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Tipo: Dissertação
Título: Educação ambiental no contexto escolar do ensino médio: um estudo realizado nas escolas estaduais de Lauro de Freitas
Autor(es): MAGALHAES, ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE JESUS
Primeiro Orientador: Silva, Sueli Almuiña Holmer
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Costa, Adriana Maria Lage da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sueli Almuiña Holmer
metadata.dc.contributor.referee2: BARBOSA, FABIO FERNANDES
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Sueli Almuiña Holmer
Resumo: O trabalho objetivou analisar, como as escolas estaduais do município de Lauro de Freitas-Ba,, situadas na Área de Preservação Ambiental Joanes-Ipitanga, desenvolvem e trabalham a Educação Ambiental no ensino médio. A opção metodológica adotada nesta pesquisa, foi o estudo misto (qualitativo e quantitativo) devido a sua potencialidade para ser aplicada em vários contextos de investigação educacional. Neste trabalho, analisamos a relação entre a escola e os programas para a Educação Ambiental no contexto da interdisciplinaridade e como estes estão contemplados nos documentos escolares. Foram também analisados a partir desta perspectiva, os programas de formação docente, a legislação para EA e as políticas públicas desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal. Para a realização deste estudo, foram aplicados questionários e entrevistas estruturadas aos professores, gestores e funcionários das Instituições pesquisadas. Os resultados da pesquisa, apontam que a Educação Ambiental no Brasil é bem regulamentada, mas, carece de uma maior operacionalidade para que os programas e projetos propostos pelo governo, cheguem de forma efetiva as escolas. O descompasso entre os programas e sua aplicabilidade nas escolas, perpassam pela processo de formação docente. Neste sentido, uma boa estratégia poderia ser a formação continuada, com temas em Educação Ambiental, dentro da instituição, com o intuito de buscar no diálogo um fazer interdisciplinar entre os docentes.
Abstract: The study aimed to analyze, as the state schools in the city of Lauro de Freitas, Bahia, located in APA Joanes-Ipitanga, develop and work Environmental Education and Ecological high school. The methodological approach adopted in this research, was the combined study (qualitative and quantitative) because of its potential to be applied in various contexts of educational research. In this paper, we analyze the relationship between the school and programs for environmental education in the context of interdisciplinarity and how they are included in school documents. Were also analyzed from this perspective, teacher training programs, legislation to EA and public policies developed by the government. For this study, questionnaires and structured interviews teachers were applied, managers and staff of the surveyed institutions. The results of the research indicate that environmental education in Brazil is well regulated, but lacks a more operational so that programs and projects proposed by the government reach effectively schools. The gap between the programs and their applicability in schools, run through the teacher training process. In this sense, a good strategy would be continued training, with topics on environmental education within the institution, in order to pursue dialogue to an interdisciplinary among teachers.
Palavras-chave: Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Legislação
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Biologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ecologia – Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental - MPEAGeA 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37099
Data do documento: 1-Nov-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (MPEAGeA)

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