Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37542
Tipo: Tese
Título: MULHERES QUE VOAM: PERMANÊNCIAS E RUPTURAS NA REPRESENTAÇÃO DA BRUXA NALITERATURA INFANTIL BRASILEIRA
Título(s) alternativo(s): FLYING WOMEN: PERMANENCES AND RUPTURES IN THE REPRESENTATION OF THE WITCH IN BRAZILIAN CHILDREN'S LITERATURE
Autor(es): DUARTE, EDILANE ABREU
Primeiro Orientador: VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA
metadata.dc.contributor.referee1: VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA
metadata.dc.contributor.referee2: SANTOS, MONICA DE MENEZES
metadata.dc.contributor.referee3: QUEIROZ, MILENA BRITTO DE
metadata.dc.contributor.referee4: SILVA, MARCIA RIOS DA
metadata.dc.contributor.referee5: JESUS, LILIANE VASCONCELOS DE
Resumo: Esta tese versa sobre a trajetória da representação da figura bruxa na literatura infantil brasileira, a partir da análise dos traços que refletem, na história da personagem, a história da mulher na sociedade. Para tanto, apresenta-se o modo como as relações de gênero intervêm no processo de representação simbólica do feminino através da personagem bruxa nas narrativas infantis tradicionais e contemporâneas. Faz-se isso por meio da análise da maneira como a imagem da bruxa fora projetada no percurso histórico-social pós Idade Média e como isso se reflete na literatura infantil. Por fim, verifica-se se houve, de fato, mudança de perspectiva acerca da construção do discurso que atribui a conotação negativa à bruxa, enquanto elemento feminino, nos contos infantis brasileiros que se propõem a apresentar “bruxas boas”. As narrativas brasileiras selecionadas são A bruxinha que era boa ([1954] 1990), de Maria Clara Machado, Maria Francisca (1958), de Maria Heloísa Penteado, A Bruxinha atrapalhada ([1982] 2003), de Eva Furnari e Uxa, ora fada ora bruxa ([1985] 2003), de Sylvia Orthof, sendo estas as principais histórias sobre bruxas boas publicadas no Brasil entre os anos 50 e 80. Posteriormente, já no século XXII, temos Histórias de Bruxa boa, publicado em 2004 e sua continuidade em A volta da Bruxa boa, publicado em 2007, ambas de Lya Luft. Além destas, figuram as análises neste trabalho, Aisha, uma bruxinha aborrecente (2021), primeiro livro publicado pela professora Patrícia Prates; Lolla, a bruxinha: entre sapatos que rimam e chapéus que não combinam (2021) de Nelly Narcizo Souza, e Bruxolivia, a bruxa boa (2021), da escritora catarinense Nicole Steffens Spohr. A tese divide-se em três seções, sendo que a primeira tem como base bibliográfica Michel Foucault (1996), Silvia Federici (2017), Georges Bataille (1989), Umberto Eco (2015), Jacques Le Goff (1994), Cornelius Castoriadis (1982) Georges Duby e Michelle Perrot (1991), Stuart Clark (2006), Anne Barstow (1994), Francisco Bethencourt (2004) e Laura Mello e Souza (1986). A segunda seção é fundamentada pelas teorias ou pesquisas de Robert Darnton (1986), Nelly Novaes Coelho (2000) Angela Carter (2007), Jean Delumeau (2009), Guacira Louro (1997), Michel Foucault (1996, 2000, 2003, 2004), Philippe Ariès (1986), Leonardo Arroyo (1990), Regina Zilberman e Marisa Lajolo (2007), Cíntia Schwantes (2006), Isabelle Anchieta (2021), Elódia Xavier (2002), Mônica Santos (2011) e Peter Hunt (2010). Na terceira e última seção trazemos as contribuições de Silvia Federici (2017, 2019a, 2019b), Flávia Biroli (2018), Ilze Zirbel (2021), Alda Motta (2021), Gilles Lipovetsky (2000), Foucault (1987, 1996), Clarissa Estés (1994) e María Lugones (2019).
Abstract: This thesis deals with the trajectory of the representation of the witch figure in Brazilian children's literature, from the analysis of the traits that reflect, in the character's history, the history of women in society. In order to do so, it presents the way in which gender relations intervene in the process of symbolic representation of the feminine through the witch character in traditional and contemporary children's narratives. This is done through the analysis of the way the image of the witch was projected in the post-Middle Ages social-historical path and how this is reflected in children's literature. Finally, it is verified if there was, in fact, a change of perspective about the construction of the discourse that attributes the negative connotation to the witch, as a female element, in Brazilian children's tales that propose to present "good witches". The selected Brazilian narratives are A bruxinha que foi boa ([1954] 1990), by Maria Clara Machado, Maria Francisca (1958), by Maria Heloísa Penteado, A Bruxinha disturbed ([1982] 2003), by Eva Furnari and Uxa, now fairy ora witch ([1985] 2003), by Sylvia Orthof, these being the main stories about good witches published in Brazil between the 50s and 80s. Later, in the 22nd century, we have good witch stories, published in 2004 and its continuity in The Return of the Good Witch, published in 2007, both by Lya Luft. In addition to these, there are the analyzes in this work, Aisha, uma bruxinha aborrecente (2021), the first book published by Professor Patrícia Prates; Lolla, the little witch: between shoes that rhyme and hats that don't match (2021) by Nelly Narcizo Souza, and Bruxolivia, the good witch (2021), by Santa Catarina writer Nicole Steffens Spohr. The thesis is divided into three sections, the first of which is based on Michel Foucault (1996), Silvia Federici (2017), Georges Bataille (1989), Umberto Eco (2015), Jacques Le Goff (1994), Cornelius Castoriadis (1982) Georges Duby and Michelle Perrot (1991), Stuart Clark (2006), Anne Barstow (1994), Francisco Bethencourt (2004) and Laura Mello e Souza (1986). The second section is based on the theories or research of Robert Darnton (1986), Nelly Novaes Coelho (2000) Angela Carter (2007), Jean Delumeau (2009), Guacira Louro (1997), Michel Foucault (1996, 2000, 2003, 2004), Philippe Ariès (1986), Leonardo Arroyo (1990), Regina Zilberman and Marisa Lajolo (2007), Cíntia Schwantes (2006), Isabelle Anchieta (2021), Elódia Xavier (2002), Mônica Santos (2011) and Peter Hunt ( 2010). In the third and last section we bring the contributions of Silvia Federici (2017, 2019a, 2019b), Flávia Biroli (2018), Ilze Zirbel (2021), Alda Motta (2021), Gilles Lipovetsky (2000), Foucault (1987, 1996), Clarissa Estés (1994) and María Lugones (2019).
Palavras-chave: Bruxa
Estudos do feminismo
Literatura infantil
Narrativas de autoria feminina
Representações do imaginário
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37542
Data do documento: 10-Ago-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutorado_-_Edilane_Abreu_Duarte.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons