Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37079
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos saberes pedagógicos em egressos da pós-graduação stricto sensu em Administração da UFBA
Título(s) alternativo(s): Analysis of pedagogical knowledge in graduates of the stricto sensu postgraduate courses in Administration at UFBA
Autor(es): Silva, Wilton Cerqueira
Primeiro Orientador: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee1: Bruni, Adriano Leal
metadata.dc.contributor.referee2: Paixão, Roberto Brazileiro
metadata.dc.contributor.referee3: Dos-Santos, Marcos Gilberto
metadata.dc.contributor.referee5: Lima, Manolita Correia
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de avaliar a contribuição dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração do NPGA UFBA (Doutorado Acadêmico, Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional) para os egressos, no que diz respeito ao desenvolvimento de saberes pedagógicos para a docência. Trata-se de uma pesquisa ex post, hipotéticadedutiva e com abordagem quantitativa. As etapas metodológicas executada foram a revisão de literatura, que teve como palavras-chave formação docente, saberes pedagógicos e avaliação de egressos; concepção do modelo conceitual e operacional da pesquisa relacionando variáveis, hipóteses e técnicas estatísticas; elaboração e aplicação do questionário de coleta de dados por meio da ferramenta Survey Monkey, junto aos egressos dos cursos; tratamento e análise dos dados obtidos. O questionário contemplou questões relacionadas ao domínio dos “Saberes Pedagógicos”, um recorte analítico da escala “Saberes Docentes” de Dos-Santos (2019), considerado um importante aporte teórico e metodológico para esse estudo, e questões, de cunho autoral, que abarca a percepção dos egressos quanto à contribuição do curso realizado no desenvolvimento de saberes pedagógicos. Obteve-se 160 respostas e os resultados sugerem que os egressos reconhecem uma contribuição positiva do curso realizado no NPGA UFBA, para o desenvolvimento de saberes pedagógicos. Contudo, não se detectou diferenças estatisticamente significativas entre os valores médios obtidos, nos cursos indicando percepções similares entre os egressos. Da mesma forma, destaca-se que os egressos do Mestrado Profissional, apresentaram os maiores percentuais de interesse na carreira acadêmica, atuação docente e maiores níveis de saberes pedagógicos, se comparados aos egressos do Mestrado Acadêmico. Por fim, espera-se que essa pesquisa tenha contribuído teórica, metodológica e tecnologicamente com as discussões acerca da contribuição dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração do NPGA UFBA, na formação docente de seus egressos, de forma mais específica, no desenvolvimento de saberes pedagógicos.
Abstract: The present study aimed to evaluate the contribution of the stricto sensu postgraduate courses in Administration of the NPGA UFBA (Academic Doctorate, Academic Master's and Professional Master's) for graduates, with regard to the development of pedagogical knowledge for teaching. This is an ex post, hypothetical-deductive research with a quantitative approach. The methodological steps performed were the literature review, which had as keywords teacher training, pedagogical knowledge and evaluation of graduates; conception of the conceptual and operational model of the research relating variables, hypotheses and statistical techniques; elaboration and application of the data collection questionnaire through the Survey Monkey tool, with the graduates of the courses; treatment and analysis of the data obtained. The questionnaire included questions related to the domain of "Pedagogical Knowledge", an analytical cut of the "Teacher Knowledge" scale by Dos- Santos (2019), considered an important theoretical and methodological contribution to this study, and questions, of an authorial nature, that cover the perception of the graduates regarding the contribution of the course carried out in the development of pedagogical knowledge. 160 responses were obtained and the results suggest that the graduates recognize a positive contribution of the course carried out at NPGA UFBA, for the development of pedagogical knowledge. However, no statistically significant differences were detected between the average values obtained in the courses indicating similar perceptions among the graduates. In the same way, it is noteworthy that the graduates of the Professional Master's had the highest percentages of interest in the academic career, teaching performance and higher levels of pedagogical knowledge, compared to the graduates of the Academic Master's. Finally, it is expected that this research has contributed theoretically, methodologically and technologically to the discussions about the contribution of stricto sensu postgraduate courses in Administration at the NPGA UFBA, in the teacher training of its graduates, more specifically, in the development of pedagogical knowledge.
Palavras-chave: Formação docente
Saberes docentes
Saberes pedagógicos
Pós-graduação em Administração
Avaliação de egressos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37079
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado.pdfDissertação1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons