronáutica da Cidade Baixa, Rota Afro da Feira de São Joaquim, Culinária do Cuscuz e o Samba do Cuscuz são manifestações que possuem as características do afroturismo. Para elaboração da TGS foi utilizado o Mapa da Empatia, que é uma ferramenta de gamestorming utilizada para melhorar a experiência do cliente, navegar na política organizacional e, também, para projetar melhores ambientes de trabalho e uma série de outras coisas (GRAY, 2017). A partir dos resultados obtidos, foi possível propor o Mapa Afroturismo do Axé, TGS desenvolvida para auxiliar os atores sociais e as pessoas envolvidas na operacionalização das manifestações culturais dos terreiros de candomblé a estruturarem conteúdos relativos às suas manifestações culturais, para divulgação nas redes sociais.
Abstract: This dissertation had the general objective of proposing a Social Management Technology (STG) so that social networks are used to give visibility to the cultural manifestations of Candomblé terreiros and thus strengthen Afrotourism in the Peninsula of Itapagipe/BA. Social Management Technologies are instruments that combine popular knowledge, social organization and technical-scientific knowledge, so that they are essentially effective and replicable, promoting social development (DAGNINO, 2014; FBB, 2018). Afrotourism is a movement that encompasses activities of rescue, appreciation, preservation, reconnection with identity and history through cultural, material and immaterial goods, which have black people as protagonists (RODRIGUES, 2021; OLIVEIRA, 2020a; OLIVEIRA, 2021a, NERES, 2020). Itapagipe is a territory formed by 14 neighborhoods that are part of the city of Salvador, which, since its inception, has been undergoing several economic and social transformations, with poverty as a characteristic, despite having a great tourist potential, mainly cultural. Through an inductive method, of a qualitative nature, a single case study methodological approach was conducted, using three techniques for data collection: interviews, documents and non-participant observation. Edson Costa (EMUNDE Network), Epifania Assis (House of Oxum) and Tânia Tigresa (House of Oxum) were interviewed. Empirical and theoretical research data were examined based on thematic analysis. The results showed that the cultural manifestations of Casa de Oxum – Afronautical Route of Cidade Baixa, Afro Route of Feira de São Joaquim, Culinária do Cuscuz and Samba do Cuscuz are manifestations that have the characteristics of afrotourism. For the elaboration of the TGS, the Empathy Map was used, which is a gamestorming tool used to improve the customer experience, navigate organizational politics and also to design better work environments and a number of other things (GRAY, 2017). And, from the results obtained, it was possible to propose the Afrotourism Map of Axé, TGS developed to help social actors and people involved in the operationalization of cultural manifestations of Candomblé terreiros to structure contents related to their cultural manifestations for dissemination on social networks
Palavras-chave: Afroturismo
Terreiros de Candomblé
Manifestações Culturais
Península de Itapagipe/BA
Redes Sociais
Tecnologia de Gesão Social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Outro
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37812
Data do documento: 19-Abr-2023
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