Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPASEK, PETR-
dc.date.accessioned2023-08-04T12:33:50Z-
dc.date.available2023-08-04T12:33:50Z-
dc.date.issued2022-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37505-
dc.description.abstractThe author, who speaks Czech, Portuguese, and English, aimed to understand the possible reconfigurations of identity and as he has not identified research between Czech and Portuguese speakers, he decided to conduct his own. This study, linked to the field of Applied Linguistics, and still in the process of construction, can improve pedagogical practices, perceiving the teaching of languages as social and cultural practices. The central question is: speaking non-mother tongue, do socio-cultural identities reconfigure? The work intends to analyze the identity reconfigurations of Czechs and Brazilians. The author interviewed nine Brazilians in the Czech Republic and nine Czechs in Brazil, selected passages of which have already been rewritten and translated and included in the analytical part of the academic work. The theoretical chapter is divided into three parts, focusing on the concepts of language, culture and identity and the relationships between them. The synthesis and interpretation of responses will be based on theoretical approaches by authors such as: Černý (1998), Bauman (2005), Block (2009, 2017), Boroditsky (2003), Everett (2012; 2019), Grosjean (1980, 2001) , Hall (2000, 2006), Kramsch (1998), Le Page (1980), Mendes (2007), Moita Lopes (1994, 1996, 2002, 2003, 2006), Norton (1997, 2000, 2002, 2008, 2010) , Pinker (2003; 2018), Rajagopalan (1998, 2003, 2004, 2006), van Dijk (1999), among others. It is a qualitative, interpretative, and interdisciplinary investigation, the methodology of which is described in detail in the third chapter, including the description of the pilot project, which was carried out before the beginning of the research. The conceptions of identities will be investigated from the perspective of the acquired language, seeking conclusions in the dimension of the interviewees' profiles. Having conducted all the interviews, the author is able to reflect, still partially, on some conclusions regarding identity reconfigurations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectAutocensurapt_BR
dc.subjectPapel socialpt_BR
dc.subject.otherIdentitypt_BR
dc.subject.otherLanguagept_BR
dc.subject.otherCulturept_BR
dc.subject.otherSelf-censorshippt_BR
dc.subject.otherSocial rolept_BR
dc.titleConfiguração da/s identidade/s sociocultural/is no processo de uso de língua estrangeira/L2 em tchecos (falantes do português) e brasileiros (falantes do tcheco)pt_BR
dc.title.alternativeConfiguration of the sociocultural identity / ies in the process of using a foreign language / L2 between Czechs (Portuguese speakers) and Brazilians (Czech speakers)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1ZOGHBI, DENISE MARIA OLIVEIRA-
dc.contributor.referee1ZOGHBI, DENISE MARIA OLIVEIRA-
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, DANIELE DE-
dc.contributor.referee3YERRO, JORGE HERNAN-
dc.contributor.referee4SILVA, EDUARDO VIANA DA-
dc.contributor.referee5SILVA, GLAUCIA V.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9651275739861739pt_BR
dc.description.resumoO autor, falante de tcheco, português e inglês, almejou entender as possíveis reconfigurações identitárias e os fatores que as influenciam. Por não identificar pesquisas entre falantes do tcheco e português, optou por realizá-la. Este estudo, vinculado ao campo da Linguística Aplicada pode melhorar as práticas pedagógicas, percebendo o ensino das línguas como práticas sociais e culturais. A pergunta central é: Quais são os principais fatores de reconfiguração identitária sociocultural ao falar uma língua não materna, neste caso o português brasileiro e o tcheco? O trabalho analisa as reconfigurações identitárias de tchecos e brasileiros. O pesquisador entrevistou, em ambas as línguas, nove brasileiros na República Tcheca e nove tchecos no Brasil, dos quais selecionou e posteriormente transcreveu, traduziu (de tcheco para português) e analisou cinco tchecos e cinco brasileiros na parte analítica, que mais possibilitam a percepção e documentam de forma inequívoca a reconfiguração das identidades dos sujeitos investigados. O capítulo teórico está dividido em três partes, que descrevem os conceitos de língua, cultura e identidade e as relações entre eles. É dada especial atenção à descrição das identidades (pessoais, nacionais, coletivas e plurais) e às suas reconfigurações, e são descritas as seguintes influências codeterminantes: motivação, translinguagem, emoções, era digital e autocensura, como foram levados em consideração antes da própria análise. A pesquisa está fundamentada em abordagens teóricas de diferentes autores de vários países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França, Grã-Bretanha, Hong Kong, Itália, Irã, Israel, Polônia, República Tcheca, Sri Lanka entre outros) como: Černý (1998), Bauman (2005), Block (2009, 2017), Boroditsky (2003), Everett (2012, 2019), Grosjean (1980, 2001), Hall (2000, 2006), Kramsch (1998), Le Page (1980), Moita Lopes (1994, 1996, 2002, 2003, 2006), Norton (1997, 2000, 2002, 2008, 2010), Pinker (2003, 2018), Rajagopalan (1998, 2003, 2004, 2006), van Dijk (1999), entre outros. Trata-se de uma investigação qualitativa, interpretativa e interdisciplinar, cuja metodologia é descrita em detalhes no terceiro capítulo, incluindo a descrição do projeto piloto, que foi realizado antes do início da pesquisa. As concepções das identidades são investigadas na perspectiva da língua adquirida, buscando conclusões na dimensão dos perfis dos entrevistados. O capítulo de análise oferece uma visão muito detalhada de todo o tópico sob investigação. Explica alguns fatos essenciais sobre a própria análise, apresenta a situação linguística e socioeconômica dos países em questão e naturalmente traz os dados obtidos nas entrevistas analisadas, que apresenta, discute e resume. A análise incide principalmente sobre as emoções, a autocensura e a motivação como cofatores na reconfiguração da identidade, bem como descreve as fases e aspectos da adaptação em diferentes ambientes socioculturais. As questões 7, 9, 14 e 15, consideradas as principais a serem analisadas, são discutidas em subseções separadas. Em conclusão, a identidade sociocultural é expressa, corporificada e simbolizada pela língua em uma conexão indissociável com a cultura. Os fatores que entram nesse processo como codeterminantes, além dos descritos acima, são: oportunidade, necessidade, choque cultural, segurança, adaptação, assimilação, integração, papel social do indivíduo e frustração.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_de_doutorado_Petr_Pasek_verso_DEFINITIVA_2022.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons