Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37532
Tipo: Dissertação
Título: ESTILHAÇANDO A MÁSCARA - VIOLÊNCIA E RESTAURAÇÃO PELAS OBRAS DE CONCEIÇÃO EVARISTO E CHIMAMANDA ADICHIE
Título(s) alternativo(s): SHATTERING THE MASK - VIOLENCE AND RESTORATION THROUGH THE WORKS OF CONCEICAO EVARISTO AND CHIMAMANDA ADICHIE
Autor(es): BISPO, EMANUELLE CAJAZEIRA
Primeiro Orientador: DUARTE, ROSINES DE JESUS
metadata.dc.contributor.referee1: DUARTE, ROSINES DE JESUS
metadata.dc.contributor.referee2: SOUZA, ARIVALDO SACRAMENTO DE
metadata.dc.contributor.referee3: SILVA, ANA RITA SANTIAGO DA
Resumo: Esta dissertação pretende, a partir da temática da violência nos livros de contos Olhos d’água (2016) e No seu pescoço (2017), discutir de que maneira as autoras Conceição Evaristo e Chimamanda Adichie articulam um projeto intelectual que, através da literatura, intende intervir no contexto social em que estão inseridas. Para embasar, além de contribuições de intelectuais negras e negros de diversos campos de conhecimento, a partir de teóricas como bell hooks (1995)(2019) e Patrícia Hill Collins (2019), pensamos as construções anteriores a escrita de mulheres negras, principalmente em paralelo algumas definições do feminismo negro que dizem respeito aos processos de autodefinição e autorrecuperação e com as contribuições teóricas das próprias sujeitas dessa pesquisa, pensamos o texto literário como um espaço que (re)cria outra possibilidades ficcionais para personagens-mulheres negras. Para além, pensamos de que maneira o corpo de mulheres negras se insere em uma sociedade antinegra e de que forma resiste e cria outras alternativas de ser. A violência foi analisada em uma perspectiva interseccional e a aproximação entre as escritoras, considerando as suas inúmeras diferenças, foi pensada a partir do conceito escrevivência, de Evaristo (2020), focando nas cenas de violências apresentadas pelas personagens nos contos escolhidos.
Abstract: This dissertation intends, from the theme of violence in the short story books Olhos d'água (2016) and No seu pescoço (2017), to discuss how the authors Conceição Evaristo and Chimamanda Adichie articulate an intellectual project that, through literature, intends to intervene in the social context in which they are inserted. To support this, in addition to contributions from black intellectuals from various fields of knowledge, based on theorists such as bell hooks (1995)(2019) and Patricia Hill Collins (2019), we think about the constructions prior to the writing of black women, especially in parallel some definitions of black feminism that relate to the processes of self-definition and self-recovery and with the theoretical contributions of the subjects of this research, we think the literary text as a space that (re)creates other fictional possibilities for characters-black women. In addition, we think about how the body of black women is inserted in an anti-black society and how it resists and creates other alternatives of being. Violence was analyzed in an intersectional perspective and the approximation between the writers, considering their countless differences, was thought from the concept of escrevivência, by Evaristo (2020), focusing on the scenes of violence presented by the characters in the chosen short stories.
Palavras-chave: Literatura negro-feminina
Autoria Feminina
Conceição Evaristo
Chimamanda Adichie
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37532
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Verso_final_dissertao_-_Emanuelle_Cajazeira.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons