Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37430
Tipo: Tese
Título: Funções executivas, metacognição, regulação emocional e neuromodulação em adultos com e sem depressão
Autor(es): Reis, Renata Mascarenhas Aleixo
Primeiro Orientador: Abreu, José Neander da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Chrissie Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Lucas Araújo de
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Thatiana Helena de
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Tiago Fernando Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee5: Abreu, José Neander Silva
Resumo: O objetivo desta tese foi avaliar a correlação e predição entre componentes das funções executivas (controle inibitório e flexibilidade cognitiva), metacognição de pensamentos e sentimentos, e regulação emocional em adultos típicos. Adicionalmente, o presente trabalho teve como objetivo, avaliar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) sobre as principais variáveis dependentes do estudo, em adultos com depressão maior. A tese se divide em três estudos empíricos. O primeiro artigo descreveu a construção da Escala de Metacognição de Pensamentos e Sentimentos (EMETAPS) e analisou as evidências de validade baseadas no conteúdo e na estrutura interna. Participaram 419 adultos com desenvolvimento típico, com idades entre 18 e 60 anos. Os itens da escala foram construídos com base nos construtos Conhecimento da cognição e Regulação da cognição. Conforme a análise de juízes, a análise fatorial e os resultados de consistência interna, a EMETAPS se mostrou adequada para avaliação da metacognição de pensamentos e sentimentos em adultos típicos. O estudo 2 teve como objetivo geral, avaliar a correlação e a predição entre as funções executivas, metacognição e regulação emocional em adultos típicos. 245 adultos, com idades entre 18 e 55 anos responderam o Teste dos Cinco Dígitos – FDT, a EMETAPS e o Questionário de Regulação Emocional (QRE). Os resultados mostraram que não houve correlação entre funções executivas e metacognição. Por outro lado, resultados revelaram que subcomponentes das funções executivas e da metacognição se correlacionaram com diferentes estratégias de regulação emocional. O estudo 3 examinou os efeitos da ETCC sobre o córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL) nas funções executivas, metacognição de pensamentos e sentimentos e regulação emocional em adultos com depressão maior. Participaram dezoito adultos entre 18 e 40 anos de idade, que foram submetidos a 10 sessões de ETCC ativo (n = 10) ou ETCC simulada (n = 8) por duas semanas. A gravidade dos sintomas de depressão, as funções executivas, a metacognição e as estratégias de regulação emocional dos participantes foram avaliadas na linha de base, no pós-teste e no follow-up de 3 meses após a intervenção. De modo geral, foi possível observar que a ETCC ativa não teve um maior efeito sobre as variáveis em comparação com a intervenção SHAM. Faz-se necessário novas pesquisas que busquem avaliar os mecanismos subjacentes da regulação emocional, bem como visem encontrar os melhores protocolos de intervenções de ETCC capazes de promover uma melhora significativa em funções cognitivas e em estratégias de regulação emocional em adultos com depressão maior.
Abstract: The objective of this thesis was to evaluate the correlation and prediction between components of executive functions (inhibitory control and cognitive flexibility), metacognition of thoughts and feelings, and emotional regulation in typical adults. Additionally, the present study aimed to evaluate the effects of transcranial direct current stimulation (tDCS) on the main dependent variables of the study, in adults with major depression. The thesis is divided into three empirical studies. The first article described the construction of the Metacognition of Thoughts and Feelings Scale (EMETAPS) and analyzed the validity evidence based on content and internal structure. Participants were 419 adults with typical development, aged between 18 and 60 years. The scale items were constructed based on the Knowledge of Cognition and Regulation of Cognition constructs. According to the judges' analysis, factor analysis and internal consistency results, the EMETAPS proved to be adequate for evaluating the metacognition of thoughts and feelings in typical adults. Study 2 had the general objective of evaluating the correlation and prediction between executive functions, metacognition and emotional regulation in typical adults. 245 adults aged between 18 and 55 answered the Five Digits Test – FDT, the EMETAPS and the Emotion Regulation Questionnaire (ERQ). The results showed that there was no correlation between executive functions and metacognition. On the other hand, results revealed that subcomponents of executive functions and metacognition correlated with different emotion regulation strategies. Study 3 examined the effects of tDCS on the dorsolateral prefrontal cortex (DLPFC) on executive functions, metacognition of thoughts and feelings, and emotion regulation in adults with major depression. Eighteen adults between 18 and 40 years old participated, who underwent 10 sessions of active tDCS (n = 10) or sham tDCS (n = 8) for two weeks. The severity of depression symptoms, executive functions, metacognition, and emotion regulation strategies of participants were assessed at baseline, posttest, and 3-month follow-up after the intervention. Overall, it was possible to observe that active tDCS did not have a greater effect on the variables compared to the SHAM intervention. New research is needed that seeks to assess the underlying mechanisms of emotion regulation, as well as to find the best tDCS intervention protocols capable of promoting a significant improvement in cognitive functions and in emotion regulation strategies in adults with major depression.
Palavras-chave: Funções executivas
Metacognição
Regulação emocional
ETCC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37430
Data do documento: 15-Jun-2023
Aparece nas coleções:Tese (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons