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Tipo: Dissertação
Título: A música dos blocos afro: formação de professores de música para implementação da Lei 10.639/03
Título(s) alternativo(s): The music of the afro blocks: training of music teachers for implementation of the Law 10.639/03
Autor(es): Santos, Valnei Souza
Primeiro Orientador: Candusso, Flavia Maria Chiara
metadata.dc.contributor.referee1: Döring, Katharina
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marcos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Alexsandro Teles dos
Resumo: O presente trabalho está estruturado em quatro partes: o memorial, que visa descrever os caminhos traçados durante o Mestrado Profissional em Música; um artigo apresentado em um congresso; os relatórios das Práticas Supervisionadas realizadas ao longo dos três semestres; e, por último, o produto final, fruto da pesquisa realizada ao longo do Mestrado, ou seja, o livro “A Música dos Blocos Afro: Formação de Professores de Música para a Implementação da Lei 10.639/03”. O objetivo ofertar um recurso pedagógico destinado aos/às professores/as de música, centrado na música dos blocos afro, abordando questões ligadas à Lei 10.639/2003, portanto, à educação para das relações étnico-raciais, à importância do movimento negro na luta contra o racismo e na promoção de ações afirmativas, além de apresentar algumas sugestões de atividades pensadas para as aulas de música. Escolhi os Blocos Afro como temática deste trabalho em função da sua representatividade musical, social e política, na promoção de ações afirmativas, no combate ao racimo e na discriminação racial. É destinado a professores e professoras de música da rede e busca oferecer subsídios que poderão contribuir com a sua formação continuada, já que diante do contexto atual necessitam estar sensíveis para a diversidade cultural e musical, mas também atuantes na promoção de uma educação para as relações étnico-raciais em sala de aula. O primeiro capítulo apresenta uma breve exposição histórica sobre o surgimento e as ações do movimento negro que culminaram na criação da Lei nº 1.390/51, que proíbe a discriminação racial, a Lei 7.716/89, que determina a igualdade racial e, por fim, as Leis 10.639/03 e 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. No segundo capítulo, foi desenvolvida uma reflexão sobre a necessidade da construção de um pensamento descolonizado para que haja uma ressignificação dos padrões etnocêntricos e hegemônicos. No capítulo seguinte, discorro sobre como o ensino de música, enquanto linguagem e fonte de conhecimento, pode colaborar para a construção da educação das relações étnico-raciais. No capítulo quarto, apresento os principais Blocos Afro do cenário musical da cidade do Salvador. No capítulo quinto, apresento propostas de atividades musicais tendo como base a musicalidade dos Blocos Afro apresentados, abordando elementos ligados às suas matrizes culturais e musical. Nas considerações finais, foram expostas as contribuições deste trabalho, as implicações para a implementação da Lei 10.639/03 para a área da educação musical.
Abstract: The present work is structured in four parts: the memorial, which aims to describe the paths traced during the Professional Master's Degree in Music; a paper presented at a congress; the reports of the Supervised Practices carried out throughout the three semesters; and, finally, the final product, the result of the research carried out throughout the Master's Degree, that is, the book "The Music of the Blocos Afro: Training of Music Teachers for the Implementation of Law 10.639/03". The objective is to offer a pedagogical resource for music teachers, centered on the music of the Blocos afro, addressing issues related to Law 10.639/2003, therefore, education for ethnic-racial relations, the importance of the black movement in the fight against racism and the promotion of affirmative action, in addition to presenting some suggestions for activities designed for music classes. I chose the Blocos Afro as the theme of this work due to their musical, social and political representation, in the promotion of affirmative action, in the fight against race and racial discrimination. It is intended for teachers of music of the network and seeks to offer subsidies that can contribute to their continuing education, since in the current context they need to be sensitive to cultural and musical diversity but also active in promoting education for ethnic-racial relations in the classroom. The first chapter presents a brief historical exposition on the emergence and actions of the black movement that culminated in the creation of Law No. 1,390/51, which prohibits racial discrimination, Law 7,716/89, which determines racial equality and, finally, Laws 10,639/03 and 11,645/2008, which make the teaching of African history and culture mandatory, Afro-Brazilian and indigenous. In the second chapter, a reflection was developed on the need to build a decolonized thought so that there is a resignation of ethnocentric and hegemonic patterns. In the next chapter, I discuss how the teaching of music, as a language and source of knowledge, can contribute to the construction of ethnic-racial relations education. In chapter four, I present the main Blocos Afro of the musical scene of the city of Salvador. In the fifth chapter, I present proposals for musical activities based on the musicality of the Blocos Afro presented, addressing elements linked to their cultural and musical matrices. In the final considerations, the contributions of this work were exposed, the implications for the implementation of Law 10.639/03 for the area of music education.
Palavras-chave: Educação musical escolar; música dos Blocos Afro; Lei 10.639/03; Educação das Relações Étnico-raciais.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: SANTOS, Valnei Souza. A música dos blocos afro: formação de professores de música para implementação da Lei 10.639/03. 100f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37204
Data do documento: 17-Mai-2017
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