Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNavarro, Veronica Daniela-
dc.date.accessioned2023-06-21T12:49:06Z-
dc.date.available2023-06-21T12:49:06Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/37249-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to analyze creative processes in dance that are based on aesthetic matrices and afroamerican roots in Argentina and Brazil, specifically in Humahuaca, Jujuy and Salvador de Bahia. Based on methodological procedures that are close to the practiceperformative, I will enter into cultural manifestations that are understood as performances. Specifically, I work in the context of the Huamhuaca Carnival, performing a description and analysis of Andean and Afro-American cosmoperception, specifically Bantu, from the idea of Pacha and in relation to the notion of time-space analyzed from the Bantu-Kongo cosmogram. I re-dance my practice in this paper, as a dancer-educator-capoerista of Andean and Afro- Brazilian dances and I question the institutionalized forms of so-called folkloric dances, intending archives from the repertoires of current bodies. The work seeks to destabilize Cartesian forms of research, creation and production in dance, highlighting racism and sexism in the historical construction of dances that established ways of being, disciplining bodies and creating imaginary identities. One of the ideas that runs through this work is that it is possible to destabilize archives and rethink corporal repertoires based on the new dance possibilities that emerge at parties, in collective forms of organizing to dance, and in the productions and creations in artistic communities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectProcesso criativo em dança; Motrizes afroameríndias; Carnaval de Humahuaca; Performances populares; Cultura popularpt_BR
dc.subject.otherCreative Process in Dance; Motrizes afroamerindias; Carnaval de Humahuaca; Performances populares; Popular Culturept_BR
dc.titleDESTERRITORIALIZAÇÃO ENRAIZADA: EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NAS FRONTEIRAS DA ARGENTINA E DO BRASILpt_BR
dc.title.alternativeROOTED DETERRITORIALIZATION: EXPERIENCES OF ARTISTIC CREATION ON THE BORDERS OF ARGENTINA AND BRAZILpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Amoroso, Daniela Maria-
dc.contributor.advisor1ID0000-0001-7430-1429pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7502274109504758pt_BR
dc.contributor.referee1Amoroso , Daniela Maria-
dc.contributor.referee2Dominici Leite, Eliosa-
dc.contributor.referee3De lima Silva, Renata-
dc.contributor.referee4Bugallo, Lucila-
dc.contributor.referee5Vilca, Mario-
dc.creator.ID0000-0002-4666-0368pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6207793247993466pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analizar processos criativos em dança que partem de matrizes estéticas e motrizes afroameríndias nas fronteiras da Argentina e do Brasil, especificamente Humahuaca, Jujuy e Salvador da Bahia. A partir de procedimentos metodológicos que se aproximam da prática-performativa, adentrando nas manifestações culturais entendidas como performances. Especificamente trabalho no contexto do Carnaval de Huamhuaca, realizando uma descrição e análise da cosmopercepção andina e afro-americana, especificamente banto, a partir da idéia de Pacha e em relação com a noção de tempo-espaço analisado a partir do cosmograma banto-kongo. Re-danço minha prática neste escrito, como dançarina-educadoracapoerista das danças andinas e afrobrasileiras e coloco em questão as formas institucionalizadas das danças ditas folclóricas, tensionando arquivos a partir dos repertórios de corpos atuais. O trabalho procura desestabilizar formas cartesianas de pesquisa, criação e produção em dança, evidenciando racismos e sexismos na construção histórica de danças que estabeleceram formas de ser, disciplinando os corpos e criando imaginários identitários. Uma das idéias que atravessam o trabalho é que a partir das novas possibilidades de dançar que surgem nas festas, nas formas coletivas de se organizar para dançar, nas produções e criações em comunidades artísticas é possível desestabilizar arquivos e repensar repertórios corporais, que possibilitem danças múltiplas e diversas para todas as corporeidades.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Vero Navarro (3) (1).pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons