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Tipo: Tese
Título: Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
Título(s) alternativo(s): Digital reconstructions: virtual narratives and a new place for memory
Autor(es): Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
Primeiro Orientador: Amorim, Arivaldo Leão de
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Arivaldo Leão de
metadata.dc.contributor.referee2: Etchevarne, Carlos Alberto
metadata.dc.contributor.referee3: Sant Anna, Márcia Genésia de
metadata.dc.contributor.referee4: Salgado, Mônica Santos
metadata.dc.contributor.referee5: Groetelaars, Natalie Johanna
Resumo: A evolução das tecnologias digitais e os episódios recentes de destruição de bens da herança cultural estão sendo determinantes para a larga produção de modelos de reconstrução digital de monumentos, sítios e artefatos históricos. Também a própria condição da contemporaneidade, híbrida do material e do digital, tem demandado a digitalização do mundo físico e a construção de modelos digitais aplicáveis aos mais diversos usos. O posicionamento dos órgãos de proteção do patrimônio, muitas vezes, tem encorajado a reconstrução como forma de reafirmação política contra extremistas e de fortalecimento da resiliência das comunidades. Menos polêmica e reversível, a reconstrução digital tem como objetivo representar monumentos e objetos desaparecidos, restaurando-os visualmente a um dado momento da sua história, sendo também amplamente utilizados como documentos científicos na arqueologia virtual, como promoção da divulgação turística e museográfica, bem como forma de resiliência, na superação da perda de um patrimônio destruído. Esta pesquisa parte da hipótese de que o entendimento dos modelos digitais de reconstrução são componentes das narrativas históricas e arqueológicas, construídas por um narrador-modelador que faz escolhas, prioriza aspectos e define a história a ser contada. Desta forma, tem como objetivos compreender e demonstrar a dimensão da reconstrução digital como método e produto digital, bem como propor uma ampliação do conceito de reconstrução digital, na perspectiva da compreensão desta como um processo interpretativo e dependente daquele que a interpreta e cria. Para alcançar estes objetivos, esta tese se propôs a executar um projeto prático de reconstrução digital e elaborar modelos de reconstrução digital das edificações do sítio histórico do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, propondo uma forma de registro e acesso aos paradados e elaborando narrativas virtuais para contemplar as construções teóricas suscitadas. A partir das elaborações propostas, foi possível identificar que existe uma simplificação conceitual da reconstrução digital, uma vez que esta não compreende todos os seus aspectos. Foi evidenciado que uma reconstrução digital decorre de uma série de interpretações e decisões, caracterizando o modelo digital produzido como um objeto cognitivo, síntese de um processo intelectual baseado em referências sobre o objeto físico que representa, sendo, ao mesmo tempo, um repositório de conhecimento e síntese deste conhecimento, por trazer consigo o conhecimento de fontes heterogêneas. Não obstante, a importância do registro deste processo intelectual como garantia de transparência e confiabilidade científica, tornou-se um requerimento das instituições de patrimônio, e a despeito do que muitos autores têm proposto, verificou-se a viabilidade de soluções simples destes registros (paradados), uma vez constatado que o cerne desta questão reside mais na postura ética do pesquisador-modelador do que na tecnologia em si. Na conclusão desta pesquisa, verificou-se que as narrativas virtuais elaboradas, servem de arena para a constituição de diferentes versões da história e que estas têm se configurado como o principal suporte de disseminação do patrimônio e do trabalho intelectual investigativo, interpretativo e decisório, que produz o conhecimento, não restringe, mas abre nova possibilidade de interpretação da história.
Abstract: The evolution of digital technologies and recent episodes of the destruction of cultural heritage assets have been determinants for the large production of digital reconstruction models of monuments, sites, and historical artefacts. Also, the contemporary hybrid condition of the real and virtual world has demanded digitising the physical world and the construction of digital models applicable to various uses. The position of heritage protection agencies has often encouraged reconstruction as a form of political reaffirmation against extremists and strengthening the resilience of communities. Less controversial and reversible, digital reconstruction aims to represent disappeared monuments and objects, visually restoring them to a given moment in their history. It is also widely used as scientific documents in virtual archaeology, as a promotion of tourism and museum dissemination, as well as a form of resilience in overcoming the loss of destroyed heritage. This research starts from the hypothesis that the understanding of digital reconstruction models is a component of historical and archaeological narratives constructed by a narrator-modeller who makes choices, prioritises aspects and defines the story to be told. Thus, it aims to understand and demonstrate the dimension of digital reconstruction as a digital method and product and propose an extension of the concept of digital reconstruction from the perspective of understanding it as an interpretive process dependent on the interpreter and creator. To achieve these objectives, this thesis proposed to execute a practical project of digital reconstruction and develop digital reconstruction models of the buildings of the historical site of the Convent of Santo Antônio do Paraguaçu, proposing a form of registration and access to paradata and developing virtual narratives to contemplate the theoretical constructions raised. From the proposed developments, it was possible to identify that there is a conceptual simplification of digital reconstruction, as it does not comprehend all of its aspects. It was evidenced that digital reconstruction results from a series of interpretations and decisions, characterising the digital model produced as a cognitive object, a synthesis of an intellectual process based on references to the physical object it represents, while at the same time being a repository of knowledge and a synthesis of this knowledge, by bringing with it the knowledge of heterogeneous sources. Nevertheless, the importance of recording this intellectual process as a guarantee of transparency and scientific reliability has become a requirement of heritage institutions, and despite what many authors have proposed, the feasibility of simple solutions for these records (paradata) has been verified, once it is noted that the heart of this issue lies more in the ethical stance of the researcher-modeller than in the technology itself. In the conclusion of this research, it was verified that the virtual narratives developed serve as an arena for the constitution of different versions of history. These have been configured as the primary support for disseminating heritage and investigative, interpretive, and decision-making intellectual work that produces knowledge, not restricting but opening up new possibilities for interpreting history.
Palavras-chave: Arquitetura - Documentação
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Cachoeira, BA) - Conservação e restauração
Patrimônio cultural - Proteção
Representação arquitetônica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Arquitetura
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
Citação: NOGUEIRA, Fabiano Mikalauskas de Souza. Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória. 2023. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37365
Data do documento: 19-Jun-2023
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