Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37708
Tipo: Dissertação
Título: O comportamento informacional dos coordenadores de colegiado de curso de graduação da Universidade do Estado da Bahia
Título(s) alternativo(s): The informational behavior of the collegiate coordinators of the undergraduate course at the State University of Bahia
Autor(es): Ferreira, Cristiane Silva
Primeiro Orientador: Lins, Ivana Aparecida Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Carolina de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Lins, Ivana Aparecida Borges
Resumo: Este estudo verificou o comportamento informacional dos Coordenadores de Curso de Graduação, na modalidade presencial, da Universidade do Estado da Bahia tendo emvista, a importância do papel desempenhado por esses gestores na gestão acadêmico-administrativa dos colegiados de curso ao qual estão vinculados O referencial teórico apresentado conceitua os temas Informação, Comportamento Informacional, Necessidade, Busca e Uso. O comportamento informacional é uma das subáreas da Ciência da Informação e estuda o modo como as pessoas lidam com a informação quando se deparam com necessidades informacionais. Aparentemente há uma lacuna entre as informações disponibilizadas pela UNEB para que esses coordenadores realizem suas atividades e a busca de tais conteúdos por esses sujeitos. Considerando essas observações preliminares propomos nesta pesquisa a seguinte questão norteadora: Como o comportamento informacional dos coordenadores dos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) interfere em suas atividades de gestão acadêmico-administrativas? O objetivo geral proposto foi o de Verificar o comportamento informacional dos coordenadores de colegiado de curso de graduação da UNEB. Para alcançar o objetivo geral foram traçados objetivos específicos, a saber: 1. Identificar possíveis normativas à coordenação de colegiado de curso que orientem as atividades dos coordenadores de colegiado de curso; 2. Descrever o perfil de coordenadores de colegiado de curso de graduação presencial; 3. Compreender as necessidades informacionais destes coordenadores no âmbito do processo de busca e uso da informação. Então, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com finalidade descritiva e de abordagem quanti-qualitativa, na qual foram entrevistados 23 servidores técnicos administrativos e cujo material foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), com o suporte do software Iramuteq. Os resultados apontaram que os coordenadores sentem uma clara necessidade de informações, principalmente relacionadas a aspectos normativos e práticos. Eles buscam regularmente informações confiáveis e atualizadas, utilizando fontes como Resoluções, e Regimento Geral da instituição. A informação é percebida como útil para embasar decisões, desenvolver o ambiente de trabalho, aprimorar a trajetória profissional.
Abstract: This study verified the informational behavior of the Undergraduate Course Coordinators, in the face-to-face modality, at the State University of Bahia, considering the importance of the role played by these managers in the academic-administrative management of the collegiate bodies of the course to which they are linked. The theoretical framework presented conceptualizes the themes Information, Informational Behavior, Need, Search and Use. Informational behavior is one of the subareas of Information Science and studies the way people deal with information when faced with informational needs. Apparently, there is a gap between the information made available by UNEB for these coordinators to carry out their activities and the search for such content by these subjects. Considering these preliminary observations, we propose in this research the following guiding question: How does the informational behavior of the coordinators of the presential undergraduate courses at the State University of Bahia (UNEB) interfere in their academic-administrative management activities? The proposed general objective was to verify the informational behavior of undergraduate collegiate coordinators. To achieve the general objective, specific objectives were outlined, namely: 1. Identify possible regulations for the coordination of the course collegiate that guide the activities of the course collegiate coordinators; 2. Describe the profile of collegiate coordinators of face-to-face undergraduate courses; 3. Understand the informational needs of these coordinators within the process of searching and using information. Then, an applied research was carried out, with a descriptive purpose and a quantitative and qualitative approach, in which 23 technical administrative servants were interviewed and whose material was interpreted from the content analysis proposed by Bardin (1977), with the support of the Iramuteq software. The results showed that the coordinators feel a clear need for information, mainly related to normative and practical aspects. They regularly seek reliable and updated information, using sources such as Resolutions and the institution's General Regulations. The information is perceived as useful to base decisions, develop the work environment, improve the professional trajectory.
Palavras-chave: Comportamento Informacional
Buscas de Informação
Uso de Informação
Coordenador de Curso
Necessidade Informação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Attribution 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37708
Data do documento: 19-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O comportamento informacional dos coordenadores_Cristiane Ferreira 2023.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons