Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alessandra Silva de-
dc.date.accessioned2023-08-25T11:04:06Z-
dc.date.available2023-08-25T11:04:06Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37723-
dc.description.abstractThis dissertation aims to make an exploratory analysis about the participation of children and teenagers in professional journalistic contexts through the case study of Joca — a brand linked to the Magia de Ler publishing house that produces multiplatform products for this age group. We understand reader participation as any action by the audience that helps in the production of content for an institutionalized media. To map the functioning of this process, we carried out a documentary analysis of five periodical Joca products published between February 2020 and January 2021; we conducted interviews with the vehicle's founder and journalism team; we conducted interviews and applied questionnaires with the other actors involved in the participation process, namely: children and adolescents, their parents/guardians and educators who use the material in the classroom. Our findings shed light on reader participation from a cross-platform perspective, showing that reader participation is structural in Joca, being institutionally encouraged and practiced at all stages of content production, incorporating old and new forms of participation. Through the detailed description of how this process occurs at Joca, we point out continuities in relation to other initiatives of the genre, particularities of children's participation and open avenues of investigation for future studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectJornalismo participativopt_BR
dc.subjectJornalismo - Linguagempt_BR
dc.subjectJornalismo e cidadaniapt_BR
dc.subjectJovens na comunicação de massapt_BR
dc.subjectJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subject.otherchildren's journalismpt_BR
dc.subject.otherparticipatory journalismpt_BR
dc.subject.otherconvergent journalismpt_BR
dc.subject.othermultiplatform journalismpt_BR
dc.titleParticipação de crianças e adolescentes na produção de conteúdo do Jornal Jocapt_BR
dc.title.alternativeParticipatiom of children and teenager in Joca Newspaper content productionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Suzana Oliveira-
dc.contributor.advisor1ID0000-0003-3109-7637pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9996611434714336pt_BR
dc.contributor.referee1Doretto, Juliana-
dc.contributor.referee1ID0000-0003-3078-2165pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034826865768689pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Lívia de Souza-
dc.contributor.referee2ID0000-0001-8862-0527pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8185071238467060pt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Suzana Oliveira-
dc.contributor.referee3ID0000-0003-3109-7637pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9996611434714336pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2465055615901799pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de fazer uma análise exploratória da participação de crianças e adolescentes em contextos jornalísticos profissionais por meio do estudo de caso do Joca — marca ligada à editora Magia de Ler que produz produtos multiplataforma para essa faixa etária — de modo a compreender as dinâmicas de interação no jornalismo contemporâneo. Entendemos como participação de leitores qualquer ação dos últimos que ajude na produção de conteúdo de uma mídia institucionalizada. Para mapear o funcionamento desse processo, realizamos a análise documental de cinco produtos periódicos do Joca publicados entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021; fizemos entrevistas com a fundadora e a equipe de jornalismo do veículo; realizamos entrevistas e aplicamos questionários com os demais atores envolvidos no processo de participação, a saber: crianças e adolescentes, seus pais/responsáveis e educadores que usam o material na sala de aula. Nossos achados lançam luz sobre a participação do leitor sob uma perspectiva multiplataforma, mostrando que a participação de leitores é estrutural no Joca, sendo incentivada institucionalmente e praticada em todas as etapas de produção de conteúdo, incorporando formas antigas e novas de participação. Através da descrição detalhada de como esse processo ocorre no Joca, apontamos continuidades em relação a outras iniciativas do gênero, particularidades da participação infantojuvenil e abrimos caminhos de investigação para estudos futuros.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Alessandra Oliveira _ 2022 _ versão final.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons