Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37360
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comércio social no Brasil: uma análise da percepção dos varejistas de moda sobre o uso das redes sociais
Título(s) alternativo(s): Social commerce in Brazil: an analysis of fashion retailers' perception of the use of social networks
Autor(es): Carvalho, Fernanda dos Santos de
Primeiro Orientador: Cabral, Bernardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Inara Rosa de
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus Junior, Leonardo Bispo de
Resumo: O comércio social no Brasil tem se tornado uma estratégia cada vez mais relevante no setor varejista de moda. Essa abordagem envolve a integração das redes sociais com o comércio eletrônico, permitindo que os varejistas promovam e vendam seus produtos diretamente nas plataformas sociais. O presente estudo tem como objetivo verificar a percepção do comércio social pelos lojistas no Brasil. Foi realizado um levantamento e revisão da literatura existente, com foco em revisões específicas, relacionadas ao tema em questão, além disso, através de um questionário enviado pelo Instagram e WhatsApp aos lojistas, coletaram-se dados qualitativos sobre a sua percepção do comércio social, bem como sobre suas redes sociais e site da marca. Questionários foram enviados para 93 lojistas e 16 participaram do estudo. Essas 16 lojas são aquelas que adotam a modalidade de vendas pelas redes sociais ou utilizam essas plataformas como forma de divulgação, direcionando os clientes para um site próprio, onde a compra pode ser finalizada. Os resultados obtidos identificam as percepções, desafios e oportunidades enfrentados pelos varejistas de moda no Brasil ao adotar o comércio social. Compreender a percepção dos lojistas em relação ao comércio social é fundamental para aprimorar as estratégias e práticas de negócios nesse setor. Essa análise pode fornecer perspectivas valiosas sobre o potencial do comércio social no Brasil, bem como as melhores práticas e tendências emergentes nesta área.
Abstract: Social commerce in Brazil has become an increasingly relevant strategy in the fashion retail sector. This approach involves integrating social media with e-commerce, allowing retailers to promote and sell their products directly on social platforms. The present study aims to examine the perception of social commerce among retailers in Brazil. A survey and literature review were conducted, focusing on specific reviews related to the subject matter. Additionally, qualitative data were collected through a questionnaire sent to retailers via Instagram and WhatsApp, capturing their perception of social commerce, as well as information about their social media presence and brand website. Questionnaires were sent to 93 retailers, and 16 participated in the study. These 16 stores are those that adopt social media as a sales channel or use these platforms for promotion, directing customers to their own websites to complete the purchase. The obtained results identify the perceptions, challenges, and opportunities faced by fashion retailers in Brazil when adopting social commerce. Understanding retailers' perceptions of social commerce is crucial for enhancing strategies and business practices in this sector. This analysis can provide valuable insights into the potential of social commerce in Brazil, as well as the best practices and emerging trends in this area.
Palavras-chave: Comércio social
Redes sociais
Comércio eletrônico
Consumidores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37360
Data do documento: 7-Jul-2023
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Fernanda Carvalho.pdfFernanda Carvalho - TCC1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons