Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37534
Tipo: Tese
Título: TESSITURAS FUNERÁRIAS: UM COTEJO SOBRE AS ENCOMENDAS DE ALMAS ENTRE BRASIL (VILA DE IGATU - CHAPADA DIAMANTINA-BA) E PORTUGAL (ALDEIA DE CARÇÃO, NORDESTE TRANSMONTANO)
Título(s) alternativo(s): FUNERAL WEAVINGS: A COLLATION ON THE DISPATCHING OF SOULS BETWEEN BRAZIL (VILA DE IGATU - CHAPADA DIAMANTINA - BA AND PORTUGAL (ALDEIA DE CARCAO, NORTHEAST TRASMONTANO)
Autor(es): LAURIA, ANA LUISA DIAS
Primeiro Orientador: SOUZA, CARLA DAMEANE PEREIRA DE
metadata.dc.contributor.referee1: SANTOS, ALVANITA ALMEIDA
metadata.dc.contributor.referee2: COSTA, SUZANE LIMA
metadata.dc.contributor.referee3: SOUZA, CARLA DAMEANE PEREIRA DE
metadata.dc.contributor.referee4: BOTO, SANDRA
metadata.dc.contributor.referee5: FERRÉ, PEDRO
Resumo: Tessituras funerárias: um cotejo sobre as Encomendas de almas entre Brasil (Vila de Igatu – Chapada Diamantina-BA) e Portugal (Aldeia de Carção, Nordeste Transmontano) captura os ritos fúnebres quaresmais conhecidos por Encomendações com vistas às evidências acerca da propositividade das almas nas performances em questão. Ao ponderarmos sobre a potência subjetivante dos mortos na construção discursiva do próprio ritual, admitimos a multivocidade fabricada pelos entes humanos e não humanos nas dinâmicas de comunicação liminares que se apresentaram na vivência do empreendimento etnográfico. A expansão do campo relacional aquém e além túmulo (mediante a qual evidenciou-se o agenciamento produzido pelas almas) levou-nos à revisão daquilo que entendíamos, em princípio, por um ato devocional que os vivos dedicam aos mortos, cuja finalidade é o alívio das dores purgatoriais. Encomendações de almas, assim a tese sustenta, são processos e circuitos de comunicação entre sujeitos encarnados e desencarnados que visam o reordenamento de mundos e “existires” ao proporem uma tessitura de reciprocidades, de modo que todos os envolvidos, solidários entre si, são afetados pela sufragação – na linguagem eclesiástica, os sufrágios são orações pelos mortos. O que se destaca em nossa leitura crítica é a capacidade restaurativa em um âmbito comunal, em cujo conjunto de gestos performáticos se produzem linguagem e locais de enunciação bastante específicos, pois vivos e mortos, aliados no fluxo de sociabilidades instaurado pelo ritual, possuem suas respectivas demandas frente ao desamparo deflagrado pelo evento da morte. É a partir do reconhecimento dessa cumplicidade criativa na qual se apóia um regime gregário de afetos entre encarnados e desencarnados que se constróem realidades outras para ambos; a zona de passagem coabitada do ritual, quando atravessada, reposiciona-os, de forma apaziguada, em seus respectivos mundos. O estudo comparativo entre as modalidades brasileira e lusitana revelou que o vilarejo de Igatu e a aldeia de Carção, respectivamente, narrativizam modos de existência das almas e constituem aparatos e enquadramentos litúrgicos que atendem às cosmopercepções locais, haja vista que as singularidades das devoções que se realizam nos ambientes investigados dialogam com os ecossistemas culturais dos quais emergem. A composição poética multidimensional das Encomendas expõe a necessidade de uma plataforma intelectual que abranja o texto oral em sua globalidade, posto que a proliferação de signos encontra, na cena performática, um modo de composição multidimensional cujas conexões semânticas são geradas pela “estruturação corporal” – expressão cunhada por Paul Zumthor, marco teórico de nossa escritura (ZUMTHOR, 2010, p. 217). Gestuálias, sonoridades, voz, tons, melodias, movimentos corporais, indumentárias, instrumentos musicais, o ambiente da cena... são muitas as instâncias de significação que se integram em um “código simbólico do espaço”(ZUMTHOR, 2010, p. 232) como também postula a episteme zumthoriana. As Encomendas, portanto, incluem-se no vasto repertório da diversidade poética de tradição oral e nossa pesquisa afirma a interrelacionalidade entre textualidades literárias e demais sistemas simbólicos.
Abstract: Funeral Weavings: a collation on the Dispatching of Souls between Brazil (Vila de Igatu – Chapada Diamantina – BA and Portugal (Aldeia de Carção, Northeast Trasmontano) captures the Lenten funeral rites known as Dispatching of Souls with a view on the evidences regarding the proposal of the souls in the mentioned performances. When we ponder about the subjective potency of the dead over the discursive construction of the rictus itself, we admit to the multivocality constructed by both human and non-human entities on the dynamics of a range of liminal communication which were presented on the experience of the ethnographic undertaking. The expansion of the relational field beyond tombs (in front to which the agencying produced by the souls was evident) led us to a review of what we used to understand, at first, as a devotional act dedicated to the dead by the living, aiming to relieve the purgatorial pains. Dispatching of the soul, as the thesis sustains, are communication circuits and processes that happen between bodied and disembodied individuals that aim to reorder the worlds and “existences” by proposing a weaving of reciprocities, in a way that all the ones involved, jointly, are affected by the suffrage – in ecclesiastic language suffrages are prayers for the dead. What is highlighted in our critical reading is the restorative ability in a communal scope, in which performative gestures some very specific enunciation language and places are produced, since living and dead ones, allied in the flux of sociability brought up by the ritual, have their own respective demand towards the helplessness deflagrated by the event of death. It is from the recognition of this creative complicity, supporter of a gregarious regimen of affection between bodied and disembodied entities, that other realities are constructed for both; the ritual co-habited passage zone, after being crossed, repositions them, in a fairly appeasingly way, in their own worlds. The comparative study between the Brazilian and the Portuguese modalities revealed that Villages of Igatu and Carção, respectively, narrate ways of existence of souls and constitute liturgical apparatus and framings which attend the local cosmovisions, given that the singularities on the devotions accomplished in the studied environments share a dialogue with the cultural ecosystems from which they emerge. The multidimensional poetic composition of the Dispatching of souls expose the need of an intellectual platform which will embrace the oral text in its globality, since the proliferation of signs meets, in the performative scene, a multidimensional composition which semantic connections are generated by the “body structuring” – an expression coined by Paul Zumthor, a theoretical mark of our scripture (ZUMTHOR, 2010, p. 217). Gesture, sonorities, voice, tones, melodies, body movements, dressings, musical instruments, the environment of the scene… there are many instances of significance which are integrated in a “symbolic space code “(ZUMTHOR, 2010, p.232), just like the zumthorian episteme also postulates. Dispatching of souls, thus, are included in the vast repertoire of the poetic diversity of oral tradition and our research reiterates the interrelationship between literary textuality and other symbolic systems.
Palavras-chave: Encomendações de almas
Performance
Liminaridade
Agenciamento dos mortos
Oralidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37534
Data do documento: 5-Set-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

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