Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZeferino, Hilário Mariano dos Santos-
dc.date.accessioned2023-07-27T14:39:45Z-
dc.date.available2023-07-27T14:39:45Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37452-
dc.description.abstractThis research is dedicated to analyzing the songs of rapper Rico Dalasam, as well as other tensions that the rapper brings forth and produces in the contemporary rap scene in relation to heterosexual rappers. Through a historiographic journey of Brazilian rap, we foster reflections on the relationships between him, Brazilian culture, masculinities, and the other voices that inhabit it in contemporary times. As a member of the hip-hop movement, the genre emerged with racial and social markings (TEPERMAN, 2015) and gained prominence in Brazil in the 1990s as part of black counterculture with remarkable cultural impacts (OLIVEIRA, 2015; 2020). Furthermore, there are criticisms of the rhythm coming from those who are marginalized within it (LI, 2019; SANTOS, 2016). Thus, we investigate Rico Dalasam, a gay rapper who is recognized as an LGBTQIAPN+ exponent of the genre in question, and we dedicate ourselves to observing the other tensions he brings to the contemporary rap scene, and consequently to the hip-hop movement, as we understand that LGBTQIAPN+ community members have brought different gestures to the critical management of battle arenas that are so common in black sociability, such as rap (AZEVEDO; SILVA, 1999; SOUZA, 2011). We map, in Dalasam's poetry, four major gestures that we understand to be part of what he has produced thus far: alliances, in which we articulate his relationship with other people mentioned in his songs or musical collaborations; the body, in which we investigate his performances; the wakabake, in which his flow is analyzed as a constituent of an aesthetic that goes beyond the meaning of words; and love, in which we observe the ways in which the rapper addresses the theme throughout his productions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRico Dalasampt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectCultura hip-hoppt_BR
dc.subjectLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectMovimento hip-hoppt_BR
dc.subject.otherRico Dalasampt_BR
dc.subject.otherrappt_BR
dc.subject.otherhip-hop culturept_BR
dc.subject.otherhip-hop movementpt_BR
dc.subject.otherLGBTQIAPN+pt_BR
dc.subject.othersongpt_BR
dc.titleO negro e a canção, a canção e o negro: um estudo do rap gay de Rico Dalasampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Ana Lígia Leite e-
dc.contributor.advisor-co1Costa, Júlia Morena Silva da-
dc.contributor.referee1Costa, Júlia Morena Silva da-
dc.contributor.referee2Oliveira, Acauam Silvério de-
dc.contributor.referee3Souza, Ana Lúcia Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3415463031701176pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se dedica a analisar as canções do rapper Rico Dalasam, bem como outras tensões que o rapper traz e produz no cenário do rap na contemporaneidade em relação a rappers heterossexuais. Por meio de um percurso historiográfico do rap brasileiro, impulsionamos reflexões sobre as relações entre ele, a cultura brasileira, as masculinidades e as outras vozes que o habitam na contemporaneidade. Como integrante do movimento hip-hop, o gênero surge racial e socialmente marcado (TEPERMAN, 2015) e ganhou notoriedade no Brasil nos anos 1990 como parte da contracultura negra com impactos culturais remarcáveis (OLIVEIRA, 2015; 2020). Ainda, encontram-se críticas ao ritmo vindas de quem é hostilizado dentro dele (LI, 2019; SANTOS, 2016). Dessa forma, investigamos Rico Dalasam, rapper gay, que é reconhecido como expoente LGBTQIAPN+ do ritmo em questão e nos dedicamos a observar as outras tensões que ele traz para o cenário do rap na contemporaneidade, por consequência para o movimento hip-hop, por entendermos que pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ têm trazido gestos em diferença na gestão crítica das arenas de batalha que são tão comuns à sociabilidade negra, como é o rap (AZEVEDO; SILVA, 1999; SOUZA, 2011). Mapeamos, na poética de Dalasam, quatro grandes gestos que entendemos fazerem parte do que ele produziu até então: as alianças, em que articulamos sua relação com outras pessoas, citadas em suas músicas ou colaborações musicais; o corpo, em que investigamos suas performances; o wakabake, em que seu flow é analisado enquanto constituinte de uma estética que está para além do sentido das palavras; e o amor, em que observamos as maneiras através das quais o rapper fala da temática ao longo de suas produções.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.relation.referencesZEFERINO, Hilário Mariano dos Santos. O negro e a canção, a canção e o negro: um estudo do rap gay de Rico Dalasam. 2023. Dissertação (Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023. 137 f. : il.pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação hilário zeferino versal final afinal.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons