Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOtelo, Renata Celina de Morais-
dc.date.accessioned2023-08-11T12:51:03Z-
dc.date.available2023-08-11T12:51:03Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37664-
dc.description.abstractThis research has as its central theme the dance of the Pernambucan Ciranda presided over by Lia de Itamaracá with surveys of its historical, diasporic and cultural context. From it, we weave a pedagogical proposal sewn by conceptual ways of the field of art, dance and education, having as references authors such as Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho , among others.as and documents that subsidize Brazilian education. We assume the contextualization, drumming, singing and dancing as foundations that underlie a proposal that was elaborated with the intention of enabling a process of mediation in popular dances, having the Ciranda as our investigative base. Performed as theoretical-practical knowledge, we had experiences on Brazilian soil in classes and body laboratories held at the Dance School of the Federal University of Bahia - and we were able to experience these propositions also in the Mexican territory during the exchange at Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello with undergraduate dance students. The research methodology took place from the perspective of ethnoscenology bringing Pradier and Amoroso into the theoretical scope and Roberto Macedo's critical ethnoresearch, which contributed to the understanding of the scenic cultural phenomenon as well as our implication and choice of what to make this dance's formative content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDança - Aspectos antropológicospt_BR
dc.subjectDanças folclóricas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCiranda (Dança)pt_BR
dc.subjectLia de Itamaracá, 1944- Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherCirandapt_BR
dc.subject.otherDancept_BR
dc.subject.otherLia from Itamaracápt_BR
dc.subject.otherCultural Mediationpt_BR
dc.subject.otherEducational mediation.pt_BR
dc.titleNinguém solta a mão de ninguém: cirandando com Lia de Itamaracá em mediações culturais e educacionais em Dançapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFerraz, Fernando Marques Camargo-
dc.contributor.refereesSilva, Sebastião de Sales-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.contributor.advisor1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.referee1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.referee2Arrais, Joubert de Albuquerque-
dc.contributor.referee3Vieira, Marcílio de Souza-
dc.contributor.referee4Vicente, Ana Valéria Ramos-
dc.contributor.referee5Machado, Lara Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8391209732029272pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema central a dança da Ciranda pernambucana presidida por Lia de Itamaracá com levantamentoS de seu contexto histórico, diaspórico e cultural. A partir dela, tecemos uma proposta pedagógica costurada por vias conceituais do campo da arte, da dança e da educação tendo como referências autores como Zeca Ligiéro, Ana Mae Barbosa, Castro Gómez, Grada Kilomba, Paulo Freire, Daniela Amoroso, José Jorge de Carvalho, entre outros.as e documentos que subsidiam a educação brasileira. Assumimos a contextualização, o batucar, cantar e dançar como alicerces que a fundamentam em uma proposta que foi elaborada no intuito de viabilizar um processo de mediação em danças populares, tendo a Ciranda como nossa base investigativa. Realizada enquanto conhecimento teórico-prático, tivemos vivências no solo brasileiro em aulas e laboratórios corporais realizados na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA e pudemos experimentar essas proposições também no território mexicano durante o intercâmbio na Escuela Nacional de Danza Nellie y Gloria Campobello com estudantes da graduação em dança. A metodologia da pesquisa se deu na perspectiva da etnocenologia trazendo Pradier e Amoroso no escopo teórico e a etnopesquisa crítica de Roberto Macedo, que contribuíram para o entendimento do fenômeno cultural cênico assim como com nossa implicação e escolha do que tornar conteúdo formativo desta dança.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Dançapt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.