Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Mediação artístico-músico-pedagógica nas oficinas de percussão no projeto "Samba Mirim Filhos de Maria"
Otros títulos : The artistic-music-pedagogical mediation in the Drums Workshops in the “Samba Mirim Filhos de Maria” project.
metadata.dc.creator: Santos, Marcelo José Pinho dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Candusso, Flávia
metadata.dc.contributor.referee1: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Luan Sodré de
metadata.dc.contributor.referee3: Candusso, Flávia
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa trata das Oficinas de Percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria, uma iniciativa articulada pela Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT) que atende crianças e jovens residentes na comunidade de marisqueiras e pescadores situada na contra consta da Ilha de Itaparica (município da região metropolitana de Salvador). Como pressuposto da pesquisa, considerou-se que a maneira encontrada pelo professor de música para lidar com os eventos ocorridos no contexto do projeto poderia ser compreendida como uma forma de mediação que permeia os campos artístico, musical e pedagógico. Quanto ao objetivo geral desta investigação, buscou-se compreender como se dá a mediação artístico-músico- pedagógica (MAMP) na transmissão de saberes nas Oficinas de Percussão realizadas com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria. Para fundamentar as discussões, utilizou-se da perspectiva de autores que falam sobre o samba de roda do Recôncavo, o conceito de comunidade, e de mediação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que utilizou como método de investigação o estudo de caso etnográfico. Como resultados, foi possível observar que a mediação artístico-músico-pedagógica se dá na transmissão de saberes nas oficinas de percussão com o grupo de Samba Mirim Filhos de Maria por meio de estratégias propostas pelo professor/mediador de música, com o objetivo de potencializar as experiências vivenciadas pelos participantes das oficinas em diferentes situações geradoras de aprendizagem, que ocorriam tanto dentro do projeto como no seu entorno. Essa é uma perspectiva que também se articula em conformidade com a tradição oral, uma epistemologia própria das comunidades tradicionais, na qual uma gama vasta de conhecimentos é construída no contexto da vida cotidiana. Por fim, espera-se que a produção do presente estudo possa contribuir com as discussões apresentadas no campo da Educação Musical que versam sobre a importância de o professor/mediador de música articular suas práticas pedagógicas em diálogo com a maneira como a música é social e culturalmente compreendida no contexto em que ele atua.
Resumen : The present research took place in the Drums workshops with the Samba Mirim Filhos de Maria group, an initiative articulated by the Associação Sócio Cultural de Matarandiba (ASCOMAT), which serves children and youngsters living in the community of shellfish gatherers and fishermen located in the Itaparica Island coast (a municipality in the metropolitan region of Salvador). It was considered that the way found by the music teacher to deal with the events occurring in the context of the project could be understood as a form of mediation that permeates the artistic, musical and pedagogical aspects. The research aims to understand how artistic-musical-pedagogical mediation occurs in the transmission of knowledge in the Drums Workshops held with the Samba Mirim Filhos de Maria group. As theoretical framework it has been used the perspective of authors who discuss the samba de roda from Recôncavo and the concepts of community and mediation. From the methodological point of view, this is qualitative research that used as a research method the ethnographic case study. The outcomes point out that artistic-musical-pedagogical mediation (MAMP) occurs in the transmission of knowledge in the percussion workshops with the Samba Mirim Filhos de Maria group through strategies proposed by the music teacher in order to enhance the experiences lived by the workshop participants in different situations, called in this research as learning generators, which occurred both within the project and in its surroundings. This is a perspective that is also in line with the oral tradition, an epistemology typical of traditional communities, in which a wide range of knowledge is constructed in the context of everyday life.
Palabras clave : Educação Musical
Ensino de Percussão
Tradição Oral
Mediações artístico-músico-pedagógicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Música, Instrução e estudo, Percussão (estudo), Estudo e ensino, Instrumentos de percussão, Técnica e manejo
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37181
Fecha de publicación : 16-dic-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAMP Dissertação vers. final .pdfA MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-MÚSICO-PEDAGÓGICA NAS OFICINAS DE PERCUSSÃO NO PROJETO "SAMBA MIRIM FILHOS E MARIA"3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons