Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36955
Tipo: Tese
Título: O jogo múltiplo do cordel na cultura brasileira
Título(s) alternativo(s): The multiple game of cordel in brasilian culture
Autor(es): Freire Junior, Orlando
Primeiro Orientador: Carrascosa França, Denise
metadata.dc.contributor.referee1: Carrascosa França, Denise
metadata.dc.contributor.referee2: da Silva Souza, Florentina
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Costa, Edil
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida Santos, Alvanita
metadata.dc.contributor.referee5: Dias Matos, Edilene
Resumo: O estudo registrado nesta tese parte da constatação de que a literatura de cordel brasileira se constituiu como modalidade cultural de múltipla inserção a partir do diálogo com produtos culturais diversos e a incorporação de textualidades associadas a diferentes contextos de produção. O cordel desliza por diferentes posições dentro do espectro também fortemente hierarquizado da cultura brasileira construída no âmbito de uma sociedade autoritária e atravessada por desigualdades impostas, entre outros fatores, por um racismo estrutural e por uma cultura machista e excludente. Essa múltipla inserção é aqui tratada como jogo múltiplo, a partir da inspiração na ideia de jogo associada por Muniz Sodré à cultura negra no Brasil e na imagem da ginga da Capoeira, para contemplar o esforço lúdico e combativo de cordelistas pertencentes a grupos subalternizados, sobretudo cordelistas negrxs e mulheres, com suas múltiplas representações de gênero, raça e sexualidade. Entende-se neste texto que esses cordelistas são responsáveis por construir um acervo poético/narrativo que, acossado por questões complexas impostas pela constante categorização do cordel como cultura popular, permanece ativo e potente como expressão de suas subjetividades desde os momentos iniciais da sedimentação da tradição cordelística, como atestam os folhetos de pelejas protagonizadas por poetas negrxs e mulheres. A ideia de jogo múltiplo sendo uma forma afro-brasileira de ler o cordel, faz com que esta escrita privilegie personagens conceituais cuja trajetória possa ser identificada com movimentos de superação da subalternidade, através do texto do cordel, e com o movimento estético e político do jogo múltiplo, como Inácio da Catingueira, Chica Barrosa, Zé Pretinho do Tucum, Dalinha Catunda, Janete Lainha Coelho, Jarid Arraes, Salete Maria da Silva, Chico César e Bule Bule, e desloca a leitura do cordel de uma base ibérica para uma perspectiva afrocentrada. Tal perspectiva, ancorada no movimento do jogo múltiplo, busca entender o cordel como artefato discursivo que informa as potências dessas subjetividades e que, ao mesmo tempo em que acessa a tradição escriptocêntrica, acrescenta a essa tradição o elemento afirmativo e contestatório das forças vitais da cultura da oralidade que são beneficiadas pela disposição lúdica e agonística das culturas negras no Brasil.
Abstract: The study described in this thesis starts from the observation that Brazilian cordel literature has been shaped as a cultural modality through multiple additions, based on dialogue between diverse cultural products and the incorporation of textualities associated with different production contexts. Cordel also shifts between different positions within the strongly hierarchical spectrum of Brazilian culture, constructed within an authoritarian society and crisscrossed by inequalities imposed, among other factors, by structural racism, and a sexist and exclusionary culture. Here, these multiple additions are treated as a multiple game, inspired by the idea of the game that Muniz Sodré associates with black culture in Brazil and with the image of the ginga movement in Capoeira, encompassing the playful and combative efforts of cordel poets who belong to subordinate groups, particularly black and female poets, with their multiple representations of gender, race and sexuality. In this text, we understand that cordel poets have been responsible for constructing a poetic/narrative collection which, although caught up in the complex issues arising from the constant categorization of cordel as popular culture, has remained active and powerful as an expression of subjectivities since the initial sedimentation of the cordel tradition, as demonstrated by the cordel battle pamphlets created by black and female poets. The idea of the multiple game as an Afro-Brazilian way of reading cordel, sees its writing as favouring conceptual characters, whose trajectory can be identified with movements to overcome subordination using the cordel text. This trajectory is also associated with that of the aesthetic and political movement of the multiple game itself, featuring artists such as Inácio da Catingueira, Chica Barrosa, Zé Pretinho do Tucum, Dalinha Catunda, Janete Lainha Coelho, Jarid Arraes, Salete Maria da Silva, Chico César and Bule Bule, and shifting the reading of cordel from an Iberian foundation to an Afro-centric perspective. This perspective, anchored in the movement of the multiple game, seeks to understand cordel as a discursive artefact that informs the power of these subjectivities and accesses the script-centric tradition, while introducing to it assertive and contesting aspects that reflect the vital forces of orality, benefiting from the playful and combative nature of black cultures in Brazil.
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Jogo múltiplo
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36955
Data do documento: 5-Mai-2022
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Orlando_COMPLETA (1).pdf4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons