Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37523
Tipo: Tese
Título: EU, TÁSSIA REIS, PRETA RARA E NEGAFYA: NA ENCRUZILHADA DAS RIMAS E DOS AFETO
Título(s) alternativo(s): BLACK-FEMINIST RHYMES: A THEORETICAL-CRITICAL OPERATOR OF RHYMES THAT RHYME VERSES, BODIES, AND SUBJECTIVITIES
Autor(es): SANTOS, GLAUCE SOUZA
Primeiro Orientador: SANTOS, LIVIA MARIA NATALIA DE SOUZA
metadata.dc.contributor.referee1: SANTOS, LIVIA MARIA NATALIA DE SOUZA
metadata.dc.contributor.referee2: SANTOS, JOSE HENRIQUE DE FREITAS
metadata.dc.contributor.referee3: QUEIROZ, MILENA BRITTO DE
metadata.dc.contributor.referee4: BARBOSA, HELEN CAMPOS
metadata.dc.contributor.referee5: FONSECA, SILVANA CARVALHO DA
Resumo: Nesta tese, intitulada Eu, Tássia Reis, Preta Rara e NegaFya: na encruzilhada das rimas e dos afetos, organizada como um álbum musical, faço leituras de algumas produções das rimautoras Tássia Reis, Preta Rara e NegaFya, ambas, mulheres negras que produzem rimas. As duas primeiras localizadas na cena do Rap, e a terceira na cena do Slam. Nessas leituras, onde também considero minhas experiências, leio tanto os versos, quanto as performances das artistas, em vídeo, observando quais ressignificações, no âmbito das subjetividades negras, são feitas, por meio das representações que essas produções apresentam. A partir daí, desenvolvo a noção das Rimas negro-feministas, operador teórico que aponta para uma noção de rima amalgamada ao corpo feminino negro, suas próprias demandas de reexistência e expressões. Na primeira parte da desta tese relato sobre o meu encontro com as sujeitas da pesquisa, bem como o significado desse encontro, marcado por uma compreensão consciente do meu processo de autoafirmação, como mulher negra, e por decisões fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, como a problematização da tradição ocidental entre amor e dor como categorias coloniais e a compreensão da noção de afeto como nossa potência de ação. Depois, discorro sobre como as artistas ao apresentarem um discurso sobre identidades e empoderamento, negam às mulheres negras o tratamento de Outro invisível e fazem uso da voz poética negro-feminista. Também, reflito sobre como essas artistas, por meio de seus repertórios textuais imbuídos de uma poesia emblemática e constitutiva da diferença racial e da autoidentificação, expressam um discurso consolidado numa linguagem insubordinada, rasurando as estereotipias e denunciando as violências com as quais nós, mulheres negras, habitualmente, nos deparamos. Por fim, discorro sobre a minha experiência ao ser recebida no mundo, conectando minha narrativa com a dos versos poético-musicais das rimautoras e suas estratégias de autodefinições. Nesta tese, a fim de encontrar caminhos produtivos de reflexões estabeleci diálogos com os pensamentos de Abdias Nascimento (2016) e (2019), Achille Mbembe (2016) e (2018), Aimé Césaire (2020), Alberto Guerreiro Ramos (1995), Amanda Julieta Souza de Jesus (2020), Ana Cláudia Lemos Pacheco (2013), Ana Lúcia Silva Souza (2011), Angela Davis (2017), Ana Rita Santiago (2012), Aleandro Reyes (2013), Audre Lorde (2019), bell hooks (1995), (2010), (2014), (2017) e (2019), Beatriz Nascimento (2006), Carla Akotirene (2018), Conceição Evaristo (2007), Davi Nunes (2016) e (2020), Florentina Souza (2018) e (2020), Franz Fanon (2008), Gloria Anzaldúa (2000), Grada Kilomba (2019), Henrique Freitas (2016), Homi Babha (1998), Isildinha Baptista Nogueira (1998), Joice Berth (2018), Jovina Souza (2019), Kabengele Munanga (2020), Kimberlé Crenshaw (2002), Laila Rosa e Isabel Nogueira (2015), Lívia Maria Natália de Souza (2016), Leda Maria Martins (2002), (2017) e (2016), Lélia Gonzalez (2018), Luiza Bairros (1995), Maria Dolores Sosin Rodriguez (2019), e (2020), Michel Foucault (1997), Patricia Hill Collins (2019), Paul Gilroy (2012), Spinoza (2009), Sueli Carneiro (2011), Muniz Sodré (2017), Nilma Lino Gomes (2019), Nubia Moreira (2012), Paul Zumthor (2018), Mogobe B. Ramose (1999), Silvana Carvalho Fonseca (2019), Stuart Hall (2009), Tricia Rose (2021), Vilma Piedade (2017) e Vladimir Safatle (2019).
Abstract: In this doctoral thesis, which is organized as an album entitled Black-feminist rhymes: a theoretical-critical operator of rhymes that rhyme verses, bodies, and subjectivities, I take the reading of some productions by the artists Tássia Reis, Preta Rara and NegaFya. Both of them are Black women who act among several spaces, including the Rap and the Slam poetry scenes. In this regard, I consider both the verses and the video performances of the artists, observing which re-significations, within the scope of Black subjectivities, are made based on the representations that these productions present. Consequently, I develop the notion of Black-feminist rhymes, a theoretical operator that points to a notion of rhyme amalgamated with the Black female body, its own demands for (re)existence and expressions. Therefore, firstly, I talk about my meeting with these women, who are the research subjects, as well as the meaning of this meeting that was marked by a conscious understanding of my self-affirmation process, and by fundamental decisions for developing the work. In addition, I discuss affectivity and pain, questioning the Western tradition between love and pain as colonial categories that cross our affective relationships, and I also discuss the notion of affection as our power of action. Afterward, I discourse about self-definition and empowerment, stating how the artists, when presenting a discourse on identities and empowerment, refuse to black women the invisible treatment of the Other and use the poetic Black-feminist voice. Secondly, I reflect on how these artists, through their textual repertoires imbued with a poetry that is emblematic and constitutive of racial difference and self-identification, express a consolidated discourse in an insubordinate language. These discourses are able to erase stereotypes and denounce the violence in which we, Black women, usually experience. I point out how they denounce the negative aspects of “difference” on Black subjects, how they establish a poetic voice of self-definition through metaphors that express freedom; how they elaborate a discourse opposed to an unfaithful narrative of history; how they highlight the places of power and affective balances among Black women; how they delegitimise stereotyped ideas about the Black female body and, finally, how they enunciate a multidimensional and collective voice that establishes a dialogue with subjects who elaborate white fantasies, demanding from them an ethical behavior. In this doctoral thesis, I invite to the dialogue thinkers such as Homi Babha (1998), Spinoza (2009), Vladimir Safatle (2019), Beatriz Nascimento (2006), Grada Kilomba (2019), Kabengele Munanga (2020), bell hooks (2014) Sueli Carneiro (2011), Ana Lúcia Silva Souza (2011), Patricia Hill Collins (2019), Angela Davis (2017), Audre Lorde (2019), Leda Maria Martins (2002), Stuart Hall (2009), Michel Foucault (1997), Conceição Evaristo (2007), Davi Nunes (2016) and (2020), Maria Dolores Sosin Rodriguez (2019) and (2020), Paul Zumthor (2018), Nubia Moreira (2012), Lélia Gonzalez (2018), and Nilma Lino Gomes (2019) among others.
Palavras-chave: Mulheres negras
Autodefinição
Subjetividades
Afetos
Corpos
Rimas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37523
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

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