Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37069
Tipo: Tese
Título: Feminismo negro acadêmico: resistência e práticas insurgentes nas trajetórias de professoras negras universitárias
Título(s) alternativo(s): Academic black feminism: resistance and insurgent practices in the trajectories of black university teachers
Autor(es): Santos, Wellington Pereira
Primeiro Orientador: Figueiredo, Angela
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Fernandes, Felipe
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Angela
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes, Felipe
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcanti, Vanessa
metadata.dc.contributor.referee4: Sotero, Edilza
metadata.dc.contributor.referee5: Brito, Dyane
Resumo: A maioria das pesquisas sobre professoras negras universitárias se concentra na análise das trajetórias anteriores ao exercício do magistério no ensino superior, bem como no processo de tornarem-se negras. Reconhecendo a importância destas contribuições, a presente pesquisa aborda a trajetória de professoras negras na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de uma perspectiva teórica feminista negra e decolonial, tendo como objetivo entender a formação acadêmica, a escolha pelo magistério superior, o exercício da profissão, as experiências profissionais anteriores ao ingresso na UFBA, a produção acadêmica e bibliográfica, assim como compreender a influência da raça nas escolhas dos temas de pesquisa e abordagens acadêmicas. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, com a realização de entrevistas e observação participante durante os anos de 2018 e 2019, portanto, anterior à pandemia da Covid-19; e também quantitativa, a partir da análise dos dados dos currículos das professoras disponíveis na Plataforma Lattes/CNPq. Os resultados apontam para o compromisso com a boa formação d@s estudantes, de um modo geral, e, particularmente, d@s estudantes negr@s, quase sempre minoria nos cursos analisados, além disso é dedicada uma atenção especial para a formação da consciência crítica com relação às desigualdades existentes em nossa sociedade. Tudo isso leva à constituição de uma área/campo de atuação do Feminismo Negro que denominamos de Feminismo Negro Acadêmico
Abstract: Most research on black university professors focuses on the analysis of trajectories prior to exercising teaching in higher education, as well as the process of becoming black. Recognizing the importance of these contributions, the present research approaches the trajectory of black professors at the Federal University of Bahia (UFBA), from a black and decolonial feminist theoretical perspective, aiming to understand academic training, the choice for higher education, the exercise of the profession, professional experiences prior to joining UFBA, academic and bibliographic production, as well as understanding the influence of race in the choices of research topics and academic approaches. The methodology of this research is qualitative, with interviews and participant observation during the years 2018 and 2019, therefore, prior to the Covid-19 pandemic; and also quantitative, from the analysis of data from the curricula of the teachers available on the Lattes/CNPq Platform. The results point to the commitment to the good training of students, in general, and particularly of black students, almost always a minority in the analyzed courses, as well as special attention to the training of critical awareness of the existing inequalities in our society. All this leads to the constitution of an area/field of action for Black Feminism that we call Academic Black Feminism.
Palavras-chave: Trajetória
Feminismo negro acadêmico
Professoras negras
Insubmissão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) 
Tipo de Acesso: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37069
Data do documento: 25-Jul-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Wellington_Revisando 5 (1).pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons