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Tipo: Tese
Título: Risco psicossocial no trabalho e vínculo com a carreira docente: um estudo entre professores do ensino secundário e das escolas públicas em Cabo Verde
Autor(es): Amarante, Eurídice Mafalda Carvalho
Primeiro Orientador: Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee1: Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
metadata.dc.contributor.referee2: Bentivi, Daiane Rose Cunha
metadata.dc.contributor.referee3: Rentería Perez, Érico
metadata.dc.contributor.referee4: Francisco, João Manuel Saveia Daniel
metadata.dc.contributor.referee5: Macambira, Magno Oliveira
Resumo: O aparecimento dos riscos emergentes, de entre os quais os riscos psicossociais no trabalho, conduziram à crescente preocupação da sociedade em geral, e das organizações em particular, em relação a forma como o trabalho está sendo concebido, organizado e gerido pelos funcionários na atualidade. Esta visibilidade teve maior ênfase com as campanhas desencadeadas mundialmente, pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) centradas na prevenção dos riscos psicossociais no trabalho. Ressalta-se ainda o impacto que o vínculo com a carreira tem na forma como o sujeito irá se relacionar com o seu trabalho. A abordagem de risco psicossocial aponta ainda para a existência de diversos fatores, podendo esses fazerem demandas convergentes ou mesmo antagônicas. A presente tese propõe testar a relação entre exposição a risco psicossocial no trabalho e o desenvolvimento do vínculo com a carreira (comprometimento e entrincheiramento), dos professores do ensino secundário e público em Cabo Verde. O estudo integrou também a análise do efeito da escolha e da fase da carreira, nessa relação. Trata-se de um estudo de corte transversal, correlacional e quantitativo onde foi utilizado uma bateria de instrumentos contendo diversos questionários para avaliar as diferentes variáveis de pesquisa, entre eles; escalas já validadas para mensurar o risco psicossocial COPSOQ II; a escala de vínculo com a carreira docente, escala da escolha da profissão, para além da caraterização sociodemográfico. Utilizou-se uma amostra de 222 professores do ensino secundário e público da ilha de Santiago, em Cabo Verde. Foi possível estabelecer o perfil do vínculo com a carreira desses professores, assim como, avaliar a relação que existe entre o estabelecimento deste vínculo com a exposição desses professores ao risco psicossocial com o trabalho. Os resultados demostraram de uma forma geral que a exposição a risco psicossocial não afeta a função dos professores em estudo. Entre as subescalas do COPSOQ II, a exigência cognitiva aparece como maior risco de exposição e a de comportamento ofensivo aparece como maior protetor do risco. Os resultados revelam ainda que não existe uma relação significativa entre as variáveis sócio demográficas e ocupacionais e a exposição ao risco psicossocial entre esses professores. De uma forma geral, é possível observar que os docentes apresentam um bom nível de comprometimento com a sua carreira. Por fim o estudo revela que as variáveis fase e escolha de carreira não são preditores da relação entre o risco Psicossocial e o vínculo com a carreira dessa amostra em estudo. Neste contexto este trabalho pode contribuir para a melhoria da qualidade da relação do professor com o seu trabalho, com a organização educativa e a sua carreira. Os resultados deste trabalho perspetivam para novos estudos que ampliem a generalização dos mesmos e desenvolvam modelos teóricos mais complexos para analisar a relação entre risco psicossocial no trabalho e o vínculo com a carreira dos profissionais em Cabo Verde.
Abstract: The appearance of emerging risks, from which the psycho-social risks at work, have led to the growing preoccupation of general society and organizations. Its emphasized visibility is due to worldwide chained events by the International Job Organization, which focuses on preventing the psycho-social risks at work and how the workers conceive, organize, and handle the job. It is also important to mention the connection between the career and its effect on how the individual will relate to his work. The approach to psycho-social risk stresses the existence of various factors that can make converging or even antagonistic demands. The present thesis proposes testing the relationship between the psycho-social risk exposure at work and the bond development with the career mentioned earlier (commitment and entrenchment) of the high-school and public-school teachers in Cape Verde. This study has also integrated the effect of the choice and phase of the career in that relationship. It is a study about a transverse, correlational, and quantities’ cut based on various instruments containing diverse questionnaires to assess the different variables of re-search, using validated scales to measure the psycho-social risk (COPSOQ), the bond scale with the teaching career, scale of choice of profession, besides the socio-demographic characterization. The collected sample was 222 public and high-school teachers from the island of Santiago. It was possible to establish the bond's profile with those teachers’ careers and evaluate the relationship between the establishment of that bond and the exposure of said teachers to the psycho-social risk with the job. The results demonstrate, overall, that exposure to psycho-social does not affect the function of the subjects under the study. Among the subscales of the COPSOQ, cognitive demand appears as the greater risk of exposure, whereas offensive behavior is the most signifi-cant risk protector. Not only that, but the results also reveal no meaningful relationship between the socio-demographic and occupational variables and the psycho-social risk exposures among those teachers. Generally, it is possible to observe that the professors are committed to their re-spective careers. Finally, the study reveals that phase and career choice variables do not predict the relationship between psycho-social risk and the bond with the subject's employment under study. In this context, this job strives to improve the quality of the relationship between the teacher and his profession, the educational organization, and his career. The results of this work envisage new studies that amplify their generalization and develop more theoretic models to ana-lyze the relationship between the psycho-social risk at work and the bond with the careers of pro-fessionals in Cape Verde.
Palavras-chave: Risco psicossocial (COPSOQ)
Professor
Comprometimento
Vínculo
Entrincheiramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37794
Data do documento: 19-Mai-2023
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