Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Navarro, Veronica Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T12:49:06Z | - |
dc.date.available | 2023-06-21T12:49:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37249 | - |
dc.description.abstract | The aim of this thesis is to analyze creative processes in dance that are based on aesthetic
matrices and afroamerican roots in Argentina and Brazil, specifically in Humahuaca, Jujuy
and Salvador de Bahia. Based on methodological procedures that are close to the practiceperformative,
I will enter into cultural manifestations that are understood as performances.
Specifically, I work in the context of the Huamhuaca Carnival, performing a description and
analysis of Andean and Afro-American cosmoperception, specifically Bantu, from the idea of
Pacha and in relation to the notion of time-space analyzed from the Bantu-Kongo cosmogram.
I re-dance my practice in this paper, as a dancer-educator-capoerista of Andean and Afro-
Brazilian dances and I question the institutionalized forms of so-called folkloric dances,
intending archives from the repertoires of current bodies. The work seeks to destabilize
Cartesian forms of research, creation and production in dance, highlighting racism and sexism
in the historical construction of dances that established ways of being, disciplining bodies and
creating imaginary identities. One of the ideas that runs through this work is that it is possible
to destabilize archives and rethink corporal repertoires based on the new dance possibilities
that emerge at parties, in collective forms of organizing to dance, and in the productions and
creations in artistic communities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Processo criativo em dança; Motrizes afroameríndias; Carnaval de Humahuaca; Performances populares; Cultura popular | pt_BR |
dc.subject.other | Creative Process in Dance; Motrizes afroamerindias; Carnaval de Humahuaca; Performances populares; Popular Culture | pt_BR |
dc.title | DESTERRITORIALIZAÇÃO ENRAIZADA: EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NAS FRONTEIRAS DA ARGENTINA E DO BRASIL | pt_BR |
dc.title.alternative | ROOTED DETERRITORIALIZATION: EXPERIENCES OF ARTISTIC CREATION ON THE BORDERS OF ARGENTINA AND BRAZIL | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amoroso, Daniela Maria | - |
dc.contributor.advisor1ID | 0000-0001-7430-1429 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7502274109504758 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amoroso , Daniela Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Dominici Leite, Eliosa | - |
dc.contributor.referee3 | De lima Silva, Renata | - |
dc.contributor.referee4 | Bugallo, Lucila | - |
dc.contributor.referee5 | Vilca, Mario | - |
dc.creator.ID | 0000-0002-4666-0368 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6207793247993466 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta tese tem como objetivo analizar processos criativos em dança que partem de matrizes
estéticas e motrizes afroameríndias nas fronteiras da Argentina e do Brasil, especificamente
Humahuaca, Jujuy e Salvador da Bahia. A partir de procedimentos metodológicos que se
aproximam da prática-performativa, adentrando nas manifestações culturais entendidas como
performances. Especificamente trabalho no contexto do Carnaval de Huamhuaca, realizando
uma descrição e análise da cosmopercepção andina e afro-americana, especificamente banto,
a partir da idéia de Pacha e em relação com a noção de tempo-espaço analisado a partir do
cosmograma banto-kongo. Re-danço minha prática neste escrito, como dançarina-educadoracapoerista
das danças andinas e afrobrasileiras e coloco em questão as formas
institucionalizadas das danças ditas folclóricas, tensionando arquivos a partir dos repertórios
de corpos atuais. O trabalho procura desestabilizar formas cartesianas de pesquisa, criação e
produção em dança, evidenciando racismos e sexismos na construção histórica de danças que
estabeleceram formas de ser, disciplinando os corpos e criando imaginários identitários. Uma
das idéias que atravessam o trabalho é que a partir das novas possibilidades de dançar que
surgem nas festas, nas formas coletivas de se organizar para dançar, nas produções e criações
em comunidades artísticas é possível desestabilizar arquivos e repensar repertórios corporais,
que possibilitem danças múltiplas e diversas para todas as corporeidades. | pt_BR |
dc.publisher.department | EDUFBA | pt_BR |
dc.type.degree | Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|