Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37564
Tipo: Tese
Título: A vivência de trabalho infantil de crianças, adolescentes e seus familiares em regiões rurais: significados, self e intergeracionalidade
Título(s) alternativo(s): The experience of child labor of children, adolescents and their families in rural regions: meanings, self and intergenerationality
Autor(es): Santana, Ramiro Rodrigues Coni
Primeiro Orientador: Ristum, Marilena
metadata.dc.contributor.referee1: Ristum, Marilena
metadata.dc.contributor.referee2: Marsico, Giuseppina
metadata.dc.contributor.referee3: Lordelo, Lia da Rocha
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Márcio Santana da
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Roberval Passos de
Resumo: O trabalho infantil se tornou um problema social relevante para estados e sociedade civil a partir da industrialização no século XIX. No caso do Brasil, diferenciações contextuais entre cidade e campo tem mostrado que há discrepâncias em relação ao trabalho infantil realizado em contexto urbano em comparação ao contexto rural. Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender os significados de trabalho infantil construídos por crianças e adolescentes trabalhadores e seus familiares, e como posicionamentos do self destas crianças e adolescentes são engendrados a partir das vivências como trabalhadores precoces. A partir deste objetivo geral foram elencados como objetivos específicos: I. analisar as significações de trabalho infantil que os pais e/ou responsáveis construíram, considerando suas próprias vivências como trabalhadores precoces e a vivência de trabalho precoce de suas filhas e neta; II. analisar as significações de trabalho construídas pelas crianças e adolescentes trabalhadores; III. analisar os posicionamentos no self das crianças, adolescentes que emergem a partir das suas vivências como trabalhadores precoces; e IV. analisar as articulações entre os posicionamentos no self e os significados construídos pelas crianças e adolescentes trabalhadores. Além destes objetivos específicos, o estudo buscou responder às seguintes questões de pesquisa: a) como ocorreu a inserção precoce no trabalho para as duas gerações das famílias participantes da pesquisa?; b) quais as similaridades e diferenças identificadas quando se analisa a inserção precoce das duas gerações da famílias no trabalho?; c) quais foram os componentes sociopsicológicos que colaboraram para a inserção precoce no trabalho dos membros das famílias pesquisadas?; d) quais são as atividades de trabalho exercidas pelas crianças e adolescentes trabalhadoras e como elas participam das atividades laborais familiares e comunitárias?. A pesquisa fundamentou-se na Psicologia Cultural Semiótica, tendo por conceitos chaves o significado e o self dialógico. Para a consecução destes objetivos foi realizado um estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa e delineamento longitudinal, com o uso da técnica de conversação e observação e o uso de questionário sociodemográfico. Os participantes foram membros de três famílias de trabalhadores rurais e dois informantes-chave, todos residentes na zona rural de em uma cidade do interior do estado da Bahia, Brasil. Os principais resultados apontam para uma atribuição positiva ao trabalho, visto como componente que contribui para a educação no campo. Os significados identificados expressam pontos tais como a formação de valores morais pelo trabalho, a sobrevivência da cultura do campo passado entre gerações através da aprendizagem de formas de trabalho rural, o que contribui para a manutenção de um ciclo intergeracional de inserção precoce no trabalho entre as famílias. Algumas recomendações são sugeridas ao final, como a maior inserção de crianças em estudos futuros, a necessidade de uma perspectiva que discuta o trabalho infantil para além de uma questão de renda. Entende-se que crenças acerca da dignidade do trabalho ou de sua função como modo de evitamento do envolvimento com a criminalidade estão também na base da decisão das famílias e das próprias crianças e adolescentes em trabalharem.
Abstract: Child labor has become a relevant social issue for states and civil society since industrialization in the 19th century. In the case of Brazil, contextual differences between city and countryside have shown that there are discrepancies in relation to child labor carried out in an urban context compared to a rural context. The general goal of this research was to understand the meanings of child labor constructed by working children and adolescents and their families, and how these children and adolescents' self positions emerge from their experiences as precocious workers. From this general objective, specific objectives were: I. to analyze the meanings of child labor that parents built, considering their own experiences as child workers and the experience of early work of their daughters and granddaughter; II. to analyze the meanings of work constructed by working children and adolescents; III. to analyze the children and adolescents positions of the self which emerge from their experiences as child workers; and IV. to analyze the articulations between positions in the self and the meanings constructed by working children and adolescents. In addition to these specific objectives, the study sought to answer the following research questions: a) how did the early insertion into work occur for the two generations of the families participating in the research?; b) what are the similarities and differences identified when analyzing the early insertion of the two generations of families into work?; c) what were the sociopsychological components that contributed to the early insertion in the work of the members of the researched families?; d) what are the work activities carried out by working children and adolescents with their family and/or their community?. The research was based on Semiotic Cultural Psychology, having meaning and the dialogic self as key concepts. To achieve these objectives, a study of multiple cases was carried out, with a qualitative approach and longitudinal design, using the technique of conversation and observation and the use of a sociodemographic questionnaire. Participants were members of three families of rural workers and two key informants, all living in the rural area of a city in the interior of the state of Bahia, Brazil. The main results point to a positive attribution to work, seen as a component that contributes to education in the countryside. The identified meanings express points such as the formation of moral values through work, and the survival of the countryside culture passed between generations through learning ways of rural work, which contributes to the maintenance of an intergenerational cycle of early insertion in work among families. Some recommendations are suggested at the end, such as the greater inclusion of children in future studies, and the need for a perspective that discusses child labor beyond a matter of income. It is understood that beliefs about the dignity of work or its function as a way of avoiding involvement with criminal practices are also the basis for the decision of families and children and adolescents themselves to work.
Palavras-chave: Trabalho infantil
Significados
Intergeracionalidade
Self
Comunidades rurais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37564
Data do documento: 31-Mar-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutorado_Ramiro Coni Santana_versf.pdfTese de doutorado4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons