Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUZ JÚNIOR, MATIAS SANTIAGO OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2023-08-29T11:22:50Z-
dc.date.available2023-08-29T11:22:50Z-
dc.date.issued2023-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37742-
dc.description.abstractThe investigation was configured as a cartographic process of Brazilian groups, companies and collectives and aimed to identify clues about the notion of work enunciated by artistic groups, as well as to analyze the impacts of cultural policies, linked to those generated by the Covid-19 pandemic, together with the subjects involved in the research. Cartography is used as a methodology (PASSOS, KASTRUP, 2009), defined as a qualitative investigation of a participatory nature that involves ethical, aesthetic and political aspects arising from the subjects involved, based on their experiences and also on the researcher's experience. This methodology gives the opportunity for new perspectives to emerge during the investigation, which will be validated by the clues built in the process and by the triangulation of the data. In the theoretical framework, historiographical excerpts of social work in Brazil and the legal frameworks that supported the consolidation of the working classes in the country are presented, as well as the unique aspects of this formation process, the invisibilities and the conceptions that configure logics about work, establishing relationships with the field of dance. To this end, aspects related to the global history of work are treated, its transformations and relationship with the field of dance, its markets and its precariousness, having as a transverse axis the Covid 19 pandemic in Brazil. In the end, based on the analysis of the data collection carried out through virtual meetings, called performative propositions, based on the methodology of focus groups (BARBOU, 2009), a diagnosis was drawn with the notions of work present in groups, companies and collectives of dance in Brazil participating in this investigation, identifying the different conceptions and demands of the dance sector as a category of workers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectPolítica Culturalpt_BR
dc.subjectAgrupamentos de Dançapt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherWorkpt_BR
dc.subject.otherCartographypt_BR
dc.subject.otherCultural Policypt_BR
dc.subject.otherDance Groupspt_BR
dc.titleAS NOÇÕES DE TRABALHO NA DANÇA EM GRUPOS, COMPANHIAS E COLETIVOS BRASILEIROS E SUAS RELAÇÕES COM AS POLÍTICAS CULTURAISpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.referee1Matos, Lúcia Helena Alfredi de-
dc.contributor.referee2Aquino, Rita Ferreira de-
dc.contributor.referee3Canedo, Daniele Pereira-
dc.contributor.referee4Molina, Alexandre José-
dc.contributor.referee5Santos, Rafael Guarato dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1819139325744713pt_BR
dc.description.resumoA investigação se configura como um processo cartográfico de grupos, companhias e coletivos brasileiros e se propõe a identificar pistas sobre a noção de trabalho enunciada por agrupamentos artísticos, bem como analisar os impactos das políticas culturais, atreladas àquelas geradas pela pandemia da Covid-19, junto aos sujeitos implicados na pesquisa. Toma se como metodologia a cartografia (PASSOS, KASTRUP, 2009), definida como uma investigação qualitativa de caráter participativo que envolve aspectos éticos, estéticos e políticos advindos dos sujeitos envolvidos, a partir de suas experiências e, também, da experiência do pesquisador. Essa metodologia dá oportunidade para que novas perspectivas surjam no decorrer da investigação, as quais serão validadas pelas percepções construídas no processo e pela triangulação dos dados. No aporte teórico, apresenta-se recortes historiográficos do trabalho social no Brasil e os marcos legais que embasaram a consolidação das classes trabalhadoras no país, bem como os aspectos singulares deste processo de formação, as invisibilidades e as concepções que configuram lógicas sobre o trabalho, estabelecendo relações com o campo da dança. Para tanto, são tratados aspectos ligados à história global do trabalho, suas transformações e relação com o campo da dança, seus mercados e sua precarização, tendo como eixo transversal a pandemia da Covid-19 no Brasil. Ao final, a partir da análise da colheita de dados realizada através de encontros virtuais, denominados de proposições performativas, baseado na metodologia de grupos focais (BARBOUR, 2009), traça-se um diagnóstico com as noções de trabalho presentes nos grupos, companhias e coletivos de dança do Brasil participantes desta investigação, identificando as distintas concepções e reivindicações do setor da dança enquanto categoria de trabalhadores.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Matias Santiago.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.