Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37393
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): SOUZA, WESLEY PATRICK PEREIRA DE
Primeiro Orientador: FRANÇA , ZAIRA NASCIMENTO DA
metadata.dc.contributor.referee1: FONSECA , JAEL GLAUCE DA
metadata.dc.contributor.referee2: JUNQUEIRA, THEREZA DE JESUS SANTOS
Resumo: O presente estudo de caso busca analisar e compreender os processos do uso de estratégias de aprendizagem nos jogos eletrônicos por alunos/as de alemão como língua estrangeira e como isso impacta no aprendizado do aluno jogador. A coleta de dados aconteceu através de um formulário online da plataforma Formulário Google e contou com a participação de alunos dos cursos de alemão da Universidade Federal da Bahia: Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) e Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). A pesquisa possibilitou abordar experiências de aquisição de linguagem vivenciadas tanto por alunos que jogam com frequência, quanto os que jogam raramente e apontar estratégias empregadas neste processo. Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira. Jogos Eletrônicos. Língua Alemã.
Abstract: The present case study aims to analyze and understand the processes of the use of learning strategies, in electronic games, by students of German as a foreign language and how this impacts the performance of the student player. Data collection took place through an online form on the Google Form platform and had the participation of students from the German courses at the Federal University of Bahia (UFBA): Núcleo Permanente de Extensão em Letras (NUPEL) and Programa de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). The research made it possible to approach language acquisition experiences experienced both by students who play frequently and those who play rarely and point out strategies used in this process. Keywords: Foreign Language Acquisition. Electronic Games. German Language.
Palavras-chave: Aquisição de Língua Estrangeira
Jogos Eletrônicos
Língua Alemã
German Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37393
Data do documento: 8-Jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Wesley P P de - O USO DE JOGOS ELETRÔNICOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ (1).pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons