Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | BARBOSA, MICHELE SANTOS | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T12:08:14Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T12:08:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37494 | - |
dc.description.abstract | The present study, inserted in the area of Applied Linguistics (AL), aims to understand the challenges and possibilities encountered by the teacher in the process of proposing, developing and applying Spanish language teaching material for ethnic-racial relations with an intercultural perspective. The setting for these observations and discussions is the Instituto Federal da Bahia (IFBA) on the Seabra campus, located in the Chapada Diamantina region. The methodology used was qualitative research with an interpretive basis, as it is concerned with analyzing and interpreting the data obtained from the instruments used to generate these data. Three instruments were used for this research: (1) virtual diagnostic questionnaire; (2) the didactic unit elaborated and (3) the field notes. The theoretical discussions undertaken in order to achieve the proposed objectives are organized in the following axes: Applied Linguistics; The importance of teaching and learning Spanish as a foreign language; Interculturality; The development of teaching materials and Ethnic-racial relations in teaching and learning Spanish. From the analysis of the data generated in conjunction with the theoretical references, they show that the teaching and learning of the Spanish language for a critical education, which is anti-racist and aware of the conjuncture and context in which it will be developed, needs to have as its central guidelines the social discussions that are directly related to the lives of students. In this way, the discussion that I propose proves to be important for active teachers and teachers in initial and continuing education who are inserted in the teaching-learning process of Spanish as a foreign language. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem de espanhol | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Chapada Diamantina | pt_BR |
dc.subject.other | Learning Spanish | pt_BR |
dc.subject.other | Interculturality | pt_BR |
dc.subject.other | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject.other | Chapada Diamantina | pt_BR |
dc.title | Caminhos interculturais no ensino-aprendizagem de Espanhol para as relações étnico-raciais: a professora como autora de material didático | pt_BR |
dc.title.alternative | Intercultural paths in teaching and learning Spanish for ethnic-racial relations: the teacher as author of didactic material | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERNANDES, MARCIA PARAQUETT | - |
dc.contributor.referee1 | FERNANDES, MARCIA PARAQUETT | - |
dc.contributor.referee2 | PEREIRA, FERNANDA MOTA | - |
dc.contributor.referee3 | SOUZA, LIZ SANDRA SOUZA E | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944310920566952 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo compreender os desafios e possibilidades encontrados pela professora no processo de proposição, desenvolvimento e aplicação de material didático de língua espanhola para as relações étnico-raciais com uma perspectiva intercultural. O cenário para essas observações e discussões é o Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus de Seabra, localizado na região da Chapada Diamantina. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa de base interpretativista, já que se preocupa em analisar e interpretar os dados obtidos a partir dos instrumentos para geração desses dados. Para esta pesquisa foram utilizados três instrumentos: (1) questionário diagnóstico virtual; (2) a unidade didática elaborada e (3) as notas de campo. As discussões teóricas empreendidas a fim de que os objetivos propostos fossem alcançados estão organizadas nos seguintes eixos: A Linguística Aplicada; A importância de se ensinar e aprender espanhol como língua estrangeira; A Interculturalidade; A elaboração de materiais didáticos e As relações étnico-raciais no ensino-aprendizagem de espanhol. A partir das análises dos dados gerados e conjugados com os referenciais teóricos, evidencia-se que o ensino e aprendizagem da língua espanhola para uma educação crítica, que seja antirracista e consciente da conjuntura e do contexto em que será desenvolvida, precisa ter como pautas centrais as discussões sociais que estão diretamente relacionadas com as vidas dos(as) estudantes. Deste modo, a discussão que proponho demonstra-se importante para os(as) professore(a)s em atividade, em formação inicial e continuada, inserido(a)s no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC)
|