Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Amilton Alves de-
dc.date.accessioned2023-05-02T11:42:01Z-
dc.date.available2023-05-02T11:42:01Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36956-
dc.description.abstractThis research deals with the issues of Educommunication, innovation and practices of knowledge diffusion: knowledge, doings and interfaces at Bahia Academy of Education. It is constituted in a process of diffusion of knowledge in education focused on the construction of interfaces of Communication and Information Technologies, having the Bahia Academy of Education as the responsible for the management and diffusion of this field of knowledge in Bahia. The research problem arises because there is no adequate educommunicative solution for the diffusion of knowledge of the ABE. From the above, for reflection, we present as the research problem the search for an answer to the following question: How to elaborate an adequate educommunicative solution for the diffusion of knowledge of the Bahia Academy of Education? Therefore, presenting the problem in the affirmative, there is no adequate educommunicative solution for the diffusion of knowledge of the Bahia Academy of Education. In order to contribute with the trajectory of this research, in trying to answer its problematic, it is that the general objective seeks: to elaborate a solution of Educommunication with and for the Bahia Academy of Education, having the ICT interfaces as founders in the diffusion of knowledge of educational practices in Bahia. To support the general objective we present the specific objectives: (1) To understand the Bahia Academy of Education and the diffusion of its knowledge; (2) To develop an understanding about educommunication adequate to the Bahia Academy of Education; (3) To elaborate an educommunication solution for the ABE's Portal and (4) To follow the effectiveness of the proposed educommunication solution for the Portal. Finally, the social and educational importance of this research reveals itself as a historical possibility that can contribute to the diffusion of and access to scientific research that can serve to guide educommunicative practices. As a result of the research it was possible to notice that the Portal articulates educommunication strategies, by means of metacommunication, structuring the access to and the diffusion of information. Both the evaluation of the academics and the external evaluators, after evaluating the site, express that there is facility and flexibility in the access and diffusion of information, as well as compatibility of interactivity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subject. Socioconstrutivismopt_BR
dc.subjectPortalpt_BR
dc.subjectVirtualidadept_BR
dc.subjectPortal (internet)pt_BR
dc.subjectDifusão do conhecimentopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subject.otherEducommunicationpt_BR
dc.subject.otherPortalpt_BR
dc.subject.otherSocioconstructivismpt_BR
dc.subject.otherVirtualitypt_BR
dc.titleEducomunicação, inovação e práticas de difusão do conhecimento: saberes, fazeres e interfaces na Academia Baiana de Educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Multidisciplinar e Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (DMMDC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Matta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Amorim, Antônio-
dc.contributor.referee1Barreto, Maria Raidalva Nery-
dc.contributor.referee2Karan Filho, José-
dc.contributor.referee3Silva, Sandra Regina Paz da-
dc.contributor.referee4Amorim, Antonio-
dc.contributor.referee5Matta, Alfredo Eurico Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668625884010498pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das questões da Educomunicação, inovação e práticas de difusão do conhecimento: saberes, fazeres e interfaces na Academia Baiana de Educação. Constitui-se num processo de difusão do conhecimento em educação voltado para a construção de interfaces das Tecnologias da Comunicação e Informação, tendo a Academia Baiana de Educação como responsável pela gestão e difusão deste campo de conhecimento na Bahia. O problema de pesquisa surge porque inexiste uma solução educomunicativa adequada para a difusão do conhecimento da ABE. A partir do exposto, para reflexão, apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como elaborar uma solução educomunicativa adequada para a difusão do conhecimento da Academia Baiana de Educação? Portanto, apresentando o problema em afirmativa, inexiste uma solução educomunicativa adequada para a difusão do conhecimento da Academia Baiana de Educação. A fim de contribuir com a trajetória desta pesquisa, em tentar responder à sua problemática, é que o objetivo geral busca: elaborar uma solução de Educomunicação com e para a Academia Baiana de Educação, tendo as interfaces das TICs como fundantes na difusão do conhecimento de práticas educativas na Bahia. Como sustentação ao objetivo geral, apresentamos os objetivos específicos: (1) Entender a Academia Baiana de Educação e a difusão do seu conhecimento; (2) Desenvolver compreensão sobre a educomunicação adequada à Academia Baiana de Educação; (3) Elaborar solução de educomunicação para o Portal da ABE e (4) Acompanhar a efetividade da solução de educomunicação proposta para o Portal. Enfim, a importância social e educativa desta pesquisa revela-se enquanto possibilidade histórica que poderá contribuir para a difusão e o acesso às pesquisas científicas que possam servir para orientar práticas educomunicativas. Como resultado de pesquisa foi possível perceber que o Portal articula estratégias da educomunicação, por meio da metacomunicação, estruturando o acesso e a difusão das informações. Tanto a avaliação dos acadêmicos quanto dos avaliadores externos, após a avaliação do site, expressa que há facilidade e flexibilidade no acesso e na difusão das informações, além da compatibilidade da interatividadept_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamScanner 03-12-2023 00.30.pdfAta224 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SOUZA_Amilton Alves_2023 TESE.pdfTese atualizada12,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons