Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | GOMES, RITA DE CÁSSIA ROCHA BASTOS | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T11:58:38Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04T11:58:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37489 | - |
dc.description.abstract | The writing in this Academic Memorial presents reflections on the intervention project
entitled Orality and literature in the school: an experience with reading workshops, as
well as on my self-reflexive formation process. The project is the result of the worries
born in the discussions engendered in the Professional Master's Degree in Literature
- PROFLETRAS / UFBA and my practice as a Portuguese Language teacher, when I
realized that my students had few experiences with reading literature, had not yet built
a sense of belonging to their ethnic origins and much less considered the oral
manifestations present in their family and social circles as important symbols of the
culture of their region. Thinking then of enabling them an important experience for their
formation as a human person and as a reader of literature, is that they were worked
on in this project, through reading workshops, the riverside narratives and the reading
of an Afro-Brazilian literature. As a result of the project, it is possible to recognize the
need to continue bringing the oral language culture that is experienced by the students
in their social and family environment to the environment of the Portuguese language
classes, as well as a juvenile literature in which it recognizes positively as
Afrodescendant , giving this subject conditions to build, as a reader, but mainly as a
human person. Among the theoretical subsidies that guided the present research are
the studies of Cosson (2018), Dalvi (2013), Debus (2017), Freire (1979,1987,1998),
Kleiman ( 2001, 2005, 2016), Matos ( 2014), Matos e Sorsy ( 2009), Ong ( 1998), Petit
(2009, 2010), Ribeiro (2017), Soares (2004, 2011), Solé (1998), Souza (2011), Traça
(1992). This research is also guided by Law 9394/1996, amended by laws 10.639 / 03
and 11.645 / 08, respectively. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.subject | Narrativa oral | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura afrodescendente | pt_BR |
dc.subject | Literatura juvenil | pt_BR |
dc.subject.other | Oral narrative | pt_BR |
dc.subject.other | Reading | pt_BR |
dc.subject.other | Afrodescendant Literature | pt_BR |
dc.subject.other | Juvenile literature | pt_BR |
dc.title | ORALIDADE E LITERATURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM OFICINAS DE LEITURA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, MONICA DE MENEZES | - |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, MONICA DE MENEZES | - |
dc.contributor.referee2 | COSTA, SUZANE LIMA | - |
dc.contributor.referee3 | VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6832224800844470 | pt_BR |
dc.description.resumo | A escritura tecida neste Memorial Acadêmico apresenta reflexões sobre o projeto de
intervenção intitulado Oralidade e literatura na escola: uma experiência com oficinas
de leitura, bem como sobre o meu processo de formação auto-reflexiva. O projeto é
fruto das inquietações nascidas nas discussões engendradas no Mestrado
Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFBA e da minha prática como professora de
Língua Portuguesa, ao perceber que meus alunos possuíam poucas experiências com
leitura de literatura, não haviam ainda construído um sentimento de pertença a suas
origens étnicas e muito menos consideravam as manifestações orais presentes em
seus círculos familiares e sociais como símbolos importantes da cultura da sua região.
Pensando então em possibilitar-lhes uma experiência importante para sua formação
como pessoa humana e como leitor de literatura, é que foram trabalhadas neste
projeto, através de oficinas de leitura, as narrativas ribeirinhas e a leitura de uma
literatura afrobrasileira. Como resultado do projeto pode-se reconhecer a necessidade
em continuar trazendo para o ambiente das aulas de língua portuguesa a cultura
popular oral que é vivenciada pelos alunos no seu meio social e familiar, bem como
uma literatura juvenil na qual ele se reconheça positivamente como afrodescendente,
conferindo a este sujeito condições de se construir, como leitor, mas principalmente
como pessoa humana. Entre os subsídios teóricos que orientaram a presente
pesquisa encontram-se os estudos de Cosson (2018), Dalvi (2013), Debus (2017),
Freire (1979,1987,1998), Kleiman ( 2001, 2005, 2016), Matos ( 2014), Matos e Sorsy
( 2009), Ong ( 1998), Petit (2009, 2010), Ribeiro (2017), Soares (2004, 2011), Solé
(1998), Souza (2011), Traça (1992). Esta pesquisa norteia-se também pela Lei
9394/1996, alterada pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, respectivamente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFLETRAS)
|