Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | ALVES, PATRICIA ZARSKE | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T15:24:18Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T15:24:18Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36992 | - |
dc.description.abstract | This research deals with the coimplication between discourse and dance in the artist’s
creative processes. For this, it proposes the elaboration of an equation between the
terms body, speech and dance, far from a deterministic logic. Here, discourse and
dance are characterized as two possibilities of producing knowledge that it is always
related to the body, since they come from its condition of producing them. The body
operates in a flow of changes, it is constituted of provisional states and in this
procedural character, speech and dance are co-evolving as productions of the body.
Producing a dance and producing a speech about this dance are actions of the same
body. The configuration of the equation proposed in this dissertation presents a way
of understanding that body, speech and dance as three instances of this same process.
Although they have different aspects, they are intertwined, because in the body, they
are simultaneous processes. The raised hypothesis is that the body, speech and dance
operate in a logic of simultaneity because both occur at the same time, and somehow
both are being reformulated, that is, are co-affected. Different from attesting to the
condition of unity, the proposition is to discuss the specificities of each action, to dance
and to write / talk about dance. The processuality of the body presupposes a condition
of non-causality in this relational process. To understand this equation whose terms
do not separate themselves from each other, each term was presented as a
perspective of the process. In the perspective of the body, the articulation with Dawkins
(1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) and Britto (2008) allowed discussing the
temporality of the body as a possibility to understand its procedural and unstable
nature. From the perspective of discourse, Brandão (1998), Maingueneau (2013) and
Foucault (1999) made possible the understanding of discourse as a construction of
meanings related directly to its production conditions, its social and historical character.
And from the perspective of dance, the accounts of Setenta (2008) and Tridapalli
(2008) were the references chosen to share the possibility of thinking dance as a
process of constitution of the subject. Each one of these perspectives presents itself
as a point of view on the process of the artist’s dance composition in the relations
established with what is in between, between dancing and discourse, which is seen in
between-views. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Simultaneidade | pt_BR |
dc.subject | Dança Contemporânea. | pt_BR |
dc.subject.other | Body | pt_BR |
dc.subject.other | Dance | pt_BR |
dc.subject.other | Discourse | pt_BR |
dc.subject.other | Simultaneity | pt_BR |
dc.subject.other | Contemporary dance | pt_BR |
dc.title | ENTRE VISTAS: CORPO, DISCURSO E DANÇA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.referee1 | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.referee2 | Machado, Adriana Bittencourt | - |
dc.contributor.referee3 | Marques, Roberta Ramos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9807981867662205 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata a coimplicação entre discurso e dança nos processos de criação
do artista. Para isso, propõe a elaboração de uma equação entre os termos corpo,
discurso e dança distante de uma lógica determinista. Discurso e dança aqui se
caracterizam como duas maneiras de produzir conhecimento que sempre
correspondem ao corpo, visto que são provenientes de sua condição de produzi-los.
O corpo opera em fluxo de mudanças, constitui-se de estados provisórios e nesse
caráter processual, discurso e dança vão coevoluindo como produções do corpo.
Produzir uma dança e produzir um discurso sobre essa dança são ações de um
mesmo corpo. A configuração da equação proposta nesta dissertação, apresenta uma
maneira de compreender que corpo, discurso e dança são três instâncias desse
mesmo processo. Embora tenham aspectos diferentes, se conjugam, pois no corpo,
são processos simultâneos. A hipótese levantada é que corpo, discurso e dança
operam em uma lógica de simultaneidade porque quando um está ocorrendo, o outro
também está, e de alguma maneira ambos estão sendo reformulados, ou seja, são
coafetados. Diferente de atestá-los a condição de unidade, a proposição é discutir as
especificidades de cada ação, a de dançar e a de escrever/falar sobre a dança. A
processualidade do corpo pressupõe como condição a não causalidade dessa
relação. Para compreender essa equação cujos termos não se separam, cada termo
foi apresentado como um ponto de vista do processo. Na perspectiva do corpo, a
articulação com Dawkins (1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) e Britto (2008),
permitiu discutir a temporalidade do corpo, como possibilidade de entender sua
natureza processual e instável. Sob a perspectiva do discurso, Brandão (1998),
Maingueneau (2013) e Foucault (1999) possibilitaram a compreensão de discurso
como uma construção de sentidos relacionados diretamente às suas condições de
produção, seu caráter social e histórico. E na perspectiva do olhar para dança, as
ideias de Setenta (2008) e Tridapalli (2008) foram os referenciais escolhidos para
compartilhar a possibilidade de pensar a dança como um processo de constituição do
sujeito. Cada uma dessas perspectivas, se apresenta como um ponto de vista sobre
o processo de composição do artista da dança, nas relações estabelecidas com o que
está no entrelugar, entre dançar e discursar, o que se vê nas entre vistas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Dança | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
|