Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37421
Tipo: Dissertação
Título: O agenciamento em Breve historia de sete assassinatos: Bob Marley, política e revolução no romance jamaicano de Marlon James
Título(s) alternativo(s): Agency in A brief history of seven killings: Bob Marley, Politics and Revolution in Marlon James' Jamaican Novel
Autor(es): Cruz, João Vitor Dias da
Primeiro Orientador: Souza, Arivaldo Sacramento de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Carla Dameane Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Rodriguez, Maria Dolores Sosin
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Arivaldo Sacramento de
Resumo: Esta dissertação tem como tema o agenciamento no romance jamaicano de Marlon James (2017a), Breve história de sete assassinatos. A narrativa que compõe o corpus desta pesquisa é ambientada em uma Jamaica recém-independente e tem como ponto de partida a tentativa de assassinato que Bob Marley e seus familiares sofreram na noite de 3 de dezembro de 1976. A partir deste episódio, Marlon James recorre aos seus narradores para reescrever a história política e o desenvolvimento social de seu país. Nesse período, do mesmo modo, Bob Marley assume-se como um agente político e revolucionário em sua ilha, tudo isso devido ao clima de tensão que se instaurou na Jamaica por conta das eleições parlamentares desse mesmo ano. Assim sendo, esta dissertação analisa as pessoas que compõem a narrativa jaminiana, bem como os efeitos produzidos por James (2017a) ao agenciar seu personagem principal, o cantor Bob Marley. Com o apoio de teóricos como Deleuze e Guattari (1995; 2017a; 2017b) e Florentina Souza (2015) foi possível perceber que o autor agencia suas dezenas de narradores, de diversos pontos sociais, para reescrever a história social e política da ilha, e, da mesma forma, ele explora uma versão pouco conhecida no mundo afora sobre o astro do reggae. Por conseguinte, com o apoio de Rabelo (2006), White (2012) e Bezerra (2012), foi possível perceber os modos de vida que ajudaram o intérprete Bob Marley a assumir sua posição de agente político na Jamaica, como o movimento político e religioso rastafári e o som-manifesto do reggae music. Ainda, com o apoio de teóricos como Stone (1977) e Marley e Jones (2020), discute-se os conflitos sociais propagados pelas duas principais legendas que estavam no pleito para a disputa parlamentar na ilha caribenha: o Partido Nacional Popular (PNP), de espectro esquerda, e o Partido trabalhista Jamaicano (PTJ), de espectro direita. Ambas as legendas, durante a corrida eleitoral, incentivaram e patrocinaram o terror que deixou a marca de dezenas de mortos na ilha. Nesse quadro de guerra, insere-se o Bob Marley de Marlon James para cantar a liberdade de seu povo e tentar unir sua nação.
Abstract: This dissertation has as its theme the agency in the Jamaican novel by Marlon James (2017a), Brief history of seven killings. The narrative that makes up the corpus of this research is set in a newly independent Jamaica and has as its starting point the assassination attempt that Bob Marley and his family suffered on the night of December 3, 1976. to its narrators to rewrite the political history and social development of their country. During this period, in the same way, Bob Marley assumes himself as a political and revolutionary agent on his island, all due to the climate of tension that was established in Jamaica due to the parliamentary elections of that same year. Therefore, this dissertation analyzes the people who make up the Jaminian narrative, as well as the effects produced by James (2017a) when managing his main character, the singer Bob Marley. Supported by Deleuze and Guattari (1995; 2017a; 2017b) and Florentina Souza (2015) it was possible to perceive that the author manages his dozens of narrators, from different social points, to rewrite the social and political history of the island, of the Likewise, he explores a version that is little known around the world about the reggae star. Therefore, supported by Rabelo (2006), White (2012) and Bezerra (2012) it was possible to perceive the ways of life that helped the interpreter Bob Marley to assume his position as a political agent in Jamaica, such as the political and religious movement rastafari and the sound-manifesto of reggae music. Yet, supported by the theorists Stone (1977) and Marley and Jones (2020), I discuss the social conflicts propagated by the two main parties that were in the election for the parliamentary dispute on the Caribbean Island: the People's National Party (PNP) on the left spectrum and the Jamaican Labor Party (JLP) on the right spectrum. Both parties, in the electoral race, encouraged and sponsored the terror that left dozens of dead in the island. In this war framework, Marlon James' Bob Marley is inserted to sing of the freedom of his people and try to unite his nation.
Palavras-chave: Literatura jamaicana
Literatura e sociedade
Política e literatura
James, Marlon, - Crítica e interpretação
CNPq: Letras e artes
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37421
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FC - Versão final - dissertação.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons