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Tipo: Dissertação
Título: Percepções da ética e da imagem organizacional da Receita Federal do Brasil
Título(s) alternativo(s): Perceptions of ethics and organizational image in the Federal Revenue of Brazil
Autor(es): Lessa, Maria Fernanda Vasques
Primeiro Orientador: Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Vera Lúcia Peixoto Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches
metadata.dc.contributor.referee3: Aguiar, Fábio Campos
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar em que medida os servidores possuem conhecimento sobre ética e como a imagem organizacional percebida pelos servidores e usuários dos serviços da Receita Federal do Brasil de Salvador/Bahia se diferenciam ou se aproximam. Para tanto, é realizada revisão teórica, abordando a evolução da administração pública brasileira nas diversas fases da história, as principais correntes sobre ética no serviço público e teorias sobre imagem organizacional. É realizada pesquisa de natureza descritiva e de abordagem quantitativa, na Receita Federal do Brasil (Salvador), aplicando-se dois questionários distintos. O primeiro, com os servidores em exercício na RFB de Salvador, composto por questões socioprofissionais e por itens relativos à percepção da imagem organizacional e do Código de Ética da RFB, utilizando-se escala do tipo Likert, obtendo-se 94 respostas (14,42%), dentre um total de 652 questionários distribuídos. Adotou-se como procedimento o levantamento de dados do tipo censitário, sendo o questionário estruturado através da plataforma google forms. O segundo questionário foi aplicado com os usuários da RFB, obtendo-se 167 respostas de forma amostral não probabilística, enviado de modo on-line (e-mail e WhatsApp) para Universidades, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ambos de Salvador. Foi produzido um QR CODE e colocado nas áreas de atendimento da RFB/Salvador para facilitar o acesso do cidadão ao questionário. A análise de confiabilidade foi feita através dos coeficiêntes de alfa de Crombach e Ômega de McDonald’s. Dentre os resultados encontrados, destacam-se o pouco conhecimento dos agentes públicos de RFB/Salvador quanto ao conteúdo integral do Código de Ética da RFB, baixas percepções, tanto dos servidores como dos usuários dos serviços, sobre o conhecimento técnico daqueles, da efetividade dos serviços oferecidos pela RFB de forma on-line, bem como a não conclusão de processos dentro dos prazos estabelecidos.Quando se comparam as percepções de usuários e servidores, aqueles estão mais satisfeitos com as alternativas virtuais de atendimento da RFB, demonstraram uma percepção mais positiva quanto ao atendimento por canais virtuais e perceberam mais positivamente que os processos são atendidos nos prazos estipulados do que os servidores da RFB. Os servidores apresentaram percepções mais positivas do que os usuários quanto à contribuição da RFB para o desenvolvimento social e econômico do país. Apesar dos resultados terem atingido a média estabelecida para a pesquisa, ainda há melhorias contínuas a serem intensificadas, a exemplo do processo de educação permanente dos servidores e da comunicação sobre a imagem organizacional da RFB entre os usuários.
Abstract: The present work aims to analyze the extent of knowledge about ethical organizational image perceived by the public agents and users of the RFB services in Salvador, Bahia, Brazil. For this purpose, a theoretical review is carried out by addressing the evolution of Brazilian Public Administration in different stages of history, the main currents on ethics in the public service, and theories on organizational image. Therefore, it was carried out research with a quantitative approach, applying two different questionnaires at the Federal Revenue of Brazil in Salvador. The first questionnaire was made with civil public agents working at the RFB in Salvador, Bahia, and composed of socio-professional questions, items related to the perceptions of the organizational image and the Code of Ethics of the RFB, using a Likert-type scale, obtaining 94 responses (14.42 %), out of a total of 652 distributed questionnaires. A census-type data collection was used as a procedure, with the questionnaire structured through the google forms platform. The second questionnaire was applied to RFB users, obtaining 167 responses in a non-probabilistic sample, sent on-line (e-mail and WhatsApp) to Universities, Regional Ac-counting Council (CRC), public agents of the Regional Court Work (TRT), and servants of the Regional Electoral Court (TRE), both from Salvador. A QR code was produced and placed in the RFB at Salvador, at service areas, to facilitate citizen access to the questionnaire. The reli-ability analysis was performed using Cronbach's alpha and McDonald's omega coefficients. Among the results found, was the lack of knowledge of Salvador RFB public agents regarding the full content of the Code of Ethics in a low perception of their technical knowledge of the effectiveness of the services offered by the RFB online for public agents and users, as well as the non-completion of processes within the established deadlines. Besides, all the positives about service through virtual channels and perceived about the processes are attended to within the stipulated deadlines than the RFB servers. As a result, the public agents had a more positive perception than users regarding the contribution of the RFB to the country's social and eco-nomic development. Despite that, the results have reached the average established for the re-search but there are still continuous improvements to be intensified, such as the process of permanent education of servers and communication about the organizational image of the RFB among users.
Palavras-chave: Receita Federal do Brasil
Ética do servidor público
Imagem organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37032
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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