Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, MATHEUS OLIVEIRA-
dc.date.accessioned2023-08-04T13:07:44Z-
dc.date.available2023-08-04T13:07:44Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37525-
dc.description.abstractThis dissertation discusses the interconnections between autobiographical representations, fictional representations and other theoretical-critical representations in Todos os Filhos da Ditadura Romance (2011), a novel by Judith Grossmann. Therefore, the work starts from the hypothesis that the fiction of the multiple writer, the one who simultaneously performs activities as a teacher, fiction writer, theorist and literary critic, presents a hybrid configuration, due to his production taking place between these roles. The ongoing analysis seeks to understand how such intersections dilute the boundaries of traditional literary genres, namely the autobiography and the novel, and rethink the place of the subject in language. Lastly, it is argued that autofiction, as a device to boost the “writing about one’s self”” in contemporary times, is a linguistic strategy used by the writer to promote the aforementioned intersections, which leads to the perception of Todos os Filhos da Ditadura Romance as an “ essayistic-critical” fiction, in which the subject-author is textually constructed and promotes relations between his multiple alterities. The theoretical framework mobilized to support the discussion permeates reflections from the most diverse fields of human sciences, such as the texts written by Michel Foucault, Roland Barthes, Ítalo Calvino, Serge Doubrovsky, Philippe Lejeune, Silviano Santiago and intertwines with contemporary biographical criticism, based on the studies by Eneida Maria de Souza, Evelina Hoisel, Luciene Azevedo, Diana Klinger, Evando Nascimento and others. Therefore, we intend to explore the relationships between theory, fiction, criticism and biography in Judith Grossmann's novel, a theme that crosses debates involving the production of multiple writers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectJudith Grossmannpt_BR
dc.subjectTodos os Filhos da Ditadura Romancept_BR
dc.subjectEntrecruzamentos discursivospt_BR
dc.subjectAutoficçãopt_BR
dc.subject.otherJudith Grossmannpt_BR
dc.subject.otherTodos os Filhos da Ditadura Romancept_BR
dc.subject.otherDiscursive Crossingspt_BR
dc.subject.otherAutofictionpt_BR
dc.titleCARTOGRAFIAS DA CONTEMPORANEIDADE EM TODOS OS FILHOS DA DITADURA ROMANCE DE JUDITH GROSSMANNpt_BR
dc.title.alternativeCARTOGRAPHIES OF CONTEMPORANEITY IN JUDITH GROSSMANN’S “TODOS OS FILHOS DA DITADURA ROMANCEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1TELLES, LIGIA GUIMARAES-
dc.contributor.referee1TELLES, LIGIA GUIMARAES-
dc.contributor.referee2HOISEL, EVELINA DE CARVALHO SA-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, SAYONARA AMARAL DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6600172706698105pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação discute as interconexões entre representações autobiográficas, representações ficcionais e outras de cunho teórico-crítico presentes em Todos os Filhos da Ditadura Romance (2011), de Judith Grossmann. Para isso, parte-se da hipótese de que a ficção do escritor múltiplo, aquele que exerce em simultâneo as atividades como docente, ficcionista, teórico e crítico literário, apresenta uma configuração híbrida, em virtude de sua produção ocorrer entre essas funções. A análise em curso busca compreender como tais entrecruzamentos diluem as fronteiras dos convencionais gêneros literários, a saber, a autobiografia e o romance, e repensam o lugar do sujeito na linguagem. Por fim, argumenta-se que a autoficção, enquanto dispositivo a impulsionar a “escrita do eu” na contemporaneidade, é um recurso utilizado pela escritora para promover as interseções aludidas, que induzem à percepção de Todos os Filhos da Ditadura Romance como uma ficção “ensaístico-crítica”, na qual se constrói textualmente o sujeito autor e promove relações entre suas múltiplas alteridades. O instrumental teórico mobilizado para a discussão percorre reflexões advindas de variados campos das ciências humanas, como os textos de Michel Foucault, Roland Barthes, Ítalo Calvino, Serge Doubrovsky, Philippe Lejeune, Silviano Santiago e se entrelaça às da crítica biográfica contemporânea, fundamentada nos estudos de Eneida Maria de Souza, Evelina Hoisel, Luciene Azevedo, Diana Klinger, Evando Nascimento e outros. Com isso, propomos explorar as relações entre teoria, ficção, crítica e biografia no romance de Judith Grossmann, tema que atravessa debates a envolver a produção dos escritores múltiplos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_Matheus_Verso_Final.pdf825,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons