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Tipo: Dissertação
Título: A Mediação da Informação no Processo de Leitura Terapêutica: A Biblioterapia Orientada às Crianças com Câncer no Hospital Martagão Gesteira
Autor(es): Sobreira Oliveira, Maria Socorro
Primeiro Orientador: Sales dos Santos, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee1: Sales dos Santos, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves da Nóbrega, Nanci
metadata.dc.contributor.referee3: Borges Lins, Ivana Aparecida
Resumo: A biblioterapia, compreendida como a terapia por meio dos livros, pode transmitir informações que possibilitam gerar um estado de enlevo, que desperta emoções e sentimentos em pacientes específicos, como crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve por objetivo avaliar como o processo de leitura associada à biblioterapia interfere na dimensão terapêutica em crianças em tratamento de câncer internadas no Hospital Martagão Gesteira em Salvador. Para a concretização da pesquisa, tornou-se necessária a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Maternidade Climério de Oliveira da UFBA (CEP/MCO) sob o parecer n.º 4.827.922. Participaram da pesquisa de campo 29 crianças em tratamento de câncer internadas no referido hospital. Nos procedimentos metodológicos, adotamos a técnica de observação direta e a técnica de aplicação de Formulários nos Encontros Biblioterapêuticos para analisar entre as crianças em tratamento os benefícios percebidos na prática de leitura e contação de histórias no Hospital Martagão Gesteira. A pesquisa ocorreu no âmbito da oncologia pediátrica, especificamente na Sala de Quimioterapia, na Enfermaria e no Ambulatório Oncológico do Hospital Martagão Gesteira, onde ocorreram os Encontros Biblioterapêuticos e a aplicação dos Formulários entre as crianças e os profissionais de saúde. Nosso trabalho foi embasado nos estudos dos teóricos que versam sobre a temática em tela. Na apresentação e discussão dos resultados, podemos inferir que as práticas biblioterapêuticas respondem positivamente no comportamento das crianças em estado de adoecimento, de modo a permitir mudanças expressivas de um estado doloroso e apático para um estado de alegria, bem-estar e calma, como evidenciado pelos respondentes profissionais de saúde. E ao analisarmos o resultado desta pesquisa, observamos que a biblioterapia contribui para a saúde mental e emocional, potencializando a coragem e a alegria, afastando o medo e a ansiedade, e promovendo bem-estar, como foi comprovado na análise dos respondentes, crianças e profissionais de saúde.
Abstract: Bibliotherapy, understood as therapy through books, can provide information that makes it possible to create a state of wonder in oncology treatment, which evokes feelings and emotions in certain patients, such as children and adolescents. In this context, this study aimed to determine how the reading process associated with bibliotherapy interferes with therapeutic interventions in hospitalized children at the Martagão Gesteira Hospital, Salvador. The research required approval from the Ethics Committee for the Study of Maternal Climério de Oliveira of the UFBA (CEP/MCO) with Opinion Number 4,827,922. In a field study, 29 children were hospitalized for cancer treatment. As part of the methodological procedures, we adopted the method of using forms in the Bibliotherapeutic Meetings to analyze the benefits obtained through the practice of reading and writing stories in the Martagão Gesteira Hospital. The research was carried out in pediatric oncology, specifically in the chemotherapy room, in the ward and in the oncology outpatient clinic of the Martagão Gesteira Hospital, in bibliotherapeutic meetings and the use of forms among children and health workers. Our work is based on the research of theorists who deal with the topic on the screen. In presenting and discussing the results, we can hypothesize that bibliotherapy practices can respond positively to children's behavior in illness situations, moving from a painful and apathetic state to joy, well-being, and change. Peace of mind is confirmed by the healthcare professionals surveyed. In analyzing the results of this study, we find that bibliotherapy promotes mental and emotional health, increases courage and happiness, and reduces fear and anxiety.
Palavras-chave: Biblioterapia.
Leitura terapêutica.
Mediação da informação
Hospital Martagão Gesteira
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37023
Data do documento: 23-Nov-2022
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