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Tipo: Tese
Título: Formação para a docência em enfermagem nas escolas técnicas do SUS: possibilidades em comunidade de prática
Título(s) alternativo(s): Nursing teaching training at SUS Technical Schools: possibilities in a Community of Practice.
Autor(es): Barbosa, Juliana Costa Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, Gilberto Tadeu Reis da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Backes, Vânia Marli Schubert
metadata.dc.contributor.referee1: Chaves, Manuel Carlos Rodrigues Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Loiola, Francisco Antonio
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Maria Luiza Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee4: Vieira, Silvana Lima
metadata.dc.contributor.referee5: Souza, Daniela Maysa de
Resumo: Estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação que teve como principal objetivo compreender como o enfermeiro desenvolve a sua formação para a docência na educação técnica em enfermagem nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde a luz do referencial teórico de Lee S. Shulman. Teve como cenário cinco Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde de três regiões brasileiras que possuíam turmas do curso técnico em enfermagem em andamento, localizadas no Acre, Amazonas, Ceará, Paraná e Santa Catarina. O estudo desenvolveu-se em duas fases: diagnóstica, que se ocupou de estabelecer um panorama mais abrangente acerca do objeto, contemplando as cinco escolas mencionadas e participativa, com a pesquisa-ação, cujo cenário foi a escola do Ceará. Os participantes foram os docentes do curso em foco e coordenadores pedagógicos das escolas. Quanto aos instrumentos e técnicas para a coleta de dados, foi empregado, na fase diagnóstica, questionário on line com os enfermeiros docentes, cujas questões relacionavam-se com a caracterização do seu perfil formativo-profissional. Também, utilizou-se um roteiro para a realização de entrevista semiestruturada com o coordenador pedagógico para obter informações concernentes aos espaços pedagógicos constituídos pelas escolas para a formação docente. Na fase participativa, a técnica foi o Grupo Focal, norteado por roteiro com questões relacionadas ao conhecimento da realidade dos professores, suas dificuldades e necessidades relacionadas à formação docente, bem como a possibilidade de desenvolvimento de Comunidade de Prática docente na perspectiva da formação continuada para a docência. Para sistematização e análise dos dados coletados por meio de questionário, utilizou-se a estatística e análise descritivas. Para os dados coletados através das entrevistas e Grupo Focal, empregou-se a análise de conteúdo temática conforme Bardin, subsidiada pelo Qualitative Data Analysis Software. Os resultados evidenciam que a minoria dos enfermeiros docentes eram licenciados e a maior parte tinha especialização na enfermagem/saúde. Apesar de a maioria considerar necessária a formação para o ensino, quase metade não tinha qualificação para este trabalho. O tempo médio de atuação na assistência foi maior que na gestão, concentrando-se na rede hospitalar. Ainda, os espaços pedagógicos constituídos pelas escolas técnicas para a formação docente concentram-se em encontros pedagógicos que acontecem antecedentes à atuação do docente, no decorrer e ao final desta atuação. Evidenciou se ainda que os caminhos para a formação docente do enfermeiro perpassam pela sua motivação para inserção e atuação na docência e pela formação propriamente. A necessidade de formação foi constatada e suprida mediante qualificações institucionais e busca pessoal por cursos de especialização. Por fim, possibilidades para o desenvolvimento de comunidade de prática docente foram identificadas mediante a percepção da necessidade de formação docente, dificuldade de conciliar trabalho e estudo e viabilidade de promover esta formação em grupo. Fica manifesto ser indispensável, a formação do enfermeiro para o exercício docente e o investimento nesta, pois está em pauta a formação de trabalhadores essenciais para o cuidado em enfermagem. Assim, torna-se imperativa a (re)formulação de políticas que considerem a complexidade e profissionalidade do ensino, com vista a uma formação e atuação docente experta e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Abstract: A qualitative study of action-research type aimed at understanding how nurses develop their training for teaching in technical education in nursing at Technical Schools of the Unified Health System in the light of Lee S. Shulman’s theoretical framework. The five Technical Schools of the Unified Health System of three Brazilian regions were the scenario where the classes of the technical course in nursing took place, located in Acre, Amazonas, Ceará, Paraná and Santa Catarina. The study was developed in two phases: diagnosis, which aimed to establish a comprehensive overview about the object, contemplating the five schools mentioned, and participatory, with action-research, whose scenario was the school in Ceará. The participants were the teachers of the course in above mentioned and pedagogical coordinators of the schools. As for data collection instruments and techniques, an on-line questionnaire with the teaching nurses was employed in the diagnostic phase, in which questions were related to their training professional profile. Also, a script was used to conduct a semi-structured interview with the pedagogical coordinator to obtain information concerning the pedagogical spaces constituted by schools for teacher training. In the participatory phase, the Focus Group technique was applied, guided by a script with questions on the knowledge of teachers’ reality, their difficulties and needs related to teacher training, as well as the possibility of developing a Community of Practice in the perspective of continuing education for teachers. For systematization and analysis of the data collected through a questionnaire, we used descriptive statistics and analysis. For the data collected through the interviews and the Focus Group, thematic content analysis was used according to Bardin, supported by the Qualitative Data Analysis Software. Findings show that the minority of nurse professors was licensed and most had a specialization in nursing/health. Although most considered training necessary for teaching, almost half were not qualified for this job. The average experience providing care was longer than in management, focusing on the hospital institution. Still, the pedagogical spaces established by the technical schools for teacher training are focused on pedagogical meetings that take place before the teacher’s performance, during and at the end of this performance. It was also proved that the paths for the teaching education of nurses run through their motivation for insertion and performance in teaching and through training itself. The need for training was found and granted through institutional qualifications and a personal search for specialization courses. Finally, possibilities for the development of a community of teaching practice were identified through the perception of the need for teacher training, difficulty in reconciling work and study and the feasibility of promoting this group training. The training of nurses for teaching and the investment in teaching is crucial, as the training of essential workers for nursing care is on the agenda. Thus, it is necessary (re)formulating policies that consider the complexity and professionalism of teaching, with a view to training and teaching as an expert and strengthening the Unified Health System
Palavras-chave: Formação de professores
Docentes de Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde
Sistema Único de Saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37618
Data do documento: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

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