Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, JEFERSON MUNDIM DE-
dc.date.accessioned2023-08-04T12:30:31Z-
dc.date.available2023-08-04T12:30:31Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37504-
dc.description.abstractThe present work intends to present literacy events in the life stories of eight elderly people, aged 60 to 96 years old, considered “illiterate” due to the low level of education that constitute learning with discontinuous school access, appearing as practices literacies reinterpreted in narratives for the Franciscan population. The model that is proposed as relevant to this research is based on the theoretical conceptions of ideological literacy according to considerations pointed out by (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 2001) and on the discursive activities of each subject linked to societal formations (MEY, 2001) in verbal interaction activities. Elders, known as the wisest, and, in some cultures, as masters, were tasked with transmitting knowledge, advice, battle stories and songs to future generations for the purpose of preserving cultural tradition (NGO, 1998 We used the methodology of oral history (THOMPSON, 1992; MEIHY, 1994, 2005, 2007; QUEIROZ, 1988; WELLINGTON CASTELUCCI, 2013; ALISTISTAIR THOMSON, 2004), highlighting the importance of oral tradition and local knowledge in the sociocultural formation of communities and the narratives raised from the data collected in semi-structured interviews (BAUER and GASKELL, 2002). The dialogue with the theorists allowed us to understand the images of the situations and episodes of literacies in which these elderly people participated and showed us how the knowledge experienced by subjects who do not have the domain of reading and writing constitutes a corpus of study. There are many voices present in the narratives that go through social, cultural and ideological literacy, because, in the memories reported, the collaborators attribute values and meanings to writing and reading as socio-discursive practices, and writing has a strong power, because it determines, authorizes, includes and excludespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subject.otherMemoriespt_BR
dc.subject.otherliteraciespt_BR
dc.subject.otherReadingpt_BR
dc.subject.otherWritingpt_BR
dc.subject.otherIdentitypt_BR
dc.subject.otherNarrativespt_BR
dc.titleMEMÓRIAS E LETRAMENTOS DE IDOSOS: A LEITURA E A ESCRITA COMO PROCESSO FORMADOR IDENTITÁRIOpt_BR
dc.title.alternativeMEMORIES OF LETTERING OF ELDERLY PEOPLE: READING AND WRITING AS IDENTITY-MAKING PROCESS IN THE MUNICIPALITY OF SAO FRANCISCO DO CONDE - BAHIA Resumopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, SIMONE BUENO BORGES DA-
dc.contributor.referee1SILVA, SIMONE BUENO BORGES DA-
dc.contributor.referee2FERNANDES, MARCIA PARAQUETT-
dc.contributor.referee3COSTA, SUZANE LIMA-
dc.contributor.referee4OLIVEIRA, HUMBERTO LUIZ LIMA DE-
dc.contributor.referee5MARQUES, ZELIA MALHEIRO-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3802535983548337pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar os eventos de letramentos nas histórias de vida de oito idosos, na faixa etária de 60 a 96 anos, considerados “iletrados” devido ao baixo grau de escolaridade que se constituem em aprendizagens com acessos escolares descontínuos, aparecendo como práticas de letramentos ressignificados em narrativas para a população de São Francis do Conde, lócus da pesquisa. O modelo que se propõe como relevante para esta pesquisa baseia-se nas concepções teóricas do letramento ideológico conforme considerações apontadas por (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995; TFOUNI, 2001) e nas atividades discursivas de cada sujeito vinculadas às formações societais (MEY, 2001) em atividades de interação verbal. Aos anciãos, conhecidos como os mais sábios, e, em algumas culturas, como mestres eram incumbidos à tarefa de transmitir para as gerações futuras os conhecimentos, conselhos, histórias de batalhas e cânticos, com a finalidade de preservação da tradição cultural (ONG, 1998).Utilizamos a metodologia da história oral (THOMPSON, 1992; MEIHY, 1994, 2005, 2007; QUEIROZ, 1988; WELLINGTON CASTELUCCI, 2013; ALISTISTAIR THOMSON, 2004), destacando a importância da tradição oral e saberes locais na formação sociocultural de comunidades e as narrativas levantadas a partir dos dados colhidos em entrevistas semiestruturadas (BAUER e GASKELL, 2002). O diálogo com os teóricos nos permitiu compreender as imagens dos eventos de letramentos nos quais esses idosos participaram e nos mostraram como os saberes experienciados por sujeitos que não têm o domínio da leitura e da escrita se constituem corpus de estudo. São muitas vozes presentes nas narrativas que perpassam aspectos sociais, culturais e ideológicos, pois, nas memórias relatadas, os colaboradores atribuem valores e significados à escrita e à leitura como práticas sócio- discursivas, sendo que a escrita exerce um forte poder, pois determina, autoriza, inclui e exclui.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_JEFERSON.pdf9,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons