Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37556
Tipo: Dissertação
Título: Ensino remoto em cursos de graduação em Enfermagem no contexto da pandemia da COVID-19 sob a ótica de docentes
Título(s) alternativo(s): Remote teaching in undergraduate nursing courses in the context of the covid-19 pandemic from the perspective of teachers
Autor(es): Moita, Carina Estrela
Primeiro Orientador: Fernandes, Josicélia Dumêt
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Rosana Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Maurício, Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Giselle Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
Resumo: O estudo objetiva analisar o ensino remoto em cursos de graduação em Enfermagem na pandemia da COVID-19 sob a ótica de docentes. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições de ensino superior com cursos presenciais de graduação em Enfermagem, uma pública e outra privada, num município de um Estado do nordeste brasileiro. Foram entrevistados 19 docentes, que experienciaram ativamente o processo de desenvolvimento do ensino remoto no ano de 2020. Os critérios de inclusão foram docentes graduados(as) em Enfermagem, com ou sem vínculo empregatício; e os critérios de exclusão: docentes que estiveram afastados por qualquer motivo durante o ano de 2020 ou no momento da entrevista. Utilizou-se da técnica de coleta, a entrevista, com auxílio de formulário semiestruturado, com perguntas fechadas para caracterização dos(as) participantes e duas questões abertas norteadoras, sendo as informações analisadas exaustivamente mediante os preceitos da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultados identificou-se quatro categorias, a categoria I – utilização de ferramentas digitais, subdividida em: subcategoria I – ferramentas digitais síncronas, e subcategoria II – ferramentas digitais assíncronas, sendo evidenciadas quatro ferramentas digitais síncronas de webconferências e uma de videoconferência utilizada para comunicação de mensagens de texto; e duas ferramentas digitais assíncronas, de forma a assegurar o processo ensino-aprendizagem. A categoria II – vivência de facilidades e enfrentamento de desafios e/ou dificuldades pelos(as) docentes, subdividida em: subcategoria I – facilidades vivenciadas pelos(as) docentes, e subcategoria II – desafios e/ou dificuldades enfrentados pelos(as) docentes, desvelando-se algumas facilidades, como capacitação docente para o desenvolvimento de habilidades com as tecnologias, participação de profissionais de outros lugares e descoberta de potencialidades discentes, mas também dificuldades como a sobrecarga de trabalho remoto, redução de carga horária docente, demissões e redução de salário. A categoria III – necessidade de capacitação docente; e por fim, a categoria IV – utilização de estratégias didático-pedagógicas, que identificou diferentes estratégias didático- pedagógicas inovadoras utilizadas e aplicadas aos(às) discentes, porém, não garantiu a qualidade desse processo, pois existiram entraves como por exemplo, desmotivação docente durante as aulas remotas por baixa participação dos discentes nas aulas síncronas. A partir dos resultados expostos, o estudo se mostra relevante por contribuir para a educação de nível superior de cursos de graduação em Enfermagem, quanto às experiências docentes em instituições públicas e privadas para o desenvolvimento do ensino remoto, diante de suas adversidades e mediação tecnológica, de forma a servir como uma referência no enfrentamento e superação de momentos de crise no sistema educacional, para favorecer a formação profissional do(a) enfermeiro(a).
Abstract: The study aims to analyze remote teaching in undergraduate Nursing courses in the COVID-19 pandemic from the perspective of professors. This is an exploratory study with a qualitative approach, carried out in two higher education institutions with face-to-face undergraduate nursing courses, one public and the other private, in a municipality in a state in northeastern Brazil. Nineteen professors were interviewed, who actively experienced the development process of remote teaching in the year 2020. The inclusion criteria were professors graduated in Nursing, with or without an employment relationship; and exclusion criteria: professors who were on leave for any reason during 2020 or at the time of the interview. The collection technique was used, the interview, with the aid of a semi-structured form, with closed questions to characterize the participants and two guiding open questions, with the information being exhaustively analyzed according to the precepts of Bardin's Content Analysis. As a result, four categories were identified, category I - use of digital tools, subdivided into: subcategory I - synchronous digital tools, and subcategory II - asynchronous digital tools, with four synchronous digital web conferencing tools and one videoconferencing tool used for communication of text messages; and two asynchronous digital tools, in order to ensure the teaching-learning process. Category II - experience of facilities and facing challenges and/or difficulties by teachers, subdivided into: subcategory I - facilities experienced by teachers, and subcategory II - challenges and/or difficulties faced by teachers , revealing some facilities, such as teacher training for the development of skills with technologies, participation of professionals from other places and discovery of student potential, but also difficulties such as remote work overload, reduction of teaching workload, layoffs and reduction of salary. Category III – need for teacher training; and finally, category IV - use of didactic-pedagogical strategies, which identified different innovative didactic-pedagogical strategies used and applied to students, however, it did not guarantee the quality of this process, as there were obstacles such as, for example, teacher demotivation during remote classes due to low student participation in synchronous classes. From the above results, the study is relevant for contributing to the higher education of undergraduate nursing courses, regarding teaching experiences in public and private institutions for the development of remote teaching, in the face of its adversities and technological mediation, in order to serve as a reference in facing and overcoming moments of crisis in the educational system, to favor the professional training of nurses.
Palavras-chave: Ensino de Graduação em Enfermagem
Docentes
Ensino Remoto
Pandemia da COVID-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: MOITA, C. E. Ensino remoto em cursos de graduação em enfermagem no contexto da pandemia da covid-19 sob a ótica de docentes. 2023. 166f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Salvador – Ba, 2023.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37556
Data do documento: 27-Mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado_Carina Estrela Moita.pdfDissertação_Carina Estrela Moita1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons