Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37610
Tipo: Tese
Título: As fake news e a produção jornalística de referências
Título(s) alternativo(s): Fake news and journalistic production of refferences
Autor(es): Oliveira, Frederico Ramos
Primeiro Orientador: Lemos, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Corrêa, Elizabeth Nicolau Saad
metadata.dc.contributor.referee3: Santaella, Lucia
metadata.dc.contributor.referee4: Ferrari, Pollyana
metadata.dc.contributor.referee5: Cardoso, Tarcísio
Resumo: Objetiva compreender as fake news no atual contexto de plataformização, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA – LEMOS, 2020b, 2020c), investigando seus tipos, formas de circulação, os atores envolvidos em sua produção, circulação e consumo, sua relação com o jornalismo e com a produção jornalística da verdade. Avalia duas hipóteses: a) as fake news são resultado da PDPA, são diretamente relacionadas às plataformas e suas interfaces; e b) checagens e fake news se distinguem pelo modo como se fundamentam, pelas referências que convocam. Para testar tais hipóteses, considerou-se três casos: o kit gay, a Vaza Jato e a Covid-19. Sob a fundamentação da Teoria Ator-Rede e dos Modos de Existência dos Modernos (LATOUR, 2019), tal investigação teve como fontes: conteúdos falsos sobre os casos; checagens jornalísticas; tuites; entrevistas, diário de campo e interfaces de aplicativos de mensagens instantâneas. Envolveu técnicas de análise de conteúdo, de análise de redes sociais, de análise de interfaces (método walkthrough), assim como a participação do pesquisador em grupos públicos de política no Telegram e no WhatsApp. Os resultados apontam a relação entre fake news e plataformas, demonstrando como interfaces produzem tipos específicos de desinformação; determinam estratégias para que a circulação de um conteúdo falso seja ampliada; convocam públicos específicos que consomem fake news; e que ferramentas de crowdfunding e de monetização estão relacionadas à produção e à circulação de conteúdos falsos. Os resultados ressaltam as intervenções do Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta (3PFC) na noticiabilidade, nas rotinas produtivas e no próprio fact-checking. Apontam que checagens e fake news convocam diferentes referências para se fundamentar, sendo que checagens são mais bem fundamentadas. Entre as estratégias mais comuns utilizadas pelos produtores de fake news, a pesquisa identificou a anonimização da fonte; a atribuição equivocada de autoria; o astroturfing; o call to action; o conspiracionismo; a manipulação de documentos; o erro da fonte, a falsa conexão; a fraude e a utilização de receitas, oferta de conselhos e a empiria. A tese também propôs uma classificação dos tipos de conteúdos falsos que circulam no WhatsApp. A partir desses dados, é possível concluir que as plataformas e suas interfaces participam diretamente da produção, da circulação e da refutação das fake news.
Abstract: The objective is to understand fake news in the current context of platformization, datification, and algorithmic performativity (PDAP - LEMOS, 2020b, 2020c), investigating their types, forms of circulation, who is involved in their production, circulation, and consumption, their relationship with journalism, and with the journalistic production of truth. The research seeks to investigate two hypotheses: a) fake news are a result of PDAP and are directly related to platforms and their interfaces; and b) fact-checking and fake news are distinguished by the way they are based on references they invoke. To test these hypotheses, three cases were considered: the "kit gay," the "Vaza Jato," and COVID-19. Based on Actor-Network Theory and the Modes of Existence of Moderns (LATOUR, 2019), this investigation considered false content about the cases, journalistic fact-checking, tweets, interviews, field diaries, and instant messaging app interfaces as sources. It involved techniques such as content analysis, social network analysis, interface analysis (walkthrough method), as well as the researcher's participation in public political groups on Telegram and WhatsApp. The results indicate the relationship between fake news and platforms, demonstrating how interfaces produce specific types of misinformation; determine strategies for amplifying the circulation of false content; call on specific audiences that consume fake news; and show that crowdfunding and monetization tools are related to the production and circulation of false content. The results also indicate that fact-checks and fake news rely on different references to support their claims, with fact-checks being better grounded. The study highlights the interventions of the Meta’s Third-Party Fact-Checking Program (3PFC) in newsworthiness, production routines, and fact-checking itself. Among the most common strategies used by fake news producers, the research identified the anonymization of sources, the erroneous attribution of authorship, astroturfing, the call to action, conspiracy theories, document manipulation, source errors, false connections, fraud, and the use of recipes, advice, and empiricism. The study also proposed a classification of the types of false content that circulate on WhatsApp. Based on this data, it is possible to conclude that platforms and their interfaces are directly involved in the production, circulation, and refutation of fake news.
Palavras-chave: Fake news
Plataformização
Dataficação
Performatividade algoritmica
Kit gay
Vaza Jato
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Citação: OLIVEIRA, Frederico. As fake news e a produção jornalística de referências. 2023. 382f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37610
Data do documento: 5-Mai-2023
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Tese_PoscomUFBA_FredericoRamosOliveira.pdf20,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons