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Tipo: Dissertação
Título: Sobre a origem e a natureza do mal em Tomás de Aquino
Autor(es): Araújo, Emerson Dantas de
Primeiro Orientador: Silva, Marco Aurélio Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marco Aurélio Oliveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Stork, Carlos Alfredo
metadata.dc.contributor.referee3: Salviano, Jarlee Oliveira Silva
Resumo: Este texto de dissertação, propõe-se apresentar uma análise sobre a questão da origem e da natureza do mal, na perspectiva de Tomás de Aquino, tendo por base, principalmente, as seguintes obras: Suma Teológica, Suma contra os Gentios e o tratado sobre o mal. No trabalho, mostraremos como Tomás compreende o chamado mal moral e sua relação direta com a vontade, faculdade que possibilita ao ser humano fazer opções livres, quer sejam boas, quer más. O mal, segundo Tomás, é sobretudo uma deficiência, uma escolha errada feita por uma vontade perversa que não se conforma à reta regra do agir humano. Não menos problemática que a questão relativa à vontade como origem do mal, é a que se refere à relação entre Deus e o mal, ainda hoje objeto de permanente interesse filosófico. Se Deus existe e é bom, como é possível que o mal exista? Tomás procurou mostrar, aliando fé e razão, que o mal não é incompatível com a existência de Deus e que este, por motivos de ordem superior que nos escapam, pode permiti-lo, sem contudo ser por ele responsável. Em suma, as duas grandes teses que aparecem em nosso estudo são: Deus é soberanamente bom e autor apenas de todo bem, e o homem é o único responsável pelo mal que existe no mundo. Mostra-se também que, sendo os seres criados necessariamente limitados e falhos, o mal não poderia deixar de existir no mundo. Acrescente-se como complemento que Deus tem poder para tirar do mal um bem ainda maior.
Abstract: The purpose of this dissertation paper is to present an analysis of the origin and nature of evil from the point of view of St. Thomas Aquinas, based mainly on his following works: “Summa Theologiae”, “Summa contra Gentiles”, and “Treatise of Evil”.We explain how Thomas interprets the so-called “moral evil” and its direct correlation with the will, faculty that allows human beings to make choices, may they be good or bad ones. According to Thomas, evil is basically a deficiency, a faulty choice made by a perverse will that does not conform to the human being righteous rule. No less problematic is the matter of the relationship between God and evil, to this day an object of constant philosophical interest.If God exists and is good, how is it possible that evil exists? Thomas attempted to show us, joining faith and reason, that evil is not incompatible with God’s existence, and that God, for superior reasons that escape us, can allow Evil without, however, being responsible for it.In short, the two main theses in our work are: God is sovereignly good and author only of all goodness, and man is the only responsible being for the evil that exists in the world. We also show that men, having been created limited and faulty, evil had to exist in the world. As a complement, we add that God has the power to make a greater good from evil.
Palavras-chave: Deus
Vontade
Mal
Homen
CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37577
Data do documento: 6-Nov-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

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