Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37014
Tipo: Dissertação
Título: Pedagogia dos prazeres: apreendendo formas de compreender e modos de estar em PrEP no Brasil
Título(s) alternativo(s): Pedagogy of pleasures: apprehending ways of understanding and ways of being in PrEP in Brazil
Autor(es): Euzébio, Felipe Aurélio
Primeiro Orientador: Sanabria, Guillermo Vega
metadata.dc.contributor.referee1: Seffner, Fernando
metadata.dc.contributor.referee2: McCallum, Cecilia Anne
metadata.dc.contributor.referee3: Sanabria, Guillermo Vega
Resumo: Esta dissertação analisa aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem de homens que fazem sexo e/ou mantêm relações homoafetivas/homoeróticas com outros homens (HSH) a partir das suas práticas de prevenção e o uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV. Política pública iniciada no ano de 2017, a PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pesquisa tem como objetivo comparar modos de estar e formas de compreender o método de prevenção ao HIV, a partir de um trabalho de campo etnográfico com usuários de PrEP em rede sociais – Facebook, Whatsapp, Instagram e Grindr – e das campanhas institucionais e dos materiais audiovisuais de divulgação e incentivo ao método de prevenção. Assim, na busca por uma multiplicidade de narrativas, diferentes espaços, instituições e sujeitos entram em cena e auxiliam no exercício de desvelar os conflitos morais ao redor do uso da PrEP. Com uma abordagem que dialoga com a Antropologia, a Saúde e a Educação, é possível a construção de uma perspectiva mais complexa sobre os fenômenos socioculturais que envolvem o sexo, o prazer e as práticas de saúde sexual.
Abstract: This dissertation analyzes aspects of the teaching and learning processes of men who have sex and/or homoaffective/homoerotic relationships with other men (MSM) based on their prevention practices and the use of Pre-Exposure Prophylaxis (PrEP). A public policy started in 2017, PrEP consists of taking a pill daily that allows the body to be prepared to face a possible contact with HIV. The research aims to compare different ways of being and understanding the HIV prevention method, based on an ethnographic fieldwork with PrEP users on social networks - Facebook, WhatsApp, Instagram, and Grindr - and institutional campaigns and audiovisual materials promoting and encouraging the prevention method. Thus, in the search for a multiplicity of narratives, different spaces, institutions, and subjects come into play and assist in uncovering the moral conflicts surrounding the use of PrEP. Through an approach that dialogues with Anthropology, Health, and Education, it is possible to construct a more complex perspective on the sociocultural phenomena involving sex, pleasure, and sexual health practices.
Palavras-chave: Antropologia
Pedagogia dos prazeres
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
HSH
HIV
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) 
Citação: EUZÉBIO, Felipe Aurélio. Pedagogia dos Prazeres: apreendendo formas de compreender e modos de estar em PrEP no Brasil. Orientador: Guillermo Vega Sanabria. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal da Bahia.
Tipo de Acesso: Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37014
Data do documento: 12-Mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Felipe Euzébio_2023.pdfDissertação de Felipe Euzébio3,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons