Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37422
Tipo: Dissertação
Título: Trombone criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida
Título(s) alternativo(s): CREATIVE TROMBONE
Autor(es): Santos, Bruno Nery dos
Primeiro Orientador: Barbosa, Joel Luís da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Joel Luís da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lelio Eduardo Alves da
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Alexandre Magno e Silva
Resumo: “Trombone Criativo: uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida” é uma pesquisa que tem como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino da criatividade musical para o trombone, tendo este como ponto de partida, podendo ser utilizado em paralelo aos métodos tradicionalmente conhecidos e independente do nível de conhecimento prévio do instrumentista. Esse processo de ensino e aprendizagem, resultou na construção de um material didático em forma de método instrumental. A pesquisa utilizou a metodologia pesquisa-ação de Michel Thiollent e foi aplicada a 5 estudantes de níveis diferenciados no Conservatório de Música da Fundação Carlos Gomes, em Belém do Pará. No âmbito educacional, a aprendizagem do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick, o estudo das claves na visão de Letieres Leite e Jose Izquierdo e as perspectivas inovadoras de educação musical de David J. Elliott se unem à pedagogia do trombone como fundamentação teórica. Ao final, é apresentada a proposta pedagógica de nome “Trombone Criativo”. A pesquisa resultou na compilação de textos sobre: desenvolvimento da criatividade; improvisação e os fatores que contribuem para que a maioria dos trombonistas não tenham habilidade quando precisam ser criativos ou improvisar e analisou os resultados práticos dos participantes após a aplicação da metodologia ora apresentada.
Abstract: “Creative Trombone: a pedagogical proposal for teaching musical creativity using the instrument as a starting point” is a research wich aims to develop a methodology for teaching musical creativity for the trombone, which has the instrument as its starting point and can be used in parallel with the traditionally known methods and regardless of the instrumentalist's level of prior knowledge. This teaching and learning process resulted in the construction of didactic material in the form of an instrumental method. The research used Michel Thiollent's action-research methodology and was applied to 5 students of different levels at the Conservatório de Música da Fundação Carlos Gomes, in Belém do Pará. In the educational field, learning the C(L)A(S)P model by Keith Swanwick, the study of clefs by Letieres Leite and Jose Izquierdo and the innovative perspectives of music education by David J. Elliott join the pedagogy of trombone as a theoretical foundation. At the end, the pedagogical proposal called “Creative Trombone” is presented. The research resulted in the compilation of texts about: creativity development; improvisation and the factors that contribute to that most trombonists do not have the ability when they need to be creative or improvise and analyzed the practical results of the participants after applying the methodology presented here.
Palavras-chave: trombone
método de trombone
improvisação musical
clave rítmica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: Santos, Bruno Nery dos. Trombone Criativo : uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida — Salvador, BA : PPGMUS, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37422
Data do documento: 16-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TROMBONE CRIATIVO SANTOS BRUNO NERY vf.pdfTrombone Criativo : uma proposta pedagógica para o ensino da criatividade musical utilizando o instrumento como ponto de partida3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.