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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho da UFBA, titulados de 2009 a 2019
Autor(es): Magno, Sheila Mendes Argôlo
Primeiro Orientador: Rêgo, Rita de Cássia Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Rêgo, Rita de Cássia Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Verônica Maria Cadena
metadata.dc.contributor.referee3: Viola, Denise Nunes
Resumo: INTRODUÇÃO: Os programas de pós-graduação stricto sensu possuem a missão de formar pessoal com competência profissional, técnica e científica para atuar nas áreas da docência e da pesquisa. Uma das formas de investigar se um programa está cumprindo a sua missão é realizando estudo de avaliação dos seus egressos. OBJETIVOS: Identificar o perfil socioeconômico e demográfico, os aspectos profissionais, acadêmicos, e de produção científica e tecnológica dos egressos do Programa de pós-graduação em saúde ambiente e trabalho (PPGSAT/UFBA) titulados entre os anos de 2009 e 2019 e descrever aspectos relacionados ao Curso, segundo os egressos. MÉTODOS: Pesquisa avaliativa, epidemiológica, de caráter descritivo, conduzida em duas etapas. A primeira, foi realizada no período entre março e abril de 2020, através da consulta aos currículos na Plataforma Lattes do CNPq dos egressos e a segunda entre maio e agosto de 2020 por meio de questionário eletrônico. Inicialmente foi realizada a análise da estatística descritiva e exploratória dos dados para ambas as etapas. Além disto, na primeira etapa foi feito o teste de Aleatorização considerando subamostras, uma vez que os dados eram compostos pela população. Para verificar a existência de associação entre as variáveis foi realizado o teste Qui-quadrado e na segunda etapa foi realizado o teste de Aleatorização para o ajuste do modelo de regressão logística considerando apenas uma variável independente. Também foi feita Análise Fatorial exploratória de alguns dados, seguida da Nuvem de palavras para as perguntas com respostas abertas. RESULTADOS: Na primeira etapa foram analisados 163 currículos, o que representa 98,8% da população. Houve uma predominância do sexo feminino 78,5% e graduados na área da saúde 74,2%, em que 60,1% publicaram pelo menos um artigo em revistas e/ou livro/capítulo, com um total de 196 artigos publicados em revistas cientificas. Dos 51,5% egressos que realizaram pelo menos uma publicação de artigo científico, 62,0% fizeram com seu respectivo orientador. Após a realização do teste de Aleatorização verificou-se que em 50% das subamostras a Publicação em periódico influencia na realização do Doutorado. Na segunda etapa do estudo a população foi composta por 90 egressos, a maioria atua no mercado de trabalho 85,7% e 51,1% são docentes de IES e 36,7% estão com o Doutorado em andamento. Apenas 24,4% possuem cargos de chefia/direção ou coordenação. Em relação às perguntas abertas, 43,3% dos egressos expuseram justificativas para não terem feito publicações, destes, 17,9% citaram a recusa de revistas; 43,3% declarou ter apresentado dificuldade durante o Curso, destes, 28,2% citaram dificuldade em conciliar trabalho com o mestrado. A análise fatorial mostrou que os egressos estão bem divididos em relação a satisfação com os dois fatores, o primeiro relativo a novas aprendizagens e relações no trabalho e o segundo ao sucesso profissional. Os resultados também mostraram as variáveis que influenciam na área financeira, profissional e do conhecimento dos egressos. Os egressos do sexo masculino apresentaram 86,6% de chance de ter ascensão profissional e os do sexo feminino apenas 64,0%. A probabilidade de realizar o Doutorado aumenta quando o egresso é oriundo de instituição pública, passando de 22,0% para 49,1%. A maioria declarou aumento da renda após a conclusão do mestrado e alto grau de impacto do mestrado na vida profissional, 65,6% e 62,2%, respectivamente. CONCLUSÃO: Os resultados demonstraram que o Programa necessita adotar medidas para proporcionar algumas melhorias e evolução do Curso, no sentido de conseguir gerar um impacto cada vez maior na vida profissional dos seus egressos. Também foi possível constatar uma carência de publicações, ressaltando que este é um dos principais itens que necessita atenção do Programa. Logo, os resultados deste estudo podem fomentar discussões sobre o alcance de objetivos e metas estabelecidas pelo Programa e gerar iniciativas que irão viabilizar melhorias na formação, adoção de medidas adequadas para o fortalecimento do Curso, proporcionando um maior desenvolvimento da sua inserção social. Além disso, os resultados ajudarão o PPGSAT/UFBA no seu processo de autoavaliação junto a CAPES.
Abstract: INTRODUCTION: stricto sensu graduate programs have the mission of training personnel with professional, technical and scientific competence to work in the areas of teaching and research. One of the ways to investigate whether a program is fulfilling its mission is to carry out an evaluation study of its graduates. OBJECTIVES: Identify the socioeconomic and demographic profile of professionals, specialists and scientific and technological production of graduates of the Postgraduate Program in Health and Work (PPGSAT/UFBA) Course, according to graduates. METHODS: Evaluative, epidemiological, descriptive research, conducted in two stages. The first was carried out between March and April 2020, by consulting the CVs on the CNPq Lattes Platform for graduates, and the second between May and August 2020 through an electronic questionnaire. Initially, descriptive and exploratory statistical analysis of the data for both stages was performed. In addition, in the first stage, the Randomization test was performed considering sub-samples, since the data were composed by the population. To verify the existence of an association between the variables, the chi-square test was performed and, in the second stage, the randomization test was performed to adjust the logistic regression model considering only one independent variable. Exploratory Factor Analysis of some data was also performed, followed by Word Cloud for open-ended questions. RESULTS: In the first stage, 163 curricula were analyzed, representing 98.8% of the population. There was a predominance of females 78.5% and graduates in the health field 74.2%, in which 60.1% published at least one article in journals and/or book/chapter, with a total of 196 articles published in journals scientific. Of the 51.5% graduates who carried out at least one publication of a scientific article, 62.0% did it with their respective advisor. After performing the Randomization test, it was found that in 50% of the sub-samples, Journal publication influences the Doctorate. In the second stage of the study, the population consisted of 90 graduates, most of them work in the labor market, 85.7% and 51.1% are professors at HEIs and 36.7% have their Doctorate in progress. Only 24.4% have leadership/direction or coordination positions. Regarding open questions, 43.3% of the graduates explained their reasons for not having published, of these, 17.9% cited the refusal of journals; 43.3% declared having had difficulty during the course, of which 28.2% mentioned reconciling work with a master's degree. Factor analysis showed that graduates are well divided in terms of satisfaction with the two factors, the first relating to new learning and relationships at work and the second to professional success. The results also showed the variables that influence the financial, professional and knowledge of graduates. Male graduates have an 86.6% chance of having professional advancement and female graduates only 64.0%. The probability of taking a Doctorate degree increases when the graduate comes from a public institution, going from 22.0% to 49.1%. The majority declared an increase in income after the master's degree and a high degree of impact of the master's in their professional life, 65.6% and 62.2%, respectively. CONCLUSION: The results showed that the Program needs to adopt measures to provide some improvements and evolution of the course, in order to generate an increasing impact on the professional life of its graduates. It was also possible to observe a lack of publications, emphasizing that this is one of the main items that needs attention from the Program. Therefore, the results of this study can encourage discussions about the achievement of objectives and goals established by the Program and generate initiatives that will enable improvements in training, adoption of appropriate measures to strengthen the Course, providing greater development of their social inclusion. In addition, the results will help PPGSAT/UFBA in its self-assessment process with CAPES.
Palavras-chave: Autoavaliação de programas
Egressos
Pós-graduação stricto sensu
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37432
Data do documento: 16-Dez-2021
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