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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Demanda vocal de professores em diferentes modalidades de ensino na pandemia da COVID-19: estudo multicêntrico
Título(s) alternativo(s): Vocal demand of teachers in different teaching modalities in the COVID-19 pandemic: a multicenter study
Autor(es): Santos, Beatriz Pedreira Braga
Primeiro Orientador: Masson, Maria Lúcia Vaz Masson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Medeiros, Adriane Mesquita de
metadata.dc.contributor.referee1: Masson, Maria Lúcia Vaz
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Adriane Mesquita de
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Ingrid Sampaio
Resumo: INTRODUÇÃO: a classe docente enfrenta uma alta prevalência de problemas vocais devido ao uso excessivo da voz durante longos períodos de tempo, agravados por condições precárias de trabalho. A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas na educação, levando ao ensino remoto emergencial (ERE) e, posteriormente, ao retorno às aulas presenciais (REP), com medidas de proteção para contenção da disseminação do coronavírus. OBJETIVO: identificar a demanda vocal em docentes durante a pandemia no ERE e após REP. MÉTODOS: trata-se de um estudo multicêntrico, observacional, transversal, descritivo e exploratório, com professores da Educação Básica das cidades de Belo Horizonte, Campinas, Salvador e São Paulo. O projeto foi registrado sob o CAAE nº 35899020.6.1001.5662, sendo aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas. Aplicou-se questionário semiestruturado on-line, disponível no GoogleForms, durante o ERE e REP, contendo informações sociodemográficas, uso de máscaras, ambiente de trabalho, além dos protocolos Grau de Quantidade de Fala e Intensidade da Voz (GQVIF) e Condições de Produção Vocal dos Professores (CPV-P). Os dados foram analisados descritivamente, utilizando-se medidas de tendência central e dispersão. RESULTADOS: participaram da pesquisa 332 professores, no ERE (n=263) e no REP (n=69). O perfil sociodemográfico foi de predomínio feminino (ERE=87,8%; REP=79,7%), autodeclarado branco (ERE=40,6%; REP=39,1%), casado (ERE=57,7%) e separado (REP=63,7%), pós-graduado (ERE=70,3%; REP=79,7%), com média de 45,5(9) anos de idade. Os docentes participantes do ERE eram majoritariamente da cidade de São Paulo (44,4%), no REP a maioria foi de Salvador (34,7%), com média de ERE=19,3(19,6) e REP=17,73(8,9) anos de trabalho como professor. Relataram um ambiente de trabalho ruidoso (ERE=54,3%; REP=50,7%), sendo esse ruído forte (ERE=59,3%; REP=47,8%), e com presença de poeira (ERE=41,1%; REP=49,3%). Referiram alterações vocais (ERE=47,9%; REP=52,2%), sem tratamento atual (ERE=49,8%; REP=46,4%). Quanto ao GQFIV, referente à voz habitual, os professores tiveram uma média no ERE=5,0(1,5) e no REP=5,3(1,3) para quantidade de fala; ERE=3,9(2) e REP=4,8(1,3), para intensidade vocal. Referente à voz no ambiente de trabalho, as médias aumentaram, sendo ERE=5,7(1,2) e REP=5,8(1,1) para fala e ERE=5,3(1,4) e 5,4(1) para a voz. Sobre o ERE, autodeclararam muito trabalho doméstico acumulado (32,7%) e espaço físico para pequeno ministrar aulas (32,3%), sendo o computador (27,4%) o dispositivo mais utilizado. Quase sempre utilizavam fones de ouvido (18,3%) sendo que, ao utilizarem, notaram aumento do volume da voz (26,6%). A maior parte não utilizou microfones (22,8%). No REP, os professores relataram fazer força para a voz sair ao utilizarem máscaras (69,3%). CONCLUSÃO: os resultados evidenciam que em ambos momentos, ERE e REP, os professores enfrentaram uma alta demanda vocal, tanto para quantidade de fala quanto para intensidade de voz, especialmente no trabalho. Autorreferiram alterações vocais, associadas a condições de trabalho desfavoráveis. No ERE, as professoras precisaram conciliar o trabalho com as atividades domésticas, enquanto no REP foi necessária a utilização de máscaras, o que exigiu um esforço adicional da voz
Abstract: PURPOSE: To identify the vocal demand in teachers during the pandemic in the ERE and after REP. METHODS: Multicenter, observational, cross-sectional, descriptive, and exploratory study, with teachers of Basic Education in the cities of Belo Horizonte, Campinas, Salvador and São Paulo. The project was registered under CAAE nº 35899020.6.1001.5662 and approved by the Ethics in Research Committees of the institutions involved. We applied an online semi-structured questionnaire, available on GoogleForms, during the ERT and RCI, containing socio-demographic data, use of masks, work environment, besides the protocols Vocals Grade Quantity Discounts Speech and Voice protocols and Conditions of Vocal Production of Teachers. The data were analyzed descriptively, using measures of central tendency and dispersion (STATA 13.0). RESULTS: 332 teachers participated in the survey, in the ERT (n=263) and in the RCI (n=69). The sociodemographic profile was predominantly female (ERT=87.8%; RCI=79.7%), self-declared white (ERT=40.6%; CI=39.1%), married (ERT=57.7%) and separated (RCI=63.7%), post-graduated (ERT=70.3%; RCI=79.7%), with a mean age of 45.5(9) years. The teachers participating in the ERT were mostly from the city of São Paulo (44.4%), in the RCI the majority was from Salvador (34.7%), with mean ERT=19.3(19.6) and RCI=17.73(8.9) years of work as a teacher. They reported a noisy work environment (ERT=54.3%; RCI=50.7%), and this noise was strong (ERT=59.3%; RCI=47.8%), and with the presence of dust (ERT=41.1%; RCI=49.3%). They reported vocal alterations (ERT=47.9%; RCI=52.2%), without current treatment (ERT=49.8%; RCI=46.4%). As for the GQFIV, regarding the habitual voice, the teachers had a mean in the ERT=5.0(1.5) and RCI=5.3(1.3) for amount of speech; ERT=3.9(2) and RCI=4.8(1.3), for vocal intensity. Regarding the voice in the work environment, the means increased, being ERT=5.7(1.2) and RCI=5.8(1.1) for speech and ERT=5.3(1.4) and 5.4(1) for voice. CONCLUSION: The results show that in both moments, ERT and RCI, teachers faced a high vocal demand, both for speech and voice intensity, especially at work.
Palavras-chave: Voz;
Docentes;
COVID-19;
Exposição ocupacional;
Distúrbios da Voz.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37752
Data do documento: 10-Jul-2023
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