Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, RITA DE CÁSSIA ROCHA BASTOS-
dc.date.accessioned2023-08-04T11:58:38Z-
dc.date.available2023-08-04T11:58:38Z-
dc.date.issued2019-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37489-
dc.description.abstractThe writing in this Academic Memorial presents reflections on the intervention project entitled Orality and literature in the school: an experience with reading workshops, as well as on my self-reflexive formation process. The project is the result of the worries born in the discussions engendered in the Professional Master's Degree in Literature - PROFLETRAS / UFBA and my practice as a Portuguese Language teacher, when I realized that my students had few experiences with reading literature, had not yet built a sense of belonging to their ethnic origins and much less considered the oral manifestations present in their family and social circles as important symbols of the culture of their region. Thinking then of enabling them an important experience for their formation as a human person and as a reader of literature, is that they were worked on in this project, through reading workshops, the riverside narratives and the reading of an Afro-Brazilian literature. As a result of the project, it is possible to recognize the need to continue bringing the oral language culture that is experienced by the students in their social and family environment to the environment of the Portuguese language classes, as well as a juvenile literature in which it recognizes positively as Afrodescendant , giving this subject conditions to build, as a reader, but mainly as a human person. Among the theoretical subsidies that guided the present research are the studies of Cosson (2018), Dalvi (2013), Debus (2017), Freire (1979,1987,1998), Kleiman ( 2001, 2005, 2016), Matos ( 2014), Matos e Sorsy ( 2009), Ong ( 1998), Petit (2009, 2010), Ribeiro (2017), Soares (2004, 2011), Solé (1998), Souza (2011), Traça (1992). This research is also guided by Law 9394/1996, amended by laws 10.639 / 03 and 11.645 / 08, respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectNarrativa oralpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura afrodescendentept_BR
dc.subjectLiteratura juvenilpt_BR
dc.subject.otherOral narrativept_BR
dc.subject.otherReadingpt_BR
dc.subject.otherAfrodescendant Literaturept_BR
dc.subject.otherJuvenile literaturept_BR
dc.titleORALIDADE E LITERATURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS DE LEITURApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, MONICA DE MENEZES-
dc.contributor.referee1SANTOS, MONICA DE MENEZES-
dc.contributor.referee2COSTA, SUZANE LIMA-
dc.contributor.referee3VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6832224800844470pt_BR
dc.description.resumoA escritura tecida neste Memorial Acadêmico apresenta reflexões sobre o projeto de intervenção intitulado Oralidade e literatura na escola: uma experiência com oficinas de leitura, bem como sobre o meu processo de formação auto-reflexiva. O projeto é fruto das inquietações nascidas nas discussões engendradas no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA e da minha prática como professora de Língua Portuguesa, ao perceber que meus alunos possuíam poucas experiências com leitura de literatura, não haviam ainda construído um sentimento de pertença a suas origens étnicas e muito menos consideravam as manifestações orais presentes em seus círculos familiares e sociais como símbolos importantes da cultura da sua região. Pensando então em possibilitar-lhes uma experiência importante para sua formação como pessoa humana e como leitor de literatura, é que foram trabalhadas neste projeto, através de oficinas de leitura, as narrativas ribeirinhas e a leitura de uma literatura afrobrasileira. Como resultado do projeto pode-se reconhecer a necessidade em continuar trazendo para o ambiente das aulas de língua portuguesa a cultura popular oral que é vivenciada pelos alunos no seu meio social e familiar, bem como uma literatura juvenil na qual ele se reconheça positivamente como afrodescendente, conferindo a este sujeito condições de se construir, como leitor, mas principalmente como pessoa humana. Entre os subsídios teóricos que orientaram a presente pesquisa encontram-se os estudos de Cosson (2018), Dalvi (2013), Debus (2017), Freire (1979,1987,1998), Kleiman ( 2001, 2005, 2016), Matos ( 2014), Matos e Sorsy ( 2009), Ong ( 1998), Petit (2009, 2010), Ribeiro (2017), Soares (2004, 2011), Solé (1998), Souza (2011), Traça (1992). Esta pesquisa norteia-se também pela Lei 9394/1996, alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, respectivamente.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial_Rita__final.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.