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Tipo: Dissertação
Título: O rap como literatura afro-brasileira:uma análise poética das canções do álbum de estreia do grupo Opanijé,e Galanga Livre,de Rincón Sapiência
Título(s) alternativo(s): Rap as Afro-Brazilian Literature: a poetic analysis of the songs from the debut album by the group Opanijé, and Galanga Livre, by Rincón Sapiência
Autor(es): Cruz, Ezequiel Santos
Primeiro Orientador: Queiroz, Milena Britto de
Segundo Orientador: Souza
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Silvana Carvalho da
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Arivaldo Sacramento de
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado tem como proposta apresentar o rap como Literatura afro-brasileira. Para isso, utilizarei como corpus de análise canções do grupo de rap baiano Opanijé e do rapeiro paulistano Rincon Sapiência. O trabalho está divido em três partes: a primeira é uma introdução; a segunda, direcionada ao referencial teórico; e por fim, a análise das músicas do álbum homônimo do grupo Opanijé e de Galanga Livre, de Rincon Sapiência. Neste trabalho, tomo como chave teórica principal o conceito de “Literatura-Terreiro”, cunhado pelo autor Henrique Freitas, a fim de sustentar as questões propostas por Sapiência e Opanijé em seus afro raps, subgênero do rap que mantém um diálogo demasiadamente aprofundado com as africanidades, desde a literatura até a filosofia. Quatro obras serão analisadas de forma íntegra, são elas: Galanga Livre e Ponta de Lança, de Rincon Sapiência; Encruzilhada e O.P.A.N.I.J.É., do grupo de mesmo nome. Nelas abordarei a temática, o foco narrativo, o enredo, mas também questões relativas à estética, à poética e ao fazer literário de ambos artistas. Técnicas de construção do afro rap, a lírica, métrica e composição rítmica também acompanharão a pesquisa. Já o referencial teórico está localizado em Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) e outros que se debruçam a respeito de produções artístico-literárias negras no Brasil e na diáspora, sobre o rap, o movimento hip-hop e sua revolução musical, e política cultural no mundo afora. Enquanto gênero literário poético, o rap possui determinadas especificidades, pois, além de escrito, é cantado e falado ao mesmo tempo, e declamado, já que alguns rapeiros por vezes declamam seus raps. Sendo próximo da poesia oral, musicando e dialogando com diversas vertentes da literatura, o rap se torna o gênero musical e literário mais autêntico da atualidade. Rincon Sapiência e Opanijé se apropriam de forma magistral dessa diversidade escrevendo, cantando, dançando, performando, brincando, revolucionando em seu afro rap.
Abstract: The present master's thesis aims to present rap as Afro-Brazilian literature. For this purpose, I will use songs by the Bahian rap group Opanijé and the São Paulo rapper Rincon Sapiência as a corpus of analysis. The work is divided into three parts: the first is an introduction; the second, directed to the theoretical framework; and finally, the analysis of the songs from the homonymous album by the group Opanijé and from Galanga Livre, by Rincon Sapiência. In this work, I take as the main theoretical key the concept of “Literature-Terreiro”, coined by the author Henrique Freitas, in order to support the questions proposed by Sapiência and Opanijé in their afro rap, a subgenre of rap that maintains an in-depth dialogue with the Africanities, from literature to philosophy. Four works will be analyzed in full, they are: Galanga Livre and Ponta de Lanka, by Rincon Sapiência; Encruzilhada and O.P.A.N.I.J.É., from the group of the same name. In them I will address the theme, the narrative focus, the plot, but also issues related to aesthetics, poetics and the literary work of both artists. Afro rap construction techniques, lyrical, metric and rhythmic composition will also accompany the research. The theoretical reference is located in Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) and others that focus on black artistic-literary productions in Brazil and in the diaspora, about rap, the hip-hop movement and its musical revolution, and cultural politics around the world. As a poetic literary genre, rap has certain specificities, because, in addition to being written, it is sung and spoken at the same time, and recited, since some rapeiros sometimes declaim their raps. Being close to oral poetry, setting music and dialoguing with different aspects of literature, rap becomes the most authentic musical and literary genre today. Rincon Sapiência and Opanijé masterfully appropriate this diversity by writing, singing, dancing, performing, playing, revolutionizing their Afro rap.
Palavras-chave: Literatura brasileira - Influencias africanas
Música e literatura
Canções de protesto - História e crítica
Rap (Música) - História e crítica
Rap (Música) - Textos e poética
Sapiência, Rincon,1985-
Galanga Livre
Opanijé(Conjunto musical)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística (PPGLL até 2010) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36989
Data do documento: 17-Jun-2022
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