Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37447
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A dramaturgia de Antônio Mendes: edição interpretativa do texto teatral censurado em Contos da senzalaALA
metadata.dc.creator: Cunha, Brígica Prazeres Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Isabela Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Isabela Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Arivaldo Sacramento de
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Maria da Concição Reis
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho é incursionar pela produção dramatúrgica de Antônio Mendes, considerando, especialmente, o texto Contos de senzala para o qual foi feita uma edição interpretativa. Antônio Mendes de Oliveira foi um dramaturgo baiano que abriu caminho para a presença de sujeitos negros na cena do teatro amador durante as décadas de 1970 a 1980, período em que a sociedade vivia sob regime ditatorial e que a atuação da censura estava mais acentuada nas diversões públicas. A relevância de Antônio Mendes para os grupos de teatro amador foi imensurável, no entanto é perceptível o apagamento e silenciamento no que concerne ao mesmo. Neste trabalho, em perspectiva filológica, com ênfase na Crítica Textual, buscou-se editar e estudar os processos de produção, transmissão e circulação da produção dramatúrgica de Mendes, resultando na organização do Acervo Antônio Medes e na edição interpretativa para Contos de senzala, analisado como processo e produto da sócio-história e da cultura baiana. O presente estudo é relevante por contribuir com a divulgação de uma literatura dramática esquecida, que revela a potência de Antônio Mendes como intelectual negro, assim como propõe uma reflexão no que concerne à prática censória e a consequência dela para a produção da dramaturgia amadora baiana.
Abstract: The purpose of this work is to explore the dramaturgical production of Antônio Mendes, considering, especially, the text Contos de senzala, for which an interpretative edition was made. Antônio Mendes de Oliveira was a playwright from Bahia who paved the way for the presence of black subjects in the amateur theater scene during the 1970s and 1980s, a period in which society lived under a dictatorial regime and when censorship was more pronounced in entertainment. public. The relevance of Antônio Mendes to the amateur theater groups was immeasurable, however, the erasure and silencing regarding him is noticeable. In this work, from a philological perspective, with emphasis on Textual Criticism, we sought to edit and study the processes of production, transmission and circulation of Mendes' dramaturgical production, resulting in the organization of the Antônio Medes Collection and the interpretative edition for Contos de senzala, analyzed as a process and product of Bahian socio-history and culture. The present study is relevant for contributing to the dissemination of a forgotten dramatic literature, which reveals the power of Antônio Mendes as a black intellectual, as well as proposes a reflection on the censorship practice and its consequence for the production of Bahian amateur dramaturgy.
Keywords: Antônio Mendes
Crítica Textual
Teatro Amador
Texto Teatral Censurado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37447
Issue Date: 31-Jan-2022
Appears in Collections:Dissertação (PPGLITCULT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertao_Brgida_Prazeres-definitiva_com_nomes_dos_membros_da_banca.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.