dc.relation.references | ACKELSBERG, Marta A. Mulheres livres: a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola. São Paulo: Elefante, 2019.
ACNUR. Alto comissariado das nações unidas para os refugiados. 2018. Disponível em: https://www.acnur.org/portugues/. Acesso em: 05 fev. 2020.
AGUIRRE BELTRÁN, Blanca. Análisis de necesidades y diseño curricular. In: GARGALLO, Isabel Santos; LOBATO, Jesús Sánchez. Vademécum para la formación de profesores: enseñar español como segunda lengua (L2)/lengua extranjeras (LE). Madrid: SGEL, 2008. p. 643-664; 1109-1128.
AGUIRRE BELTRÁN, Blanca. Aprendizaje e enseñanza de español con fines específicos: comunicación en ámbitos académicos y profesionales. Madrid: SGEL, 2012.
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021.
ANDRADE, José H. Fischel de; MARCOLINI, Adriana. A política brasileira de proteção e de reassentamento de refugiados: breves comentários sobre suas principais características. Revista Brasileira de Política Internacional. Brasília: 2002. p.168-176
APPLE, Michael Whitman. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Flavio Antonio; SILVA, Tomáz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1999. p. 176-197.
APPLE, Michael Whitman. A Política do Conhecimento Oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, Flavio Antonio; SILVA, Tomáz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1999. p. 59-91.
ARAKI, Ligia Enomoto. A disciplina Inglês Instrumental no Ensino Superior e as representações de seus professores. Orientadora: Rosinda de Castro Guerra Ramos. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
AROUX, Sylvain. A questão da origem das línguas, seguido da historicidade das ciências. Campinas, Editora RG, 2008.
AROUX, Sylvain. Filosofia da linguagem. Tradução de Marcos Marcionillo. São Paulo: Parábola, 2009.
ARAÚJO, Ana Paula. Abuso: a cultura do estupro no Brasil. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2020.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus Editora, 2000.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial,
2005.
ASSIS, Joziane Ferraz de. “Eu, caçadora de mim”: o percurso de formação de uma professora de espanhol. Orientadora: Marcia Paraquett. 2018. 213 f. (Doutorado em Língua e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
BARROS, José D’Assunção. A construção da teoria nas ciências humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis (org.). Múltiplas perspectivas, múltiplos sentidos: o ensino e a aprendizagem do espanhol em foco. Brasília: Editora Kiron, 2012.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Minha pátria é minha língua: algumas questões sobre a (de)colonização das línguas e dos sujeitos no ensino de espanhol. Revista Abeache, n°12, 2° semestre de 2017. p.28-47.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Um dia de fúria ou Era da fúria: revisitando construtos como língua espanhola, identidade e cultura e suas implicações para e educação linguística em tempos difíceis. In: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NOGUEIRA, Messias Antonio (org.). Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: CRV, 2018. p. 115-131.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. (De)Colonialidade da linguagem, lócus enunciativo e constituição identitária em Gloria Anzaldúa: uma “new mestiza”. Revista Polifonia, Cuiabá-MT, v. 26, n.44, p. 123-145, out.-dez., 2019a.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México: questões epistemológicas e metodológicas traçadas por um paradigma-outro. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, número especial, 2019b.
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; GOPAR, López Mário. Educação crítica, decolonialidade e educação linguística no Brasil e no México: questões epistemológicas e metodológicas traçadas por um paradigma-outro. Letras & Letras, Uberlândia, v. 35, p. 27, n. especial, 2019. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49261. Acesso em: 26 mar. 2021.
BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França pronunciado dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1978.
BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel. Didáctica Desconstructiva y Complejidad: algunos principios. In: MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Medo Líquido. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2013.
BEDIN, Maria Camila. Espanhol para fins específicos no ensino superior tecnológico e formação docente: articulações, rumos e possibilidades. Orientadora: Isabel Gretel Maria Eres Fernandez. 2017. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
BHABHA, HOMI K. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses: textos seletos de Homi Bhabha. Organização de Eduardo F. Coutinho. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BIROLI, Flávia. Gêneros e desigualdades: os limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.
BOBERG, José Lázaro. O evangelho de Maria Madalena. Capivari, SP: Editora EME, 2017.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. PORTARIA Nº 2.282, DE 27 DE AGOSTO DE 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Publicado em: 28/08/2020, Edição: 166, Seção: 1, Página: 359, Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.282-de-27-de-agosto-de-2020-274644814. Acesso em: 07 fev. 2021.
BRITES, Dantas Alice. Sistema sensorial - Órgãos captam estímulos e informações... Disponível em:- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/sistema-sensorial-orgaos-captam-estimulos-e-informacoes.htm? Último acesso: 07 jun. 2023.
BURKE, Peter; PORTER, Roy (org.). Linguagem indivíduo e sociedade. Tradução de Álvaro Luíz Hattnher. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2003.
CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
CANDAU, Vera Maria (org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CANDAU, Vera Maria (org.). Cultura, linguagem e subjetividade no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
CANNABRAVA FILHO, Paulo. Brasil supera imperialismo dos EUA e volta a ser colônia – dos EUA. Revista Diálogos do Sul. Disponível em: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/golpe/52887/brasil-supera-imperialismo-dos-eua-e-volta-a-ser-colonia-dos-eua Acesso em: 26 nov. 2022.
CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo, Selo Negro, 2011
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOLGUEL, Ramón (comp.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
CELANI, Maria Antonieta Alba; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra; FREIRE, Maximina M. (org.). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2009.
CELANI, Maria Antonieta Alba. Revivendo a aventura: Desafios, encontros e desencontros. In: CELANI, Maria Antonieta Alba; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra; FREIRE, Maximina M. (org.). A abordagem instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2009. p.17-31.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Tradução de Carlos Willer, ilustração de Marcelo D’Salete, cronologia de Rogério de Campos. São Paulo: Veneta, 2020.
COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução de Rane Souza. 1ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.
CONGRESSO NACIONAL. Lei 13.445. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13445.htm. Acesso em: 07 fev. 2021.
CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. 1969. Disponível em: https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm. Acesso em: 06 fev. 2021.
CORACINE, Maria José (org.). Identidades silenciadas e (in)visíveis: entre a inclusão e a exclusão. Campinas, SP: Pontes, 2019.
CORTINA, Adela. Aporofobia, el rechazo al pobre: un desafío para la democracia. Barcelona: Editorial Paidós, 2017.
COSTA, Marli Marlene Moraes da; REUSCH, Patrícia Thomas. Migrações internacionais: soberania, direitos humanos e cidadania. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol. 8, n. 2, maio-agosto, 2016, p. 275-292
CUSICANQUI, Rivera Silvia. Oprimidos, pero no vencidos. D.L.: 4-1-1397-03. La Paz (Bolívia): Ed. WA-GUI, 2010.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Tradução de Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, 1999.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Os direitos da mulher e da cidadã por Olimpia de Gouge. São Paulo: Saraiva, 2016.
DARWIN, Charles. A origem das espécies. Tradução de Ana Afonso. São Paulo: Hemus Livraria Editora Ltda, 2009.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (DUDH). 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91601-declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 05 fev. 2021.
DESMOND, Tutu. Deus não é cristão e outras provocações. Tradução de Lílian Jenkino. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2012.
DUSSEL, Enrique. Historia general de la iglesia en América Latina. Tomo 1/1 Introducción general a la historia de la iglesia en América Latina. Salamanca. Espanha: CEHILA Ediciones Sígueme, 1983.
DUSSEL, Enrique. O encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade: Conferências de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1993.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. In: LANDER, Edgardo (org.). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. Setembro, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624093038/5Dussel.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.
DUSSEL, Enrique. Ética da libertação na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Lisboa: Editora Ulisseia, 1965.
FANON, Frantz. Pele negra máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FANON, Frantz. Alienação e liberdade: escritos psiquiátricos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
FANON, Frantz. Por uma revolução africana: textos políticos. Rio de Janeiro: ZAHAR Editora, 2021.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpos e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019a
FEDERICI, Silvia. Mulheres e caça às bruxas: da Idade Média aos dias atuais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019b.
FEDERICI, Silvia. O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo. Volume 1. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.
FEDERICI, Silvia. Reencantando o mundo: feminismo e a política dos comuns. São Paulo: Elefante, 2022.
FERRAZ, Paulo. A revolução ignorada: feminismo, democracia direta e pluralismo radical no Oriente Médio. São Paulo: Autonomia Literária, 2016.
FERREIRA, Maria Cristina Faria Delacorte; REICHMAN, Carla Lyn; ROMERO, Tania Regina de Souza (org.). Construções identitárias de professores de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido.17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5ª ed. São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. 2ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2018.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 51ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 9ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2022.
FONTANA, Niura Maria. Autonomia: requisito na formação do professor de línguas para fins específicos. The Especialist, vol. 29, n° especial, p. 1-17. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: EDUC, 2008.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na cultura. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre, RS: L&PM, 2021.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Paulo Freire e Amílcar Cabral a descolonização das mentes. São Paulo: Editora/Livraria Instituto Paulo Freire, 2012.
GALEANO, Eduardo. Patas arriba: la escuela del mundo al revés. Ciudad de Mexico: Editorial Siglo XXI, 1998
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GONZÁLEZ, Lélia; RATTS, Alex. Retratos do Brasil negro. São Paulo: Selo Negro, 2010.
GONZÁLEZ, Lélia; RATTS, Alex. 2010. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GUIMARÃES, Renata Mourão. O ensino de línguas para fins específicos (ELFE) no Brasil e no mundo: ontem e hoje. Disponível em: http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-8-no-8-12014/227-o-ensino-de-linguas-para-fins-especificos-elfe-no-brasil-e-no-mundo-ontem-e-hoje. Acesso em: 08 mar. 2019.
GROSFOLGUEL, Ramón. Descolonizar as esquerdas ocidentalizadas: para além das esquerdas eurocêntricas rumo a uma esquerda transmoderna descolonial. Contemporânea. v. 2, n. 2 p. 337-362 jul./dez. 2012.
GROSFOLGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado. Volume 31, Número 1, jan./abr. 2016.
GROSFOLGUEL, Ramón. Pensamiento descolonial afrocaribeño: una breve introducción. Tabula Rasa, 35, 11-33. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25058/20112742.n35.01. Acesso em: 05 out. 2021.
GROSFOLGUEL, Ramón; ONESKO, Gabriel. A complexa relação entre modernidade e capitalismo: uma visão descolonial. Revista X, v. 16, n. 1, p. 6-23, 2021.
GROSFOLGUEL, Ramón; MALDONATO-TORRES, Nelson; COSTA, Joaze Bernadino. Decolonidade e pensamento afrodiaspórico In: COSTA, Joaze Bernadino; MALDONATO-TORRES, Nelson; GROSFOLGUEL, Ramón (org.). Decolonidade e Pensamento Afrodiaspórico. 2ª ed. 3ª reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2020 9-36.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
HALL, Stuart. Sin garantias. Instituto de Estudios Sociales y Culturales Pensar, Universidad Javeriana; Instituto de Estudios Peruanos, Universidad Andina Simón Bolívar, sede Ecuador: Envión Editores, 2010.
HOLANDA, Chico Buarque de. Budapeste. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
HOOKS, Bell. Linguagem: ensinar novas paisagens/novas linguagens. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 16(3): 424, setembro-dezembro/2008, p. 857-864.
Disponível em: http//:file:///C:/Users/Iris%20Nunes/Downloads/Linguagem_ensinar_novas_paisagensnovas_linguagens.pdf Acesso em: 01 mar. 2023.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
HOOKS, Bell. Olhares negros, raça e representação. São Paulo: Ed. Elefante, 2019a.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Ed. Elefante, 2019b.
HOOKS, Bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019c
HOOKS, Bell. Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Ed. Elefante, 2020.
HOOKS, Bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante,2021.
HOOKS, Bell. Pertencimento: uma cultura do lugar. São Paulo: Elefante, 2022.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e organização de Rita Carelli. 1ª ed. São Paulo: Companhia da Letras, 2020a.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020b.
LANDULFO, Cristiane. Currículo e Decolonialidade. In: MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva; SOUSA, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de (org.). Suleando conceitos em linguagens: Decolonialidade e Epistemologias outras. 1ª ed. Campinas, SP. Pontes Editores. 2022.
LERAT, Pierre. Las lenguas especializadas. Barcelona: Ariel Linguística, 1997.
LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.
MACHADO, Antonio. Poesías completas. Madrid: Espasa Calpe, 2006.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (comp). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 127-167.
MALDONALDO-TORRES, Nelson; CASTRO-GÓMES, Santiago; GROSFOGUEL; Ramón. A topologia do Ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, março, 2008 p. 71-114.
MARKOVITS, Daniel. A cilada da meritocracia: como um mito fundamental da sociedade alimenta a desigualdade, destrói classe média e consome a elite. Tradução de Renata Guerra. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.
MATOS, Doris. O professor de espanhol como agente intercultural e as articulações necessárias na elaboração de materiais didáticos. In: MATOS, Doris; PARAQUETT, Marcia (org.). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018a, p.17-33
MATOS, Doris. Identidades sociais de gênero e sexualidades na escola: pensando a formação intercultural de professores de espanhol. In: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NOGUEIRA, Messias Antonio (org.). Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: CRV, 2018b, p.97-113.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: Biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: Editora N-1, 2020.
MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido de retrato do colonizador. [prefácio de Jean Paul Sartre]. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.
MENDES, Edleise. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, Edleise (org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes, 2011. p. 139-171.
MENDES, Edleise. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de português. In: LOBO, Tânia et alii. Linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012. p.667-677
MENDES, Edleise. Língua, cultura e formação de professores: por uma abordagem de ensino intercultural. In: MENDES, Edleise; CASTRO, Maria Lucia Souza (org.). Saberes em Português: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes, 2008. p. 57-77.
MENDES, Edleise; CUNHA, José Carlos (org.). Práticas em sala de aula de línguas: Diálogos Necessários entre Teoria(s) e Ações Situadas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
MENEZES, Vera; SILVA, Marina Morena dos Santos e; GOMES, Iran Felipe Alvarenga e. Sessenta anos de Linguística Aplicada: De onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 1-24.
MIGNOLO, Walter. El desprendimiento: pensamiento crítico y giro descolonial. In: WALSH, Catherine; MIGNOLO, Walter; LINERA, Alvaro Garda. Interculturalidad, descolonizacion del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006.
MIGNOLO, Walter. La idea de America Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona, 2007a.
MIGNOLO, Walter. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. un manifiesto. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (comp.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007b. p. 25-46.
MIGNOLO, Walter. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008.
MIGNOLO, Walter. De la hermenéutica y la semiosis colonial al pensar descolonial con una introducción de Gustavo Verdesio. 2ª ed. Quito, Ecuador: Editorial Universitaria Abya-Yala, 2013.
MIGNOLO, Walter; GÓMEZ, Pedro Pablo Trayectorias de re-existencia: ensayos en torno a la colonialidad/decolonialidad del saber, el sentir y el creer / Walter D. Mignolo, Pedro Pablo Gómez- Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2015.
MIGNOLO, Walter. Desafíos decoloniais hoje. Epistemologias do sul, Foz do Iguaçu/PR, 1(1), p. 12-32, 2017a.
MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais. vol. 32, n° 94, p.1-18, 2017b.
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais, Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira.1ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org.). Linguística Aplicada na modernidade recente - festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MORAIS, Maria Cândida; BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel (org.). Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
MORAIS, Maria Cândida. Por um Novo Paradigma Educacional a partir da Complexidade e da Transdisciplinaridade. In: MORAIS, Maria Cândida; BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel (org.). Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 7-19.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1999.
MORIN, Edgar. Saberes globais, saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
MORIN, Edgar (org.). O método 4: as ideias: habitat, vida, costumes. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina, 2015.
OLIVEIRA, Gilvan Müller de. A virada político-linguística e a relevância social da linguística e dos linguistas. In: CORREIA, Djane Antonucci (org.). A relevância social da Linguística: linguagem, teoria e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. p. 79-93.
ORTIZ OCAÑA, Alexander; ARIAS LÓPEZ, María Isabel; PEDROZO CONEDO, Zaira Esther. Rumo a uma pedagogia colonial no/do sul global. In: Revista X, v. 16, n. 1, p. 118-146, 2021.
PARAQUETT, Marcia. Espanhol, Língua Estrangeira - um objeto fundamental. CALIGRAMA - Belo Horizonte, 3:117-128 - novembro/1998.
PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. Brasília: MEC, 2010. Coleção Explorando o Ensino. Espanhol, v. 16. p. 137-292. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2011-pdf/7836-2011-espanhol-capa-pdf/file Acesso em: 18 mar. 2019.
PARAQUETT, Marcia. O diálogo intercultural entre o português e o espanhol na América Latina. In: MENDES, Edleise (org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 49-69.
PARAQUETT, Marcia. A América Latina e materiais didáticos de espanhol como LE. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 379-403.
PARAQUETT, Marcia. Questões imprescindíveis à formação de professores interculturais latino-americanos: o lugar da cultura de tradição oral e afrodescendente. In: MATOS, Doris; PARAQUETT, Marcia (org.). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018a. p. 73-99.
PARAQUETT, Marcia. Estratégias para enfrentar possíveis dificuldades no uso do texto literário nas aulas de espanhol. In: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NOGUEIRA, Messias Antonio (org.). Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: CRV, 2018b. p. 21-46.
PEREIRA, Helitania dos Santos. Por um ensino Humanizador: a formação de professores de língua materna, línguas estrangeiras e literatura. OLIVEIRA, Romario Sena. PEREIRA, Helitania dos Santos. (ogs.). São Paulo: Ed. Dialética, 2021.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidade-racionalidad. In: BONÍLIA, Heraclio (Compilador). Los conquistados: 1492 y la población indígena de las Américas. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992. p. 11-20
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. perspectivas latinoamericanas. Argentina - Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 107-130.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (comp.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central; Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 285-327.
RAJAGOPALAN, Kanavilil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003a.
RAJAGOPALAN, Kanavilil. Conversa com linguistas: virtudes e controvérsias da linguística. In: XAVIER, Antônio Carlos; CORTEZ, Suzana (org.). São Paulo: Párábola Editorial, 2003b.
RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. Gêneros textuais: uma proposta de aplicação em cursos de inglês para fins específicos. The Especialist, v. 25, nº 2, p. 107-129, 2004.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Global, 2015.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Feminismos Plurais. Belo Horizonte: Letramento, 2017.
RODRIGUES, Luana Ferreira. Ensino de espanhol como língua estrangeira para fins profissionais: desafios na Escola de Administração da UFBA. Orientadora: Marcia Paraquett. 2014. 126 f. Dissertação (Mestrado em Língua e Cultura) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
RODRÍGUEZ-PIÑERO ALCALÁ, Ana Isabel; GARCÍA ANTUÑA, María. Lenguas de especialidad y lenguas para fines específicos: precisiones terminológicas y conceptuales e implicaciones didácticas. In: RODRÍGUEZ-PIÑERO ALCALÁ, Ana Isabel. El español en contextos específicos: enseñanza e investigación. Cádiz: Fundación Comillas, 2009. p. 907-932.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1976
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. O Poder do Macho. São Paulo, Ed. Moderna, 1987
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani; VARGAS, Mônica Munhoz (org.). In: Mulher Brasileira é Assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos,1994. p. 151-185.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani; ALMEIDA, Suely Souza de. Violência de Gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Reiventer, 1995.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Contribuições Feministas para o estudo da violência de gênero. Cadernos Pagu, n.16, Campinas-SP, 2001.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Violência doméstica: questão de polícia e da sociedade. In: CORRÊA, Mariza (org.). Gênero e cidadania. Campinas, SP: Núcleo de Estudos de Gênero- Pagu/Unicamp, 2002.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Expressão popular; Fundação Perseu Abramo, 2015.
SANDEL, Michael J. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Tradução de Bhuvi Libanio. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização, 2021.
SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo (org.). Ensino disciplinar e transdisciplinar: uma coexistência necessária. Rio de Janeiro: Wak Editora,2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reiventar el poder. Motevideo, Uruguay: Ediciones Trilce, 2010a.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Refundación del Estado en América Latina: perspectivas desde una epistemología del Sur. Programa democracia y transformación global Instituto Internacional de Derecho y Sociedad / International Institute on Law and Society. Lima, 2010b.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel (org.). Imaginar novas possibilidades democráticas. Belo Horizonte: Autêntica Editores, 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
SANTOS, Cleusa. CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Série assistente social no combate ao preconceito. Caderno 5 - xenofobia. Gestão Tecendo na Luta a Manhã Desejada (2014-2017). Brasília (DF), 2016
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, Milton. Território e Sociedade: entrevista com Milton Santos. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu Da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu Da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 73-102.
SOUZA, Iris Nunes de. Nadar contra correnteza: navegar com o erro promovendo-o de antagonista a protagonista nas aulas de língua espanhola como língua estrangeira. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020. -
SOUZA, Iris Nunes de. Necessidade de uma representação linguística para uma pandemia (in)visível que, historicamente, afeta e mata mulheres. In: PEREIRA, Helitânia; SENA, Romário (org.). Por um ensino humanizador: a formação de professores de língua materna, línguas estrangeiras e literatura. São Paulo: Editora Dialética, 2021. p. 71-98.
SOUZA, Iris Nunes de. CRUZ, Giedra Ferreira da. Polifonia, Cuiabá-MT, vol. 29, n. 54, p. 01 a 30, abr. - jun., 2022
SPIVAK, Gayatri Chakravony. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
TERENA, Marcos. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
TERENA, Marcos. Direitos indígenas e meio ambiente. In: BREDA, Tadeu (org.). Bolsonaro Genocida. São Paulo: Elefante, 2021.
ULLOA AIZA, Sara. Xenofobia y Discriminación. Revista Ensayos Pedagógicos, 1 (1), 2002, p. 175-198.
VERDESIO, Gustavo. Prefácio. In: MIGNOLO, Walter. De la hermenéutica y la semiosis colonial al pensar descolonial con una introducción de Gustavo Verdesio. 2ª ed. Quito, Ecuador: Editorial Universitaria Abya-Yala, 2013.
VILHENA, Valéria Cristina. Uma igreja sem voz: análise de gênero de violência doméstica entre mulheres evangélicas. São Paulo: Fonte Editorial, 2011.
VITA, Fernanda Almeida. A licenciatura em Letras e a formação do professor de língua estrangeira. In: PARAQUETT, Marcia; MATOS, Doris (org.). Interculturalidade e identidades: formação de professores de espanhol. Salvador: EDUFBA, 2018a. p. 35-50.
VITA, Fernanda Almeida. Formação de profesor de E/LE no nordeste brasileiro: um breve retrato curricular de duas universidades baianas. In: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NOGUEIRA, Messias Antonio (org.). Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: CRV, 2018b. p. 153-185.
WALSH, Catherine. La interculturalidad en la educación. Ministerio de Educación: Lima - Peru, 2005.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder: un pensamiento y posicionamiento otro desde la diferencia colonial. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL. Ramón (comp.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 21-70.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I - Serie pensamiento decolonial. Quito - Ecuador: Ediciones Abya- Yala, 2012.
WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II - Serie pensamiento decolonial. Quito - Ecuador: Ediciones Abya- Yala, 2017.
WOLF, Naomi. Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. 14ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
ZAMBRANO, María. Filosofía e Poesía. 4ª ed. México: FCE, 1996.
ZANELLO, Valeska. A saúde mental sob o viés do gênero: uma releitura gendrada da epidemiologia, da semiologia e da interpretação diagnóstica. In: ANDRADE, Ana Paula Miller de; ZANELLO, Valeska (org.). Saúde mental e gênero: diálogos, práticas e interdisciplinaridade. Curitiba: Appris, 2014. p. 41-58.
ZANELLO, Valeska. Saúde mental, gênero e dispositivos: cultura e processo de subjetivação. Curitiba: Appris, 2018.
ZOLIN-VESZ, Fernando (org.). Linguagens e descolonialidades: práticas linguageiras e produção de (des)colonialidades no mundo contemporâneo - volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. | pt_BR |