Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, MICHELE SANTOS-
dc.date.accessioned2023-08-04T12:08:14Z-
dc.date.available2023-08-04T12:08:14Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37494-
dc.description.abstractThe present study, inserted in the area of Applied Linguistics (AL), aims to understand the challenges and possibilities encountered by the teacher in the process of proposing, developing and applying Spanish language teaching material for ethnic-racial relations with an intercultural perspective. The setting for these observations and discussions is the Instituto Federal da Bahia (IFBA) on the Seabra campus, located in the Chapada Diamantina region. The methodology used was qualitative research with an interpretive basis, as it is concerned with analyzing and interpreting the data obtained from the instruments used to generate these data. Three instruments were used for this research: (1) virtual diagnostic questionnaire; (2) the didactic unit elaborated and (3) the field notes. The theoretical discussions undertaken in order to achieve the proposed objectives are organized in the following axes: Applied Linguistics; The importance of teaching and learning Spanish as a foreign language; Interculturality; The development of teaching materials and Ethnic-racial relations in teaching and learning Spanish. From the analysis of the data generated in conjunction with the theoretical references, they show that the teaching and learning of the Spanish language for a critical education, which is anti-racist and aware of the conjuncture and context in which it will be developed, needs to have as its central guidelines the social discussions that are directly related to the lives of students. In this way, the discussion that I propose proves to be important for active teachers and teachers in initial and continuing education who are inserted in the teaching-learning process of Spanish as a foreign language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAprendizagem de espanholpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectChapada Diamantinapt_BR
dc.subject.otherLearning Spanishpt_BR
dc.subject.otherInterculturalitypt_BR
dc.subject.otherEthnic-racial relationspt_BR
dc.subject.otherChapada Diamantinapt_BR
dc.titleCaminhos interculturais no ensino-aprendizagem de Espanhol para as relações étnico-raciais: a professora como autora de material didáticopt_BR
dc.title.alternativeIntercultural paths in teaching and learning Spanish for ethnic-racial relations: the teacher as author of didactic materialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, MARCIA PARAQUETT-
dc.contributor.referee1FERNANDES, MARCIA PARAQUETT-
dc.contributor.referee2PEREIRA, FERNANDA MOTA-
dc.contributor.referee3SOUZA, LIZ SANDRA SOUZA E-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5944310920566952pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, inserido na área da Linguística Aplicada (LA), tem como objetivo compreender os desafios e possibilidades encontrados pela professora no processo de proposição, desenvolvimento e aplicação de material didático de língua espanhola para as relações étnico-raciais com uma perspectiva intercultural. O cenário para essas observações e discussões é o Instituto Federal da Bahia (IFBA) no campus de Seabra, localizado na região da Chapada Diamantina. A metodologia utilizada foi da pesquisa qualitativa de base interpretativista, já que se preocupa em analisar e interpretar os dados obtidos a partir dos instrumentos para geração desses dados. Para esta pesquisa foram utilizados três instrumentos: (1) questionário diagnóstico virtual; (2) a unidade didática elaborada e (3) as notas de campo. As discussões teóricas empreendidas a fim de que os objetivos propostos fossem alcançados estão organizadas nos seguintes eixos: A Linguística Aplicada; A importância de se ensinar e aprender espanhol como língua estrangeira; A Interculturalidade; A elaboração de materiais didáticos e As relações étnico-raciais no ensino-aprendizagem de espanhol. A partir das análises dos dados gerados e conjugados com os referenciais teóricos, evidencia-se que o ensino e aprendizagem da língua espanhola para uma educação crítica, que seja antirracista e consciente da conjuntura e do contexto em que será desenvolvida, precisa ter como pautas centrais as discussões sociais que estão diretamente relacionadas com as vidas dos(as) estudantes. Deste modo, a discussão que proponho demonstra-se importante para os(as) professore(a)s em atividade, em formação inicial e continuada, inserido(a)s no processo de ensino-aprendizagem do Espanhol como língua estrangeira.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao_Michele_Barbosa__Verso_Final.pdf7,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons