Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarreto, Jandiara Sodré-
dc.date.accessioned2023-07-28T08:08:12Z-
dc.date.available2023-07-28T08:08:12Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37457-
dc.description.abstractAssuming the inclusion of the Deaf community as one of the bases of this research, we seek to identify effective situations of social oppression in this minority, using creative tools to transform this reality. This research is an attempt to raise awareness about the importance of developing relationships between Deaf and hearing people, in an inclusive process, recognizing the distance between them. The objective is to reduce the communication barrier between these two cultures, using Theater-Image as an aid tool within a virtual creative process, in a relationship of exchange, thus recognizing the cultural distance between them, modifying this reality. I use action research as a method, with adaptation to virtual practices due to the Covid-19 pandemic, having as a stimulus the Theater-Image, a technique located in the trunk of the Tree of the Theater of the Oppressed, chosen by Augusto Boal as a metaphor to synthesize and represent the method and Aesthetics of the Oppressed. As inspiration: their own personal luggage, in a work through sensitivity, recognizing and improving, in this path, individual and collective relationships. Since theater is an effective political tool, I seek to expand the notion of belonging and understanding of the existence of two cultures in the same country, in order to make the participants of the creative process aware and recognize themselves as agents of change.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectOuvintespt_BR
dc.subjectTeatro-Imagempt_BR
dc.subjectVirtualidadept_BR
dc.subject.otherInclusionpt_BR
dc.subject.otherDeafpt_BR
dc.subject.otherHearingpt_BR
dc.subject.otherTheater-Imagept_BR
dc.subject.otherVirtualitypt_BR
dc.titleO TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUALpt_BR
dc.title.alternativeTHE THEATER-IMAGE AS A TOOL IN COMMUNICATION BETWEEN DEAF AND HEARING PEOPLE IN A CREATIVE-VIRTUAL PROCESSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra, Antônia Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628pt_BR
dc.contributor.referee2Faria, Sandra Regina Rosa-
dc.contributor.referee3Oliveira, Felipe Henrique Monteiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990993301516576pt_BR
dc.description.resumoPartindo do princípio da inclusão da comunidade Surda como uma das bases desta pesquisa, busca-se identificar situações efetivas de opressões sociais nessa minoria, recorrendo a ferramentas criativas para transformação dessa realidade. Essa pesquisa é uma tentativa de conscientização sobre a importância do desenvolvimento das relações entre Surdos e ouvintes, num processo inclusivo, reconhecendo o distanciamento existente entre eles. O objetivo é diminuir o entrave da comunicação entre essas duas culturas tendo como ferramenta de auxílio o Teatro-Imagem dentro de um processo criativo virtual, numa relação de troca, reconhecendo assim o distanciamento cultural existente entre eles, modificando essa realidade. Utilizo como método a pesquisa-ação, com adaptação para as práticas virtuais devido a pandemia da Covid-19, tendo como estímulo o Teatro-Imagem, técnica situada no tronco da árvore do Teatro do Oprimido, eleita por Augusto Boal como metáfora para sintetizar e representar o método e a Estética do Oprimido. Como inspiração: as próprias bagagens pessoais, num trabalho pela via da sensibilidade, reconhecendo e aprimorando, nesse trajeto, as relações individuais e coletivas. Sendo o teatro uma ferramenta política eficaz, busco ampliar a noção de pertencimento e entendimento da existência de duas culturas num mesmo país, no intuito de fazer com que os participantes do processo criativo se conscientizem e se reconheçam como agentes de mudanças.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Teatropt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jandiara Sodré Barreto.pdfO TEATRO-IMAGEM COMO FERRAMENTA NA COMUNICAÇÃO ENTRE SURDOS E OUVINTES EM UM PROCESSO CRIATIVO-VIRTUAL.4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons