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Tipo: Dissertação
Título: Gestão Por Processos de Negócio (BPM) na Receita Federal do Brasil: avaliação da adequabilidade da cultura organizacional na 5ª Região Fiscal
Título(s) alternativo(s): Business Process Management (BPM) In Receita Federal do Brasil: assessment of the adequability of organizational culture
Autor(es): Nogueira, Reginaldo Pinheiro
Primeiro Orientador: Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Hastenreiter Filho, Horacio Nelson
metadata.dc.contributor.referee2: Waiandt, Claudiani
metadata.dc.contributor.referee3: Miranda, Morjane Armstrong Santos de
Resumo: A Gestão por Processos de Negócio (Business Process Management – BPM) é um conceito metodológico que vem, através de vários anos, ganhando corpo como instrumento de aumento da eficiência operacional dos processos produtivos. A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) é uma instituição pública que, há 12 anos, formalizou a adesão a esses procedimentos em sua estrutura organizacional e, apesar de haver algum progresso, o processo tem se mostrado lento ao longo desses anos. A pesquisa tem como objetivo aferir em que grau a 5ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RF05) possui cultura organizacional adequada à implementação da BPM, partindo das hipóteses de que há um apoio institucional da RFB, porém as Unidades Administrativas regionais não possuem níveis de maturidade em liderança, cultura, conhecimentos e governança suficientes para o sucesso da iniciativa. Foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva e, a partir de uma ampla revisão de pesquisas nacionais e internacionais, foram selecionados trabalhos de Hammer, Benraad et al e Amy Van Looy et al que embasaram os conceitos teóricos-metodológicos para a montagem de um modelo de avaliação próprio que gerou um questionário, validado, submetido a todos os servidores da RF05. Além disso, foram realizadas entrevistas com gestores de Unidades Administrativas Regionais ou servidores de órgãos centrais que pudessem agregar valor às conclusões. As entrevistas tiveram, como principal finalidade, perceber como os gestores interpretariam os resultados dos questionamentos. Foram obtidas 49 respostas ao questionário e, posteriormente, entrevistados o Superintendente da RF05, seis chefes de unidades regionais, um ex-Secretário da Receita Federal e a Chefe do Escritório de Processos, em Brasília. A análise qualitativa dos resultados permitiu a confirmação das hipóteses formuladas e um diagnóstico contendo os principais pontos críticos que têm impedido uma disseminação ágil da BPM e suas possíveis causas. A seguir, foi elaborada uma agenda propositiva para mitigar as causas identificadas e uma lista de sugestões de trabalhos futuros.
Abstract: Business Process Management (BPM) is a methodological concept that has been gaining ground, over the years, as an instrument to increase the operational efficiency of production systems. The Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) is a public institution in charge of the federal revenue and tax administration of Brazil that formalized adherence to these procedures in its organizational structure in the last 12 years and, although there has been some progress, this process has been slow over the time. The research aims to assess the degree to which the Federal Revenue Secretary has an organizational culture suitable for the implementation of BPM, based on the assumptions that there is institutional support, but the regional Administrative Units do not have sufficient levels of maturity in leadership, culture, knowledge and governance to succeed. An exploratory research was carried out, and from the review of Brazilian and foreign researchers, works by Hammer, Benraad et al and Amy Van Looy et al were selected for the assembly of a validated evaluation model that generated a questionnaire submitted to all the servants of the Fifth Fiscal Region (RF05) of the RFB. In addition, interviews were conducted with heads of Regional Administrative Units or employees of central bodies who could add value to the conclusions. The main purpose of the interviews was to understand how managers would interpret the results of the questions. Forty-nine (49) responses to the questionnaire were obtained and, subsequently, the Superintendent of the RF05, six heads of regional units, a former Secretary of the RFB and the Head of the Office of Processes (Eproc – Escritório de Processos), in Brasília, were interviewed. The qualitative analysis of the results allowed the confirmation of the formulated hypotheses and a diagnosis containing some critical points that prevent an agile dissemination of BPM and its potential causes. Then, a summary of suggestions to mitigate the identified causes and a list of suggestions for future work were elaborated.
Palavras-chave: BPM
Estrutura Organizacional
Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37189
Data do documento: 28-Fev-2023
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